As aparências às vezes enganam

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A casa de hoje é toda ela uma autentica descoberta. Iremos até ao máximo, mais precisamente à região de Oaxaca, onde os profissionais Root Studio projectaram esta moderna vivenda. Apesar da fachada não ser interessante nem muito menos chamativa e atraente, o seu revestimento alaranjado esconde uma grande surpresa.

Os requisitos do cliente eram fundamentais: uma construção rápida, uma casa bonita, um orçamento baixo e manter a árvore que havia dentro do terreno. A resposta dos profissionais: um desenho em forma de L rodeado de árvores e distribuindo-se à volta de um pátio central, com janelas que ligam as áreas sociais, com muita iluminação natural, espaços amplos e uma mistura de estilos – rústico vs industrial. Na planta térrea situam-se todas as zonas sociais, como a sala de estar, de jantar, a cozinha e um quarto de banho. As escadas na sala de estar levam-nos ao piso superior onde se encontram os quartos e um closet.

Basta de conversas, só irá realmente perceber ao que me refiro depois de ver as fotos seguintes…

Não julgue a sua casa pela sua fachada…

Como um diamante em bruto, a fachada plana, monocromática, deslavada em algumas zonas e até certo ponto antiquada combina com a atmosfera devido ao seu revestimento alaranjado que é um material comum na zona. Por trás desta fachada rugosa esconde-se uma casa moderna, confortável e simpática. Mas é realmente difícil imaginar o que se encontra por trás…

Venha descobri-lo!

Integrar-se e dividir

Ao fundo encontra-se a árvore que deu origem a este projecto em forma de L. O jardim conta com uma superfície em gravilha marcada por vegetação em vasos e floreiras. A vivenda levanta-se em dois andares, deixando visível em cimento os interiores e exteriores, iluminando e dividindo ambientes.

Janelas como centro

As janelas da sala de estar ficam em frente às escadas e as mesmas dividem o espaço quase sem darmos conta. 

As janelas apenas limitam o interior do exterior através de finas tiras de metal que parecem enquadrar cada cena do jardim. Lá fora, as paredes estão cobertas com uma textura áspera avermelhada e no interior o cimento cobre o chão e o tecto.

Harmonia de materiais

Não é necessário nenhum elemento estrutural para dividir o espaço publica da casa. As texturas e as cores do tecto, do piso e das paredes mantém-se em toda a extensão da casa, harmonizando os metros quadrados disponíveis.

Harmonia de materiais

A escada tem uma base de cimento nos primeiros 4 degraus até chegar escada propriamente dita. A partir daí o cimento altera-se para uma estrutura metálica negra que suporta os cobertores (zona onde pousa o pé a subir e a descer) em madeira clara convertendo-a em uma escada acolhedora no centro de uma construção totalmente em betão.

A iluminação embutida no tecto parecem enormes bolhas fluorescente que saem dele. Ao fundo, na zona de estar, foi aberta uma clarabóia no tecto que permite um maior aproveitamento da luz natural nos interiores.

Aproveitamos para lhe mostrar outros géneros de escadas se isso for do seu interesse: Subir escadas com classe!

Detalhes

Dentro de tanto pormenor moderno, minimalista e até industrial, o balcão/ilha de cozinha surpreende com uma base com um desenho romântico e detalhado em ferro forjado, cheio de curvas e contra curvas – um toque mais tradicional entre tanta modernidade.

Um jardim de fácil manutenção

As vistas integram os espaços e os exteriores confundem-se com os interiores. O delicioso jardim de pedras, plantas e árvores cria uma agradável atmosfera que chega até ao interior da mesma.

O lado mais interessante deste vivenda, na nossa opinião vem totalmente do lado exterior, mesmo da fachada. De fora é realmente impossível acreditar no oásis conseguido entre tanta parede rugosa e de tijolo. Este materiais são normalmente os mais usados em casas de pessoas com menos posses e até se vêem em muitas situações de casas em construção – daí o contraste ser tão especial e original.

Gostou desta revelação? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!