Uma casa de campo rústica e moderna!

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
PROJETO CASA DA REPRESA, Ambienta Arquitetura Ambienta Arquitetura Casas campestres
Loading admin actions …

Saiba que na arquitetura e na decoração é possível mesclar estilos diversos e contrastantes, como o rústico e o moderno. O projeto DDA, de autoria do estúdio Ambienta Arquitetura, comprova que a combinação insólita do rústico e do moderno não apenas é possível como pode render, como neste projeto, resultados surpreendentes e ambientes com uma identidade marcante e um charme irresistível. 

Normalmente, o estilo rústico está associado a casas de campo e projetos mais simples que remetem ao estilo de vida rural, enquanto o estilo moderno está associado a projetos de formas puras e sem ornamentação, que visam a máxima funcionalidade e remetem a um mundo dominado por máquinas e equipamentos funcionais. O que acontece quando estes dois estilos, aparentemente inconciliáveis, se encontram?  

Confira a seguir com mais detalhes como o projeto DDA fundiu estes dois estilos e qual o resultado estético e a qualidade dos ambientes que expressam a combinação de dois estilos totalmente opostos.

Fachada principal

Esta casa de férias apresenta uma combinação insólita de estilos e materiais. A paisagem natural contrasta com as linhas retas e racionais do edifício, enquanto os materiais naturais como a pedra e a madeira contrastam com materiais industrializados e arrojados como o aço e o vidro, sendo impossível distinguir qual estilo, rústico ou moderno, é predominante. A fachada principal é composta de um volume revestido de pedras, com uma janela de caixilho de madeira, que faz o contraponto com um volume composto de estrutura metálica e amplos planos de vidro, sob a cobertura plana e inclinada.  

Conciliação de opostos

Para Alain de Botton, autor do livro “A Arquitetura da Felicidade”, a beleza é a conciliação de opostos. No livro, ele refere-se ao modo como certos materiais com propriedades distintas estabelecem uma relação harmoniosa e poética na qual emprestam suas qualidades materiais aos edifícios e contribuem mutuamente para realçar suas características opostas. Isto nos ajuda a compreender como a combinação entre a pedra, a madeira, o aço e o vidro, presente nesta residência, contribui para despertar o interesse e o deslumbramento do observador. O que nos encanta no projeto é justamente o estilo rústico do volume revestido de pedra, realçado pelas superfícies transparentes do vidro, e o estilo moderno da estrutura de aço com planos envidraçados, realçado pelas superfícies ásperas revestidas de pedras. Esta contribuição mútua e a convivência de materiais opostos é que constituem a beleza sensível aos nossos olhos e sentidos.

Living room

O living room é caracterizado pela integração espacial dos ambientes e pela abundância de luz natural que invade o ambiente pelas generosas portas de correr envidraçadas. As superfícies brancas predominam e servem para realçar a presença marcante da madeira, presente nas esquadrias, no mobiliário e no forro feito de bambu, que dá personalidade ao ambiente e um toque de rusticidade, além de reforçar a sensação de integração espacial. Detalhes como a lareira agregam charme e aconchego ao ambiente.

Sala de estar

Ao adentrar no living room percebemos como o projeto privilegiou a integração dos ambientes de convivência social, de modo a estimular o convívio da família e de amigos, além de aproveitar melhor recursos como a iluminação e ventilação naturais. A sala de estar abre-se para a paisagem externa na parte posterior da casa, por meio de amplas portas de correr envidraçadas, sem prejuízo da privacidade dos moradores, já que na parte superior do terreno localiza-se um lago e um amplo gramado privativo. As portas de correr de madeira e opacas interligam o living room com um ambiente de uso versátil. A decoração da sala de estar conta com mobiliário de design contemporâneo, combinados com itens e assessórios de madeira rústica, como a mesa de canto, feita de tora de madeira, a mesa de centro e a cadeira feitas de bambu, além da luminária de chão feita de fibras naturais, que evidenciam o estilo rústico da decoração.

Para obter mais informações sobre os itens essenciais na decoração da sala de estar, leia este artigo.

Cozinha e sala de jantar

Além da sala de jantar, o living room integra também a cozinha e a sala de jantar. A cozinha com suas superfícies brancas possui armários planejados de madeira e uma bancada em forma de ilha, também revestida com madeira, compondo um ambiente rústico e funcional, que pode se abrir e se fechar, devido às portas de correr de madeira, conforme a necessidade. A sala de jantar de mesa de jantar de madeira e conjunto de cadeiras de madeira maciça ricos em detalhes curvos e ornamentos, que realçam o estilo rústico do ambiente. A luminária pendente com cúpula de tecido de cor neutra complementa a decoração do ambiente e dã-lhe um toque de elegância. 

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Deck de madeira

Um dos espaços mais atrativos e agradáveis desta casa de lazer compacta é o espaço da varanda, situado na parte posterior, que se integra com o living room e com o espaço exterior. O espaço composto de um amplo deck de madeira proporciona vistas privilegiadas para a paisagem natural circundante, com destaque para o imenso lago situado na parte posterior do terreno. O deck de madeira foi criado para dar a sensação de continuidade com o living room. O mobiliário simples e discreto, como as almofadas que pousam diretamente sobre o deck, agregam conforto e contribuem para a integração do ambiente com a paisagem natural do entorno.

Vistas privilegiadas

Imagina a sensação de conforto e bem estar de habitar uma casa que se abre para a paisagem e que tem um lago como extensão de seu quintal? Isto é o que torna esta residência ainda mais encantadora. A residência se integra com a paisagem natural devido a sua horizontalidade, aos materiais de acabamento rústico e naturais, como a pedra e a madeira, e a transparência das portas de correr que dividem a varanda do living room e, quando abertas, trazem a paisagem natural para dentro da residência, tornando a natureza e principalmente o lago em protagonistas da decoração.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista