La Dolce Vitanum Loft de Estilo Toscano | Projecto em 10 Imagens
Quando evocamos a imagem de um loft, visualizamos um design inspirado no estilo industrial, que se caracteriza pela simplicidade e a austeridade dos materiais e das formas. Mas o loft que hoje lhe mostramos contraria essa tendência.
Pensado para trazer o toque toscano a que os clientes almejavam, o projecto deste loft consistiu na utilização de muitos elementos naturais como, por exemplo, pedras, palha natural, plantas e madeiras. O conceito de biofilia – na arquitectura, a biofilia assenta na incorporação de elementos naturais nos espaços construídos, com vista a criar ambientes mais harmoniosos e saudáveis – esteve presente em todo o processo e o resultado não podia ser mais apelativo.
O loft irradia aconchego, funcionalidade e sustentabilidade. Dos revestimentos aos objectos de decoração, tudo foi pensado de acordo com o briefing. Por se tratar de um loft, a designer procurou integrar todos os ambientes de forma suave, sem descurar, no entanto, uma delimitação visual dos espaços.
Conheça este fantástico projecto do atelier Mariana Lourenço Interiores.
É inigualável a sensação de amplitude proporcionada pelos tectos altos dos lofts. Para além dos benefícios funcionais – a luminosidade e a atmosfera arejada – estes tectos abrem uma miríade de possibilidades de design, surgindo como o cenário ideal para uma decoração de alto impacto.
Ambientes com esta amplitude podem, no entanto, transmitir alguma frieza. A designer evitou-o, de forma exímia, através da incorporação de têxteis confortáveis, da presença expressiva das madeiras e da combinação entre a rusticidade da pedra e a sofisticação do vidro e as cores quentes nos apontamentos. Por fim, mas não menos importante, destacamos as cortinas com friso embutido, a garantir a privacidade e o aconchego do espaço.
Ainda que o ambiente siga uma lógica de open space, foi planeado de forma a que, visualmente, se perceba onde começa e acaba cada espaço. A disposição dos móveis, o posicionamento da iluminação e elementos como a carpete são fundamentais para o efeito.
Na cozinha, a frente dos móveis em palhinha evoca um charme rústico e uma sensação de calidez. A textura da palhinha, um material natural e flexível, propicia uma textura única à cozinha, emprestando-lhe um toque de elegância campestre que vai beber ao espírito da decoração toscana e às cozinhas que naquele país encontramos – espaços que convidam à culinária, à reunião familiar e à criação de momentos memoráveis em torno da mesa. A rematar a palhinha, está o azul claro, como cor dominante, a criar uma atmosfera fresca, leve e acolhedora.
A península concentra a função de arrumação e de preparação dos alimentos e aparece acoplada por um volume em madeira, mais alto, onde os moradores podem fazer as refeições rápidas e informais do dia-a-dia.
Astutamente, a designer desenhou armários que escondem a zona da lavandaria por detrás das portas: uma solução prática e discreta para espaços multifuncionais. Quando as portas estão fechadas, o armário fica totalmente integrado na decoração, mantendo-se, assim, a estética geral do espaço. É uma opção especialmente inteligente em áreas de estar abertas, onde a lavandaria pode ser escondida quando não está a ser usada.
No quarto, evidencia-se o contraste entre a calidez da madeira que percorre o tecto e a refinada – e inesperada – parede de boiserie. Por seu lado, o envidraçado traz-lhe modernidade e permite que a luz natural entre em generosos fluxos e que a casa se ligue ao entorno. O roupeiro com portas de vidro reúne estilo e funcionalidade.
Seja na parede backsplash da cozinha, no piso ou em torno da lareira, é inegável que o design dos azulejos tem o poder de transformar por completo um espaço.
Para uma das casas de banho do loft, a designer optou por um divertido revestimento de azulejos hexagonais – conhecidos como beehive tiles
por lembrarem os favos das colmeias das abelhas – num bonito tom de azul acinzentado que contrapõe a madeira cor de mel do móvel de lavatório, num equilíbrio cromático perfeito.
O duche envidraçado gera uma cativante sensação de espaço e uma experiência de banho que parece abrir o ambiente, tornando-o visualmente mais amplo e arejado (o que também promove uma atmosfera apelativa e relaxante).
Uma casa de banho com paredes ripadas e móveis e louças em preto é uma declaração de estilo ousado. Em jeito de spa, o ripado de madeira contrasta com os móveis e as louças em preto que oferecem ao espaço vigor e uma elegância moderna.
Esta casa de banho é um exemplo de como experimentar com materiais e cores pode transformar um espaço funcional num reduto de estilo e personalidade.
Terminamos, deixando-lhe todos os contactos da criativa designer que deu forma a este projecto de sonho: