Terraços  por MeyerCortez arquitetura & design

10 jardins pequenos para grandes inspirações

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter um jardim seja ele pequeno ou não é sempre algo de bastante positivo numa habitação, enriquece-a imenso. Não será preciso ter um jardim com cem metros quadrados para ter algo de sensacional, é perfeitamente possível ter um jardim pequeno e excepcional, ideal para desfrutar do espaço exterior. A prova está nas seguintes imagens que vos apresentamos neste livro de ideias. 

Por aqui mostramos-vos 10 ideias diferentes para criarem este pequeno espaço de forma bem aproveitada, com o lado verde e a área de bem-estar à mistura. Não acredita que seja possível? Então descubra e copie estas ideias no seu pequeno jardim. Vai ver que no final de contas existem soluções TOP para o problema de espaço. 

O seu jardim vai ganhar outra vida e outra dinâmica a partir de agora! 

Um cantinho com pinta

Deste pequeno jardim ressalvamos a minuciosa organização e o cuidado de cada detalhe. Um jogo de cores, de materiais e de plantas, que originaram numa perfeita e feliz conjugação. 

Uma excelente ideia para copiar no seu pequeno jardim. Se achar que não tem muito jeito para conceber tal obra de arte, pode sempre recorrer a um arquiteto paisagista ou outro profissional especializado.

O pequeno paraíso do jardim

Piscinas modernas por HPONCE ARQUITECTOS
HPONCE ARQUITECTOS

Patio – B+H45

HPONCE ARQUITECTOS

Sim, é possível ter uma piscina num pequeno jardim. Pensava que não era viável, não é verdade? Mas a prova está nesta imagem que nos deixou completamente deliciados e com vontade de dar já, já um mergulho! 

Apenas é necessário adaptar o tamanho da piscina à área existente, um pequeno tanque assim é bem suficiente para refrescar e aproveitar melhor o verão. Por outro lado, o deck em madeira à volta e as pequenas palmeiras trouxeram um toque exótico ao cenário.

Aproveitar o espaço ao máximo

Jardim pequeno pode ser sinónimo de aproveitamento ao máximo – chão, laterais, cantos, recantos e até as paredes! Sim, esta é uma solução muito em voga. Pode optar por plantas trepadeiras, como a hera, como fizeram neste exemplo ou desenvolver um jardim vertical

Mediante a falta de espaço do solo, procura-se outras soluções e sem dúvida que a verticalidade é uma excelente opção para ter umas plantas ou até umas ervas aromáticas.

Espaço zen

Para os amantes do zen e destes ambientes mais orientais fica esta inspiração bem bonita e com ar relaxante. Pequenas pedras negras contrastam com o verde vivo das plantas, os paus de bambu e a rocha com água trazem o lado natural. 

Detalhes simples e fáceis de reproduzir, é só querer começar!

Para as banhadas de verão

Como pode verificar a piscina é novamente escolhida para ocupar o espaço de um pequeno jardim. Não só embeleza o exterior, como é perfeita para desfrutar do tempo livre. 

A zona lounge também ocupa um pequeno espaço do jardim, debaixo de um alpendre em madeira. Um cenário idílico para ter nas traseiras de casa

Pelas paredes do jardim

Se não quiser ocupar todas as paredes do seu jardim com plantas trepadeiras, pode optar por esta solução, de vasos em pedra fixos à parede. Tem assim, a possibilidade de ter pequenos canteiros, mas com um design mais leve.

Deste projeto ressalva-se também, o contraste da parede cor de laranja e do pavimento em madeira, que trouxe mais exotismo ao jardim.

Ali no canto tá-se bem!

Um projeto que inspirará quem não quererá ter relva no seu jardim. Aqui optaram por colocar pedras e cascalho em todo o solo, decorando o espaço com várias plantas verdes, de diversas variedades. 

O pequeno jardim não dispensou ainda, de uma pequena área de descanso, graças às duas espreguiçadeiras, decoradas com almofadas coloridas.

Como num resort

A arquiteta Ana Sawaia mostra-nos na perfeição como pode ser decorado e organizado um pequeno jardim. Repare como nada falta? Área de relaxe, zona de refeição, o lado verde e natural… enfim, tudo está presente e com extremo bom gosto. 

Sem dúvida que a simplicidade dos elementos ajudaram na leveza deste decor. 

A lagoa do jardim

Não quer uma piscina? Mas quer ver água no seu jardim… Então fica esta sugestão de lagoa de jardim. Cria uma paisagem delicada e um ambiente relaxante. Com esta solução, pode ter vida animal (peixes, rãs… ) ou plantas aquáticas. 

Opção: pouco trabalho

Não tem tempo, nem a tal mão verde?! Então fica esta solução para decorar o seu jardim. Pedras e cactos, são sem dúvida os elementos que lhe darão menos trabalho. 

Não precisa de podar, nem regar com regularidade, nem tampouco cortar a relva… Enfim uma manutenção muito esporádica é suficiente. E o seu pequeno jardim fica sem dúvida com uma imagem bem original e gira!

O seu jardim é pequeno? Vai levar alguma sugestão?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!