Tendências de Decoração de Interiores em 2015

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Pois é. Sem saber como, já entrámos no último trimestre do ano, altura em que, involuntariamente, começamos a olhar para trás e a fazer um balanço do que foi tendência nos passados meses em termos de decoração de interiores. No passado ano! Na homify fazemos questão que ande sempre a par das últimas e decidimos dar-lhe a conhecer – ou reconhecer – algumas das principais tendências que marcaram 2015, sendo que algumas delas já vinham a fazer casa desde outras estações, mais não seja porque a moda – e as modas – se vai repetindo. E reinterpretando. E recriando. 

Vamos conhecer os dez miúdos novos da turma em jeito de análise ao que foi e ao que achamos que vai continuar por aí. 

Azul petróleo

O azul petróleo é, sem dúvida, uma das cores tendência. É um tom profundo e interessante capaz de transformar, em pleno, a atmosfera de uma sala. O azul é, tradicionalmente, associado a uma sensação de tranquilidade. Possivelmente, às pessoas agrada-lhes a ideia de passar os seus momentos de lazer no aconchego desta cor saturada a lembrar a profundeza do oceano. É um tom um tanto ou quanto dicotómico visto que, se por um lado, envolve e aquece, por outro tem uma “frieza” elegante e sofisticada. Recorra a esta cor para valorizar o ambiente da sua sala. Pode usá-la apenas numa parede, em várias ou em apontamentos aqui e ali.

Jogo da cadeira

Salas de jantar modernas por INpuls
INpuls

Essbereich

INpuls

São muitas as salas de jantar e cozinhas que abrigam mesas e cadeiras absolutamente distintas no que concerne o seu estilo. Veja-se o exemplo que lhe deixamos, da Inpuls, em que a mesa rústica sai enfatizada por via das cadeiras de design moderno que a ladeiam e vice-versa. As cadeiras em acrílico são também muito usadas para criar este efeito contrastante. A mistura de estilos funciona e o moderno e passado encontram-se em plena harmonia. Pode, igualmente, apostar num conjunto de cadeiras com cores (ou até estilos) diferentes umas das outras. Não tenha medo de brincar com a decoração. Seja arrojado e… “think outside the box”!

Betão aparente

O recurso ao betão, seja deixado à vista nas paredes e no chão ou aplicado em peças decorativas, é, possivelmente, a tendência menos consensual. Haverá sempre quem ache que o aspecto inacabado não é esteticamente apelativo. Outros há, mais arrojados, que se identificam com esta tendência que associamos a uma decoração mais industrial, vanguardista e minimalista. De uma coisa não duvidamos: é um material resistente, duradouro e versátil. São poucas as cores que não condizem com ele.

Sofás em L

Os sofás com chaise longue são, cada vez mais, os grandes eleitos na altura de mobilar a sala de estar. Esta mistura entre o formato/tamanho do sofá normal e a extremidade alongada tornam esta peça de mobiliário num objecto que transmite uma enorme sensação de conforto e de modernidade. Para além disso, o sofá com chaise longue permite um melhor aproveitamento e optimização de espaços, uma característica essencial nos dias em que correm em que as casas se querem funcionais. Com este tipo de sofá é-nos permitida a ampliação do assento sem, com isso, se ocupar mais espaço da sala, oferecendo-nos toda uma margem de manobra para jogar mais confortavelmente com a decoração. Repare que, com um sofá assim, não é essencial ter um repousa pés ou outro sofá mais pequeno de apoio. Acreditamos que é a peça-chave para uma boa sala e um investimento a considerar! 

Nenhum homem é uma ilha, mas todos querem ter uma!

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO  I MORADIA CANEIRO: Cozinhas modernas por PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN
PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO I MORADIA CANEIRO

PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

As ilhas de cozinha têm aparecido amiúde. É um elemento que resume funcionalidade e modernidade e que depressa se tornou no ’show stopper’ da divisão. Encontramos, na ilha, mais uma zona de preparação de alimentos, arrumação e, até, de convívio se considerarmos a adição de bancos ou de um prolongamento que funcione como mesa, tal como vemos na fotografia que lhe mostramos. Ciente disso, a indústria que se dedica ao fabrico de cozinhas, já nos oferece um leque de ofertas com tendência a crescer, que vai desde ilhas simples a peças verdadeiramente esculturais. 

A banheira que parece flutuar

Uma peça que encaixa com a mesma facilidade dentro de uma decoração clássica ou de uma decoração moderna é, claramente, uma peça que apresenta uma mais valia. Quando olhamos para as banheiras de linhas arredondadas, quase em forma de ovo, facilmente imaginamos o tranquilo cenário de um spa onde despenderíamos horas a cuidar de nós. A leveza e a elegância destas banheiras fazem delas perfeitos objectos de decoração. Um elemento de linha simples, que se destaca sem tomar conta do espaço e que, mesmo sendo um objecto de dimensão considerável, transmite uma enorme sensação de delicadeza por quase parecer que não toca no chão.  

