Cozinhas modernas por Architrek

10 cozinhas com fornos embutidos para copiar em casa

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Antigamente as cozinhas eram separadas das casas. Eram o lugar onde os criados e os empregados faziam as refeições para os patrões e onde também se alimentavam. Claro, que os proprietários dessas casas não usavam o mesmo espaço para as refeições e tinham outros maiores e mais luxuosos.

Com a evolução da sociedade, a cozinha passou a estar integrada e a fazer parte da casa. Com isso ela passou a estar inteiramente ligada a outras divisões e também com o passar do tempo a mesma diminuiu de tamanho e ficou mais compacta. Assim surgiram as cozinhas com electrodomésticos embutidos e encastrados, onde todo o espaço é aproveitado ao máximo e por isso deve também ser aproveitado ao máximo.

Seguindo a ideia, o forno embutido aparece como um trunfo. Se antes era um electrodoméstico de grande volume, que era necessário mas que atrapalhava nas actividade onde eram necessário mais espaço. Agora ele pode ser embutido em móveis ainda maiores que ele, de maneira que quase se torna imperceptível na paisagem da cozinha, mas continua presente e a executar sua função.

Neste artigo falaremos sobre 10 casos interessantes de fornos embutidos, um caso cada vez mais comum nas nossas cozinhas,  ocupando o mínimo espaço possível com a máxima eficiência que podemos imaginar!

1. No exterior

Cozinhas modernas por Ponta Cabeça - Arquitetura Criativa
Ponta Cabeça – Arquitetura Criativa

Cozinha Externa – Florianópolis / SC

Ponta Cabeça - Arquitetura Criativa

Quem disse que os fornos embutidos em cozinhas precisam ficar apenas no interior das casas? A imagem  prova que não e mostra um forno perto de uma churrasqueira, a qual fica sob uma bancada. Mesmo que não se use a churrasqueira, é possível preparar uma refeição para comer ali mesmo, no interior, em um ambiente diferente da tradicional sala de jantar.

2. A tentativa de copiar o tradicional

Estamos muito acostumados com fogões que possuem espaço para panelas em cima e o forno em baixo. Em  cozinhas planeadas estes dois elementos podem aparecer separados, não existindo a necessidade de ficarem juntos. Entretanto, o fogão foi colocado por cima do forno embutido. Desta maneira mantém-se uma certa tradição ao mesmo tempo que a modernidade está presente.

3. A madeira presente

Cozinhas modernas por Architrek

Em alguns lugares, principalmente em casas mais rústicas, evita-se que a madeira fique perto do forno por questões de segurança – logicamente tem a sua razão. Com o aparecimento do forno embutido essa precaução não é mais tida em conta e todos so móveis da cozinha podem ser feitos desse mesmo material, resultando no belo conjunto como o que vemos aqui.

4. Forno embutido em cima ou em baixo?

Todos nós temos em mente aquela clássica imagem das nossas mães e avós baixando-se para tirar do forno um delicioso bolo. Mas porque é que o forno é quase sempre localizado em baixo? Nesta cozinha, projectada pelo gabinete Irmãos Leça de Freitas, o forno fica na linha da cintura, não precisando mais de agachamentos para manuseá-lo, facilitando o trabalho na cozinha.

5. Um interessante jogo de tetris

Mesmo maravilhados com as possibilidades do forno embutido, não podemos esquecer que ele é também parte da cozinha e deve estar em harmonia com os outros elementos. Na imagem vemos como ele forma um interessante jogo de volumes com os outros elementos, quase como num jogo de tetris em harmonia.

6. O rústico e o moderno

Apesar do forno embutido ser algo moderno, nada impede que ele seja usado em um ambiente mais rústico, como o que podemos ver nesta imagem. A madeira, e todo o seu tratamento rústico, contrastam lindamente com o cromado do forno e do frigorífico ao seu lado. O chão de tom cinza antracite também joga a favor da combinação com o forno embutido, criando uma bela composição.

7. Uma nova era ou o encontro de duas?

O uso contemporâneo do forno embutido não significa que o uso dos antigos fogões seja nos dias de hoje considerado obsoleto! Mesmo em cozinhas modernas existe o lugar próprio para colocar um forno como o da imagem – de layout mais tradicional e a lembrar os mais antigos. Este forno contem fogão e é mais moderno pois foi adaptado às necessidades. A grande diferença é que normalmente estes não possuem os tradicionais pés de apoio.

8. Isolamento nas cozinhas modernas

Uma coisa que pode surgir como dúvida ao montar uma cozinha é ver o forno tão perto dao frigorifico. O grande truque nessas situações é o isolamento que os fornos recebem. Sem esse isolamento o seu calor poderia atingir o frigorífico e fazer com que ele aquecesse, tendo como consequência o aumento de trabalho do motor e consequente aumento de gasto de energia, uma situação que sempre deve ser evitada.

9. Produção em série

Em certas cozinhas, principalmente naquelas que se encontram ligadas às salas de jantar, existe uma grande diferença em relação às cozinhas comuns, pois cozinhar para um grupo de dez ou quinze pessoas é diferente de cozinhar apenas para uma família de 4 elementos.

Sendo assim algumas cozinhas adoptam fornos embutidos em grande quantidade, lado a lado, para facilitar todo o processo. Veja um interessante caso na imagem acima.

10 – Um quadro pendurado na cozinha

Cozinhas modernas por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Lapa | Decorados

SESSO & DALANEZI

Por último, não podemos esquecer de falar no lado estéticas que todos queremos ter na cozinha. A beleza tem de estar presente também nesta divisão de múltiplas funções.

Como podemos observar na imagem, quando bem colocado, o forno embutido acaba por ser transformado em algo como um quadro cuja moldura é o móvel no qual está embutido.

Cozinha pequena? Aumente a sua assim!

Qual destes leyouts tem ou gostaria de ter em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!