Dez sistemas de arrumação para cozinhas!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter uma cozinha bonita não chega. É impreterível que à parte estética se alie à funcional. A cozinha é um dos espaços mais utilizados e movimentados da casa e uma boa organização facilita a vida a qualquer família. Se vai construir uma cozinha de origem, considere diferentes opções de armazenamento consoante as suas necessidades e circunstâncias. Compartimentalizar é sempre uma boa ideia seja para arrumar os condimentos, a louça ou os talheres. Se cada objecto tiver o seu espaço, a sua actividade na cozinha será mais agradável - porque ninguém gosta de cozinhar no meio do caos – e fará tudo com maior eficácia.

A pensar nisso, deixamos-lhe, hoje, um artigo em que mostramos dez ideias de organização na cozinha. Há ideias verdadeiramente inesperadas e inteligentes. A melhor parte é que não é nada difícil pô-las em prática. Ora, veja lá.

O Kinder Surpresa dos armários!

O armário do filme “Narnia” não é nada ao pé deste. Fechado é só mais um armário de cozinha, aberto quase conseguimos ouvir um coro de anjos a cantar perante tamanho potencial culinário. Não lhe falta nada. O interior das portas é perfeito para armazenar as especiarias, tem várias estantes no interior, gavetas e, ainda, espaço para um micro-ondas. Assim, até dá gosto pegar no avental e pormo-nos a braços com um qualquer pitéu! É esta a proposta da britânica Maple & Gray. Inteligente e funcional. Let’s cook, darlings!

Tudo no sítio

Não há nada pior do que andar à procura de uma colher de café e ter que vasculhar uma gaveta com um sem fim de talheres de diferentes formas e tamanhos despejados lá a monte. É um cenário pouco agradável e, acima de tudo, pouco prático. Para além disso, as opções de organização para o interior de gavetas de cozinha já são tantas e a preços tão acessíveis que não há desculpa para manter as coisas num pequeno caos. Diga lá se não é muito melhor abrir a gaveta e ver tudo arrumado no seu devido lugar? Facas aqui, garfos acolá, colheres de sobremesa ali. É, pois. Inspire-se nesta sugestão, também da Maple & Gray, e deixe a sua gaveta num brinco. Verá que até se sente mais motivada na hora de cozinhar.

Apetecia-lhe beber algo?

Os apreciadores de vinho são também exigentes no que toca ao seu armazenamento. Há toda uma ciência no que diz respeito a esta coisa das garrafeiras. Os entendidos dizem que as garrafas devem estar em determinada posição com a temperatura ideal e num local seco. Saberão do que falam. Quando recebemos convidados, gostamos de os impressionar com um bom vinho e nada como ter mesmo à mão a nossa pequena colecção guardada para momentos especiais. Veja o exemplo desta garrafeira, de uma casa no Porto, que só tomou de empréstimo uma pequena parte da cozinha para que fosse possível dispor, numa fileira organizada na vertical, as garrafas. Para além de ocupar muito pouco espaço, é um design bonito, funcional e muito fácil de executar.

Uma peça antiga

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Cozinhas modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

É um lugar-comum as pessoas pensarem que, por a cozinha ser moderna, não tem espaço para um móvel antigo. Não é verdade. Há que ter a sensibilidade de interpretar a estética do espaço, é certo, mas podemos, perfeitamente, enriquecê-lo e personalizá-lo, recorrendo a uma peça antiga que pode ser deixada tal como está ou recuperada e pintada com outra cor. Imagine, por exemplo, um louceiro azul, amarelo, vermelho ou verde numa cozinha moderna toda branca. Ficaria muito bem! Tome como exemplo esta imagem de uma cozinha bem portuguesa, no coração de Lisboa, com um louceiro antigo a contrastar com os móveis de linhas modernas e superfícies claras e lisas.

Arrumar os livros de cozinha

Cozinhas clássicas por Harvey Jones Kitchens
Harvey Jones Kitchens

Shaker kitchen by Harvey Jones

Harvey Jones Kitchens

Hoje em dia, cozinhar está na moda. Não lhe parece? Há cada vez mais canais de televisão dedicados ao tema, chefs jovens e inovadores, aplicações para o telemóvel à distância de um clique e, claro, uma miríade de livros de cozinha que agradam a várias dietas. Parece-nos, assim, importante ter uma parte da cozinha reservada aos livros até porque, muitos deles, têm encadernações verdadeiramente bonitas que são, por si só, objectos decorativos. Inspire-se na fotografia que lhe deixamos para ilustrar esta ideia e deixe, no seu balcão ou ilha, um espaço aberto onde possa colocar os livros que mais usa. Pode pôr uns na vertical, outros na horizontal e intercalá-los com elementos decorativos bonitos como uma louça antiga em cerâmica, por exemplo.

