Terraços  por Renato Teles Arquitetura

A casa perfeita para quando se reformar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Há momentos na vida em que necessitamos de paz absoluta. Ou, quem sabe, nem é uma questão de necessidade, mas sim de desejo. Nesses casos, ajuda, e muito, a possibilidade de nos retirarmos para uma casa que transmita tranquilidade, que nos leve a desfrutar das pequenas coisas da vida e do contacto com a natureza.

Se procura algo assim, o arquitecto brasileiro Renato Teles tem um projecto que o pode interessar. Trata-se de uma bonita casa com recantos mágicos, rodeada por vegetação e construída com materiais naturais e com muita luz. Tudo o que é necessário para desfrutar de um retiro espiritual em boa companhia.

​Uma casa encantadora

A primeira imagem da casa já nos denuncia o que nela vamos encontrar. É uma construção de apenas um piso, com uma cobertura inclinada revestida por telhas cerâmicas, portas de madeira, um alpendre com sombra e ar fresco, um jardim com grandes árvores e flores coloridas. Esta casa, que parece ter saído de um conto, é um lugar especial para passar dias tranquilos e desfrutar do ar livre.

​Branco e madeira

Antes de descobrirmos o seu interior, vale a pena demorarmo-nos no alpendre. Graças à cobertura inclinada que transpõe a linha da fachada, criaram-se espaços cobertos, mas abertos para o jardim e, como tal, sombreados e bem ventilados. Neste local, criou-se uma verdadeira sala de estar ao ar livre, com móveis cómodos que mesclam a madeira e o branco, uma combinação que prevalece no conjunto.

​Móveis de bambu

Permanecemos no espaço exterior da casa, desta vez na lateral, que conta com um corredor mais amplo do que o normal pelo que serve também de sala. Para se aproveitar esta configuração, instalaram-se uma série de assentos, sendo o principal o que vemos em primeiro plano com uma exótica estrutura em bambu.

​Interiores simples

Ao chegar à sala, deparamo-nos com um espaço simples, com cores claras e móveis de madeira, alguns deles reciclados e restaurados. O branco foi a cor eleita para os sofás decorados com almofadas castanhas. O piso em pedra é o mesmo que víamos na zona exterior da casa. Há uma intenção clara de buscar continuidade.

​Quarto mais sofisticado

Se a sala sobressaía pela sua simplicidade, o quarto diferencia-se pela sofisticação. Ainda que os tons claros se mantenham presentes – como o branco e o cinza claro - há detalhes muito apelativos. É o caso da cortina com motivos negros e brancos ou da peça decorativa sobre a cabeceira da cama, em dourado. Um rebordo de madeira define o perímetro do quarto e disfarça a presença inestética do ar condicionado.

​A importância dos detalhes

Já sabemos que o êxito reside nos detalhes. Nesta casa rústica, os detalhes não faltam. Na imagem, vemos algumas peças de madeira que decoram a mesa de centro da sala de estar.

O que achou desta casa rústica e confortável? Tem uma divisão preferida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!