Quartos rústicos por BRAESCHER FOTOGRAFIA

Sótão: como torná-lo num quarto perfeito!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Ter um sótão em casa é ter um espaço em bruto para explorar e criar as melhores divisões de sempre! Embora possamos falar de salas de estar, escritórios ou até closets, hoje vamo-nos focar na remodelação de um sótão para servir de quarto de dormir. Com dimensões mais pequenas ou mais generosas, esta divisão da sua casa merece ser aproveitada, principalmente se a família cresceu, se o filho mais velho se emancipou (mas continua a viver sob o seu tecto) ou se quer mesmo ter um quarto específico para as visitas. Independentemente das suas intenções, a ideia é olhar para o seu sótão não como um problema, mas sim como (parte da) solução e aproveitá-lo ao máximo para tornar a sua casa ainda mais bonita! Veja as dicas que temos para si hoje e mãos à obra!

Avalie o pé direito

O pé direito, para quem não sabe, é a altura que vai do chão até ao tecto de uma assoalhada. No sótão, por norma, esta altura não é igual em toda a área, mas há que ter uma altura mínima para que consiga andar à vontade. Portanto, há que ter algum bom-senso no que toca ao aproveitamento de um sótão. Será necessário que a zona mais alta desta divisão tenha pelo menos 2,2m, para que a circulação não esteja comprometida.

Estude o acesso ao quarto

Há casas que estão já preparadas para aceder internamente ao sótão, enquanto que outras não incluem uma escadaria até lá acima, por isso é importante que veja para quem vai ser o quarto e que tipo de acessibilidade lhe vai dar. Escadas em caracol, a direito, um escadote ou escadas de encolher são algumas das opções que tem, mas lembre-se sempre de quem as vai usar e com que regularidade – segurança acima de tudo!

Sistemas de aquecimento e refrigeração

Em condições normais, o sótão é uma parte da casa mais exposta à variação das temperaturas, pelo que no Inverno será mais frio e no Verão mais quente em relação ao resto da casa. Desta forma, é importante que considere sistemas de aquecimento e de refrigeração para que seja possível estar de forma confortável no seu novo quarto.

As janelas certas

Uma vez que as paredes estão mais limitadas no que toca à sua área e muitas vezes pode até nem ser possível abri-las para instalar janelas (por serem, por exemplo, contíguas às do prédio vizinho), opte por aplicá-las no telhado: além de ultrapassar esses problemas, aproveita muito mais a luz natural – que deixa de depender da orientação da casa para inundar o quarto.

Arrumação inteligente

Closets clássicos por Rash_studio
Rash_studio

Гардеробная

Rash_studio

No caso de ter o problema de um tecto a roubar-lhe espaço, aproveite as zonas mais baixas para criar armários e outros tipos de arrumação! Desta maneira, organiza melhor o quarto, além do que se livra de um outro problema: guarda-roupas e cómodas a ocuparem ainda mais espaço de circulação! Pode fazê-lo directamente nas paredes ou então comprar mobiliário que se encaixe nestas zonas do sótão.

O piso correcto

Chalé das Três Esquinas: Quartos ecléticos por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Em relação a este ponto, consideramos que é uma questão de gosto. Naturalmente, a madeira oferece maior conforto térmico, mas se prefere cerâmicas… por que não? O importante é que se sinta bem, que seja um pavimento prático e que reaja bem às condições a que estará sujeito nesta parte da casa.

Mobiliário confortável

Quartos de criança modernos por homify

Sinta-se bem no seu novo quarto! Para isso, adquira mobília que o faça sentir bem. As cores também contam. Invista um pouco de tempo e do seu dinheiro para encontrar, dentro do orçamento, aquela cama fantástica ou a estante perfeita para colocar decoração ou os livros do seu filho!

Iluminação

Quarto  por de-cube
de-cube

Attic Shot

de-cube

Iluminação natural é super importante, sem dúvida. Mas não se esqueça da luz artificial: talvez alguns candeeiros pontuais na mesa de cabeceira e na zona de vestir e um geral a meio do quarto, por exemplo.

Considerou úteis as nossas dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!