Candeeiros statement

Salas de estar modernas por decorazioni
decorazioni

Projekt Harvestehude

decorazioni

Chegam-nos, em catadupa, imagens de casas com objectos de design tão bonito que nos questionamos: onde foram eles arranjar isto? Temos vindo a reparar que não raras são as vezes em que os pontos de luz surgem em jeito de “jóia da coroa” do espaço que integram. Na imagem, de uma sala de estar de um apartamento em Hamburgo, um dos elementos que nos chama de imediato a atenção é o conjunto de luzes suspenso que desemboca ao lado do sofá. É uma peça sublime que sobressai no conjunto.

A poltrona

Salas de estar ecléticas por VINTAGENCY
VINTAGENCY

THAT'S FUSION

VINTAGENCY

Sendo um dos mais marcantes elementos clássicos de decoração, as poltronas são, hoje em dia, e cada vez mais, o elemento ’must have’ para integrar uma sala de estar confortável. Esta peça tem, ultimamente, vindo a a ganhar uma nova dimensão – e interpretação – pelo que a encontramos numa enorme variedade de estilos, cores e formas. A ideia passa por quebrar a monotonia e linearidade dos sofás ditos normais com a utilização deste objecto tão destacado. A opção mais interessante, mais irreverente e ao mesmo tempo mais arriscada – - porque obriga a uma boa capacidade de leitura do espaço – é a de dar uso à criatividade e utilizar cores, padrões e formas diferentes das do sofá. Quando bem escolhidas as poltronas revelam-se enquanto objectos de decoração versáteis e que facilmente podemos adaptar a vários estilos de decoração e ambientes, sendo o elemento perfeito para quebrar o formalismo da divisão, para dar um toque de irreverência e criar uma maior intimidade e ligação entre utilizador e espaço. 

El unico fruto del amor… é o ananás!

Casas de banho tropicais por ANG42
ANG42

CAMERA E BAGNO

ANG42

Carmen Miranda adoraria esta tendência. Estamos a falar do fruto da luxúria e opulência, o ananás. Senhoras e senhores, ele está em todo o lado. Começou por aparecer na moda e foi desbravando caminho até à decoração de interiores. Vemo-lo como suporte de velas, em almofadas, em papéis de parede, em quadros com representações gráficas, em jarras ou enquanto pé de candeeiros. Este doce motivo decorativo empresta diversão e jovialidade a uma divisão e sugere-nos os dias quentes e coloridos no Verão. Não fique de fora deste frenesim pelo ananás e abrace sem medo esta fase cheia de samba da decoração de interiores!

Picam, mas não faz mal

Paisagismo de interior  por Abigail Ahern
Abigail Ahern

Sinai faux cactus

Abigail Ahern

Para além dos atributos estéticos e da enorme variedade de espécies existentes, o cacto é a planta perfeita para quem gosta ter plantas em casa mas não tem muito tempo para cuidar delas. O cacto é uma planta que não necessita de cuidados constantes – rega, por exemplo – , sendo, assim, conhecida pela resistência e adaptação a um leque alargado de ambientes. A diversidade de cores, formas e tamanhos permitem jogar com o papel da planta na decoração, podendo ser utilizadas no chão, em estantes, nas mesas de centro, dentro de vasos, latas ou copos. 

Cinzento quase preto

Já se fala que o cinza é o novo bege ! Concordamos e cada dia mais usamos os vários tons de cinza como pano de fundo em qualquer decoração. Ele é uma cor neutra e muito elegante. Podemos confirmar com facilidade ao observarmos esta imagem. O chão e as paredes num tom de cinza muito escuro fazem destacar e prevalecer a escultura branca criada como objecto principal do espaço. Num artigo mais antigo, demos-lhe ideias de como arrumar e dispor as suas revistas e livros de forma original, esta é só mais uma ideia e bem conseguida.

Não tenha medo de apostar nesta cor para as paredes da sua sala ou do seu quarto. Garantimos-lhe que será como pintar as parede de bege. Todo o mobiliário e objectos de decoração irão ficar com outra vida e serão o centro das atenções, pois esta cor, aplicada como plano de fundo faz com que todos os objectos se destaquem. Importante: não se esqueça de apostar em boa luz artificial.

Letras para que vos quero!

Talvez a necessidade de espaços mais pessoais e individuais tenha levado ao aparecimento de letras, palavras e textos por todo o lado. Em papeis de parede, em tecidos, em loiças, em quadros.. ou simplesmente em objectos transformados em letras. A ideia é marcar espaços com palavras, textos ou letras que correspondam de certa maneira à vida e aos gostos pessoais dos proprietários. Não só em casas aparece esta tendência mas também em lojas, restaurantes, bares.. elas andam mesmo por aí. Já aderiu a esta nova tendência?

Arrumação máxima

Corredores e halls de entrada  por Chase Furniture
Chase Furniture

Innovative storage solutions.

Chase Furniture

Qualquer espaço deverá ser aproveitado ao máximo, criando assim arrumação extra. Repare neste excelente aproveitamento de vão de escadas. Tinha-se lembrado de tal coisa?

Com qual destas tendências se identifica mais e qual a que menos gosta? Aderiu a alguma delas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!