O topo de gama dos escorredores da louça

Apartamento Pedras Negras (2012): Cozinhas minimalistas por pedro pacheco arquitectos
pedro pacheco arquitectos

Apartamento Pedras Negras (2012)

pedro pacheco arquitectos

Ora aqui está a “miss universo” dos escorredores de louças. E vem de Portugal. Afasta-se, em pleno, da imagem do escorredor em plástico ou em metal igual a todos os outros. Pelo contrário, foi concebido em madeira e desenha-se com linhas modernas. Cumpre, não só, o propósito que lhe está inerente, como também valoriza a própria banca e balcão de cozinha. Se considerar esta opção, não se esqueça que a madeira deve ter um bom acabamento porque, apesar de ser um material duradouro por natureza, precisa de estar impermeabilizado para não se degradar com a humidade típica desta zona da casa.

Coffee Station

Cozinha  por De Rosee Sa
De Rosee Sa

Hillcrest

De Rosee Sa

Imagine ter um recanto da sua cozinha dedicado apenas à preparação de um café, de um chá ou do seu smoothie preferido? Consegue visualizar? Ter os seus chás arrumados minuciosamente, as cápsulas de café também, os frascos com vários tipos açúcar, os copos e as chávenas? Nós adoramos esta ideia de ter uma “coffee station” na cozinha e os seus amigos ficariam, com certeza, impressionados, quando abrisse as portas e… ta-dan! Se acha uma sugestão caricata, então inspire-se na fotografia que nos mostra um pequeno recanto para a preparação de bebidas quentes – e não só – e que inclui, ainda, várias gavetas e, dos lados, uma garrafeira. Brilhante! E a melhor parte é que, quando bebericar o seu café da manhã com pressa, e nem tiver tempo de arrumar nada, basta fechar as portas e o aspecto organizado mantém-se. É uma batota. Mas nós não contamos nada a ninguém.

Aproveitar a ilha de cozinha

Balcão com arrumação: Cozinhas rústicas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Balcão com arrumação

LAVRADIO DESIGN

As cozinhas com ilha estão em altas. São bonitas, proporcionam-nos mais um espaço de convívio e preparação de alimentos e há-as em vários estilos, do rústico ao moderno. Se tem uma ilha, não use apenas a superfície e aproveite para embutir armários ou estantes em todo o seu redor. Numa cozinha, as áreas de arrumação nunca são demais. Inspire-se no design minimalista desta ilha, numa casa da costa vicentina, onde foram embutidas seis estantes que servem, agora, como suporte para louça. Num espaço semelhante, poderia, também, arrumar livros de culinária ou objectos decorativos vários.

Para os talheres maiores

Já escrevemos sobre organizadores de gavetas para talheres e agora deixamos-lhe uma ideia para arrumar as colheres que usamos para tirar a sopa ou para nos servirmos, que, por serem maiores, não cabem nessas mesmas gavetas. A nossa sugestão é a compra de um varão com ganchos onde possa ter todos os seus apetrechos pendurados mesmo à mão de semear. Simples assim. A parte boa é que pode ir acrescentando ganchos à medida que aumenta a sua colecção. Não se esqueça, porém, de pendurar num local que não esteja permanentemente a receber vapores e cheiros. Suspenda o varão por cima do balcão, mas ligeiramente afastado do fogão para os talheres não ficarem baços e pegajosos. Há, também, quem opte por suportes magnéticos, mais indicados para facas e não para colheres pesadas.

Um armário à (sua) medida!

Quando escolher os seus armários de cozinha, não se olvide que o interior conta. Não é prático ter armários muito profundos onde mal conseguimos chegar às coisas. Optimize o seu espaço e inclua um sistema de armazenamento extensível como o da imagem – proposta da Treyone – onde possa arrumar os seus condimentos de forma organizada e acessível. Aproveitamos ainda para chamar a sua atenção para o facto desta porta se encontrar na esquina do armário. Não vale desperdiçar espaços. Mesmo que sejam esquinas!

E assim se mantém uma cozinha super organizada. Qual a opção de que mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!