10 cores para fazer a fachada de sua casa parecer moderna

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Casa SH62, Taller Estilo Arquitectura Taller Estilo Arquitectura Casas modernas
Loading admin actions …

A fachada é o cartão de visitas de qualquer residência, pois cada gosto e cada personalidade são logo anunciados na área externa da casa. A decoração da fachada inclui vários pontos, principalmente a paleta de cores ou um tipo de material diferenciado. Às vezes, escolher o estilo da fachada ou a cor ideal para a pintura pode ser uma decisão difícil, pois dependerá do projeto arquitetônico, o qual determinará qual estilo você pode levar para o lado de fora do seu lar, levando em conta ainda elementos como portas e janelas. A homify separou 10 sugestões que podem servir como base para a inspiração, além de dar personalidade para a fachada da sua casa. Confira!

Primeiro, dicas preciosas de cores para a fachada da casa em 2020!

Você sabia que a Pantone, referência mundial em cores, elegeu um tom de azul como destaque em 2020? Chama-se Classic Blue e lembra o céu ao entardecer.  Por sua vez, a marca de tintas Sherwin-Williams escolheu a sua tinta Naval, azul marinho que remete ao céu noturno ou ao oceano profundo. Já a Coral privilegiou o seu tom Praça no Inverno, uma tonalidade inspirada no céu da manhã.


Como vemos, o azul em diferentes tons está em alta, tanto dentro quanto fora de casa. Mas é bom lembrar que a cor da fachada deve valorizar o estilo arquitetônico. Outras cores também fazem sucesso nas paredes externas nesse ano, como tons suaves de rosa e outros tons pastel, os sofisticados tons de verde escuro, os tons terrosos para o estilo rústico (marrom claro, mostarda e laranja queimado) e os atemporais tons neutros claros como beges, cremes e cinzas, cujo tom mais claro é considerado “o novo branco”.

Agora, nossas inspirações!

1. Tom terroso

Os tons terrosos como cores para a fachada de casa podem deixar a sua incrível, já que são muito naturais. Mas, para não deixar tom sobre tom, foram usadas na frente da residência tonalidades diferentes, assim como piso recebeu uma cor mais clara e um canteiro de flores deixou o ambiente elegante. Se você é amante dos tons terrosos, assim como mostra a imagem, jogue com vários tons para criar dinamismo na fachada. 

2. Azul cheio de vida

Uma tonalidade mais forte é perfeita para quebrar a monotonia do exterior da sua residência, mas cores vibrantes devem ser aplicadas com moderação para que a fachada pareça elegante e moderna. Você pode observar na imagem que a fachada do escritório foi pintada com a cor azul escuro manchada, o que sugere proteção dos interiores. O contraste é visto com branco e madeira que dão um toque de refinamento e modernidade.

3. A cor dos trópicos

Entre as cores de casa, o rosa na parede da residência da foto poderia ser uma aposta um pouco arriscada, mas ao contrário conferiu personalidade ao conjunto. O detalhe do telhado branco também ficou incrível com a tonalidade rosa, tornando a parede da fachada simplesmente maravilhosa. 

Essa cor tem sido usada por renomados arquitetos mexicanos e é, para alguns, uma marca de suas obras. Aqui você nota um tom mais claro e outro mais vibrante, além do verde presente na construção que deixou o ambiente externo mais charmoso por causa da vegetação suave e sutil.

4. Cor cinza

Dentro da paleta de cores neutras, o tom cinzento é considerado uma tonalidade infalível na hora de pintar uma fachada ou mesmo uma parede interna. Você pode combinar vários tons da cor cinza para criar profundidade, como neste projeto em que a parede da porta é mais escura do que as demais paredes, de modo a tornar o acesso à casa o ponto focal da fachada.

Além disso, para dar destaque e vida à fachada, não esqueça do poder das árvores e flores para finalizar na composição do ambiente externo. Afinal, o que não falta é opção para você decorar a entrada da sua casa com lindos canteiros de flores. 

5. Cores vibrantes

Entre cores para frente de casas, a melhor escolha é uma cor vibrante se você quer conferir um toque de energia à sua fachada. Na casa da imagem acima, esse tipo de cor é aplicado em áreas específicas, combinado com revestimentos de madeira natural, de modo que a composição proporcione equilíbrio à fachada.

6. Branco e preto

Essa é uma das combinações clássicas do design para pintura de casas, pois é elegante, simples e atemporal. O uso simultâneo de branco e preto cria um contraste refinado, perfeito para uma casa de linhas puras que represente o estilo moderno. Com essa combinação, você pode destacar o acesso à casa, os volumes e outros detalhes da  fachada com um tom mais dramático.

7. Amarelo

Os tons suaves são ideais para casas localizadas em áreas onde há várias propriedades em diferentes estilos arquitetônicos, pois ajudam, em alguns casos, a visualizar a harmonia do conjunto.

A cor amarela se apresenta em uma ampla gama de tonalidades, mas se você deseja alegrar a fachada da sua residência pode optar por um tom claro ou vibrante de amarelo. Se escolher um tom mais vivo, não exagere!

Na casa da foto, uma tonalidade clara confere charme a cada parede externa, a qual é parcialmente quebrada na metade da parede de pedra em um tom puxado para o branco. 

8. Várias cores para enfatizar a fachada

Jogar com diferentes cores e tons na pintura externa de casas modernas pode criar fazer pontos focais dinâmicos na fachada. No entanto, você deve ter cuidado para não escolher cores que não pareçam caóticas ou estridentes. Cinza, branco e azul são uma combinação de cores refinada, sóbria e moderna que pode funcionar muito bem na fachada da sua casa.

9. Tonalidade neutra

Em toda pintura de casas, seja da fachada de uma residência ou de um escritório, é preciso considerar alguns detalhes no estudo das cores. Por exemplo, se a sua residência tem uma porta sensacional ou de cor forte ou destacada, o equilíbrio deverá ser buscado na pintura da parede com uma tonalidade neutra, de modo a deixar todo o destaque para a porta ou as janelas. 

Ao se dar atenção à fachada, o objetivo da pintura é sempre valorizar os pontos mais importantes da construção. No projeto criado pelo escritório Taller Estilo Arquitectura, localizado em Mérida, no México, cada detalhe foi valorizado: a parede frontal recebeu uma cor clara e os detalhes do telhado e da porta de madeira foram pintados de branco, o que ressaltou o tom do material natural. 

10. Branco total!

Apesar do branco estar presente em toda fachada da residência, o detalhe da parede de madeira e o acabamento um pouco rústico deram personalidade ao conjunto. Se você busca o estilo minimalista como bússola na pintura de casas, saiba que os tons mais suaves tornam qualquer fachada cheia de graça. 

Tons neutros claros são excelentes cores para frente de casas, assim como para os interiores. Neste exemplo de fotos de casas pintadas com cores modernas externas, os detalhes do revestimento dão ainda uma impressão de tom sobre tom para a pintura branca. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista