SG Light: Casas modernas por GRAU.ZERO Arquitectura

Um volume muito especial

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

No homify 360º de hoje damos-lhe a conhecer um volume muito especial, uma moradia que é quase escultórica mas é também um bom lugar para viver. O projecto é da autoria do gabinete GRAU.ZERO ARQUITECTURA, do qual já conhece certamente alguns projectos de excelência que lhe fomos apresentando por aqui. Segundo os autores: ''Com a utilização da implantação máxima permitida pelo terreno, na sua projecção vertical, resultou a volumetria do edifício. A ideia de relacionar o pensamento escultórico com o arquitectónico, tornando-os ambíguos, foi neste caso proposto ao requerente como uma premissa de trabalho, que desde logo foi interpretada como uma mais valia para o resultado final do projecto.''

Espacialmente o projecto privilegia a relação com uma escola do estado novo existente, a partir do alçado norte. Na sua organização espacial, privilegiou-se a relação da habitação com uma escola primária estado novo existente, a partir do alçado norte da habitação. Também para o programa as referências escultóricas foram inspiração. Procurou-se romper com algumas das formas de identificação arquitectónicas, nomeadamente janelas para o exterior que foram utilizados no menor número possível. A iluminação/ventilação dos quartos acontece a partir de pequenos pátios individuais.

Vamos conhecer…

Volume impressionante

O volume forma-se como de dois pequenos paralelepípedos unidos por um elemento de ligação. Nos dois volumes há uma torção de 10º, em eixos diferentes que os relaciona. Entre os volumes é o espaço de entrada. Estes grandes volumes quase cegos proporcionam uma imagem eminentemente plástica. É nas particularidades da forma que o olhar se detém e a curiosidade é inevitável, vejamos o seu interior…

Sala de estar

Nos interiores como seria de esperar as alterações nos ângulos dos volumes são evidentes e criam espaços diferentes e especiais. Proporcionando até um jogo de sobras interessante. Aqui mostramos-lhe a sala de estar que apesar de não receber muita luz é um espaço interessante e confortável. Dois sofás compridos, escuros estão dispostos em frente à televisão. Aqui a família encontra-se para alguns serões. O espaço é moderno. Veja aqui algumas dicas para decorar uma casa.

Pátios

Tratando-se de um volume escultórico e com muito poucas aberturas foram criados alguns pátios bastante interessantes que para além de servirem de pano de fundo aos espaços interiores lhes proporcionam alguma luz. Neste por exemplo optou-se por projectar um jardim minimalista, com pedra branca e uma árvore algo escultórica. Esta á uma forma interessante de trazer o exterior e a luz para a casa.

Cortes e formas

Com um volume de cortes e ângulos tão interessantes surgem planos e vistas que tal como uma escultura nos fazem refletir e pensar na imagem que geram. Nesta perspectiva que mostra a imagem os dois volumes aproximam-se e com os seus diferentes ângulos criam cortes na imagem de fundo que é o jardim da casa, a envolvente e o céu, criando assim a moldura para este cenário. Conheça espaços de jardim aqui.

Confortável sob quaisquer condições atmosféricas

Esta imagem mostra a paisagem de campo que envolve o terreno da moradia, num cenário muito especial que é uma situação de Inverno, com muita neve, onde tudo está branco. O maior contraste entre o terreno em primeiro plano e o edifício é a cerca da casa, em tons escuros, bastante moderna. A casa, parece um lugar confortável para inverno e verão, sendo que é um volume bem fechado.

O pôr do sol

Gosta deste tipo de volume bem moderno?! Agora veja em contraste com o pôr do sol, uma imagem fantástica não acha?! Entre escultura, habitação e envolvente.

Gostou? Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!