7 Razões para Cultivar Hera Inglesa Em Casa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
homify Paredes e pisos modernos
Loading admin actions …

A hera inglesa é a espécie do momento no que toca às tendências de jardinagem de interiores!

Além de ser muito decorativa, esta planta trepadeira é também muito fácil de cuidar mas o que muitos não sabem é o quanto é interessante cultivar a hera inglesa dentro de casa.

Da purificação do ar às propriedades medicinais, a hera inglesa pode ser útil de várias maneiras. Por isso hoje a homify apresenta-lhe 7 razões para fazer desta planta a sua companheira de todos os dias na sua casa. Ora espreite!

A hera inglesa

Há muitos tipos e espécies de hera, mas a hera inglesa (nos seus vários cultivares) é sem dúvida a mais cultivada e apreciada entre nós. É a hera comum, que costuma ver a trepar a muros, a árvores ou a outros suportes, resiliente, verdejante e por vezes até difícil de lidar, por crescer e enraizar com tanto vigor no nosso clima, mesmo quando o solo é pobre.


O nome científico da hera inglesa é Hedera helix. Outros tipos de hera são a hera argelina, a hera irlandesa e a hera japonesa, e todos têm valor na jardinagem.

A hera inglesa, com grande destaque nas preferências de cultivo, é muito mais do que uma trepadeira que envolve tudo e pode danificar paredes e muros. Como já referimos ela é uma planta que pode ser cultivada em vaso no interior de sua casa e que oferece vários benefícios, como veremos a seguir.

1 – A hera inglesa ajuda a humidificar os ambientes interiores

Parede verde homify Paredes e pisos modernos plantas de interior,decoração,design de interiores,escritório em casa,Decoração de parede

A hera inglesa ajuda efectivamente a reter a humidade do ar dentro de casa. Esta planta tem alta taxa de transpiração, o que ajuda a manter os ambientes com níveis adequados de humidade, mesmo nos meses mais secos e frios. Isto também contribui para baixar os níveis de monóxido de carbono, o que torna o ar interior muito mais saudável.

Olhando para a imagem acima, uma composição de design de interiores da autoria da RIMA DESIGN, é evidente o bem estar que transmite, mesmo que não consigamos sentir o ar purificado que ali se respira!


2 – A hera inglesa é muito fácil de cultivar em vaso

Esta planta é extremamente fácil de cultivar, mesmo por jardineiros inexperientes. É uma espécie muito frugal, com poucas exigências em termos de regas e de solo, por isso basta um vaso bonito e eficiente, como este da imagem para conseguir cultivá-la com muito sucesso em sua casa.

E com este vaso especial, a tarefa de fazer um cultivo DIY de hera em casa vai tornar-se ainda mais simples, porque não terá de ter muita preocupação com as regas periódicas.

Estes vasos são fabricados com materiais de alta qualidade, pelo que são resistentes, duráveis, não deformam com facilidade e são extremamente difíceis de quebrar. Eles têm uma estrutura especial de rega automática com um reservatório na parte inferior do vaso, projetado para armazenar água, e uma corda de algodão que absorve a água para as raízes subterrâneas.

Pode comprá-los aqui agora e começar já a cultivar a sua hera inglesa com toda a facilidade.


3 – A hera inglesa tem propriedades medicinais

Esta planta tem verdadeiras propriedades medicinais, comprovadas por entidades de investigação credíveis.

Está comprovado que a hera inglesa ajuda a combater doenças severas, como a artrite reumatoide. Além disso, tem propriedades antioxidantes, antialérgicas e antiespasmódicas, entre vários outros benefícios para a saúde.


4 – A hera melhora a qualidade do ar

Vários estudos revelaram a fabulosa capacidade da hera inglesa de purificar o ar.

Esta incrível planta consegue absorver substâncias tóxicas presentes no ar interior, tais como o benzeno, o octano, o tricloroetileno e o tolueno.



A capacidade de absorver toxinas faz com que a presença de uma hera torne a atmosfera da sua casa muito mais saudável, protegendo os seus pulmões e a sua função respiratória.

5 – A hera remove esporos de fungos do ar

Os investigadores descobriram que a hera pode ajudar a reduzir as partículas fúngicas nos ambientes domésticos. A presença desta planta ajuda a combater o crescimento dos temidos bolores nos tectos e paredes. Por isso, quem tem alergia aos bolores tem todas as vantagens em cultivar hera inglesa dentro de casa!

6 – A hera ajuda a criar ambientes agradáveis

A hera inglesa ajuda a manter a sua casa fresca no Verão e mais quente no Inverno.

A sua folhagem espessa, especialmente numa parede verde, além de criar um efeito visual apelativo e requintado, também cria um microclima interior mais agradável, cerca de 36% mais fresco durante o verão e até 15% mais quente durante o inverno.





7 – A hera pode danificar as paredes, mas também ajuda a mantê-las limpas

Pode manter algumas das suas paredes limpas e atraentes mesmo sem as pintas, plantando hera junto a elas.

A hera inglesa poderia ser cultivada junto às paredes e as suas belas folhas vão tomar conta delas, dando-lhes um ar mágico e apelativo com muito pouca manutenção.

Leia também Tipos de Plantas Fáceis de Cultivar para Dar mais Beleza à sua Vida – 16 Ideias Fantásticas.



Já sabia que a hera consegue absorver toxinas do ar interior?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista