S3arquitectos associados | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

S3arquitectos associados

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Casa da Atalaia Casas mediterrânicas por S3 Arquitectos Mediterrânico
Loading admin actions …

Os S3 Arquitectos são um colectivo de arquitectos formado em 2003 por André Serpa, Bernardo Daupiás Alves, Marco Braizinha e João Silva Pais, que ao mesmo tempo mantinham as suas práticas a solo e em parcerias com outros arquitectos, nomeadamente como o atelier de João Paciência e o atelier Arquitectos Lda. Actualmente os sócios maioritários são apenas Bernardo Alves e Marco Braizinha. Estruturada nos dias de hoje como empresa, faz-se representar pelos seus sócios, desenvolvendo projectos em diferentes áreas de trabalho, desde a hotelaria e habitação, passando pela construção de equipamentos, reabilitação urbana e restauração. Nos projectos que desenvolvem procuram dar resposta aos temas da actualidade como a sustentabilidade e o enquadramento ecológico. Deles destacam-se projectos para concursos de lojas, restaurantes, hoteis, casas, e serviços, e dos já concretizados, um grande números de moradias unifamiliares, restaurantes, hoteis e outros espaços de lazer. De uma forma geral as suas obras inserem-se num sector de mercado muito específico, que é aquele conectado com um certo lifestyle, e elas localizam-se sobretudo na área da grande Lisboa, Algarve e Cabo Verde.

Neste artigo iremos dar-lhe a conhecer um dos seus projectos no Algarve, a Casa da Atalaia. Venha daí connosco conhecer este projecto em maior detalhe.

Casa da Atalaia Casas mediterrânicas por S3 Arquitectos Mediterrânico
S3 Arquitectos

Casa da Atalaia

S3 Arquitectos

Este é um projecto de uma moradia unifamiliar na Guia,  freguesia pertencente ao concelho de Albufeira. Emergida num terreno tipicamente algarvio de terra ocre e vegetação mediterrânea, caracterizado pelo matagal e pela abundância de plantas resistentes à falta de água, a casa desenvolve-se a partir de uma ideia de arquitectura vernacular, onde as casinhas caiadas dominam a paisagem algarvia e alentejana.

Casa da Atalaia Casas mediterrânicas por S3 Arquitectos Mediterrânico
S3 Arquitectos

Casa da Atalaia

S3 Arquitectos

Os volumes de traçado geométrico vincado dominam todo o projecto desta casa, numa tentativa de articular os aspectos da arquitectura tradicional e local com características mais modernas e contemporâneas.  Um grande terraço no primeiro andar foi aberto para deleite dos seus proprietários, e uma vasta área circundante também. O espaço ideal para grandes reuniões familiares ou encontros entre amigos, onde dias passados na piscina e animados almoços ou jantares dominam as actividades do dia. 

Casa da Atalaia Casas mediterrânicas por S3 Arquitectos Mediterrânico
S3 Arquitectos

Casa da Atalaia

S3 Arquitectos

Na imagem vemos um detalhe arquitectónico desta moradia, onde as diferentes cotas e volumes marcaram cada espaço e ambientes da casa, numa articulação perfeita. Uma harmoniosa relação no seu todo e com a paisagem envolvente.

Um jogo de geometrias audaz como detalhes da arquitectura vernacular, que se observam sobretudo no revestimento a telha feito no telhado e na utilização de cotas e dimensões de escala reduzida. 

Casa da Atalaia Casas mediterrânicas por S3 Arquitectos Mediterrânico
S3 Arquitectos

Casa da Atalaia

S3 Arquitectos

Nesta imagem final é possível ter uma ideia geral de todo o território em que a casa está emergida. Um colorido de cores dominado pelo ocre do solo, o verde das árvores circundantes e o caiado da casa relacionando-se com o do céu. Um lugar de paz e isolamento seguros.

Nesta perspectiva da casa vemos um espaço no rés-do-chão que serve como garagem para os carros e no piso superior vemos um grande volume suspenso que se corresponder a um dos quartos da casa.  A partir da observação da planta da casa é possível compreender espacialmente a distribuição da casa. No exterior tal como não podia deixar de faltar numa casa algarvia, observa-se uma piscina que se encontra na parte descendente do terreno. 

Este é sem dúvida um projecto bem conseguido e harmonioso, um prazer e deleite para os seus proprietários e respectivos convidados. 

O que lhe pareceu este nosso artigo? Faça-nos chegar a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!