AM 2014 - Fão: Cozinhas  por INAIN Interior Design

10 cozinhas abertas para celebrar o verão

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Verão pede ar livre, pede sardinhas assadas e frango de churrasco, pede cerveja fresca, pede a brasa da tarde e a brisa suave do anoitecer. O verão pede festa e partilha, exige convívio!

 E para quem ama cozinhar pode ser a altura perfeita para pôr os seus dotes em evidência. Mas como desfrutar de tudo o que de bom o calor traz se estamos fechados na cozinha enquanto todos se divertem lá fora?

A solução óbvia, embora não muito acessível, é abrir a cozinha ao exterior! São as chamadas cozinhas mistas e são a estrela deste artigo. 

O que são em concreto este tipo de cozinhas? Simples. São espaços em que uma parede, ou pelo pelo menos uma grande parte dela, desapareceu, de modo a que fiquem perfeitamente ligadas com o terraço, um pátio, uma varanda e até mesmo o jardim. Ou seja, expandimos a cozinha para um espaço ao ar livre e ganhamos amplitude ilimitada!

Venha connosco conhecer dez exemplo incríveis de cozinhas abertas ao exterior e descubra como aqui a expressão estar fechado na cozinha perde todo o sentido!

1. Um misto de alpendre e cozinha

Esta cozinha ao ar livre, sob um terraço coberto é puro luxo! Planeada para ser uma segunda cozinha para a casa, durante o verão ela torna-se o principal local para as refeições da família. Ela tem tudo : – áreas de trabalho generosas, utensílios e equipamentos de cozinha modernos para facilitar as tarefas, iluminação perfeita e espaço para toda a família. Assim tudo está à mão e só precisa se preocupar em desfrutar do convívio e do cheiro a verão!

2. Clássica com acesso ao pátio

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Cozinhas  por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Se há espaço que merece uma ligação direta ao exterior é a cozinha. E não precisa de ser um exterior enorme, basta um pequeno pátio, como nesta cozinha da autoria do gabinete ’Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores’, ou mesmo uma varanda. O ideal é ter espaço suficiente para colocar uma churrasqueira e uma mesa, e poder desfrutar do cheirinho a churrasco e da brisa refrescante, com o frigorífico das bebidas ali mesmo ao pé.

3. Aberta para o paraíso

Esta cozinha incrível está totalmente voltada para os exteriores deslumbrantes, que são o seu maior atrativo. É simples estar lá dentro e manter os olhos lá fora, entrar e sair sem restrições. O que não significa que os interiores minimalistas e modernos não sejam absolutamente perfeitos!

Linhas direitas, nada de puxadores ou pormenores intrincados, apenas simples, prática e bela. E o espaço imenso que se expande devido ao espelho que delimita a bancada? Genial!

4. Aberta ou fechada?

Uma cozinha aberta para um espaço fechado! Fantástico não é? Fechado mas não totalmente… Esta casa dispõe-se ao redor de um pátio interior, um jardim ao ar livre mas dentro de casa. E a cozinha, como várias divisões da moradia, está aberta para ele. Exterior, mas totalmente privado. Exposto, mas abrigado.

O verde água do mobiliário de cozinha liga-se a perfeição com o verde exterior, e torna o espaço mais fluido ao eliminar transições abruptas de cor.

5. Modernidade em estreita ligação com a paisagem

Haverá ligação com o exterior mais bela do que esta? A cozinha da imagem é parte de um apartamento situado na Foz do rio Douro e está aberta para a varanda que tem uma paisagem de sonho. Uma paisagem das mais belas do mundo! Imagina um fim de tarde de verão a ver o pôr-do-sol e a tomar uma bebida, com tudo o que precisa na cozinha ali ao pá? Um sonho…

A cozinha foi planeada ao detalhe para cumprir com os requisitos do cozinheiro mais exigente. Num estilo prático e ultra moderno, a aposta cromática assenta no branco total, ampliando o espaço e permitindo total penetração da luz solar que reflete nas superfícies polidas, fazendo o rio entrar pelos interiores!

6. Emoldurada

Casa em S. Pedro do Estoril: Cozinhas  por Ricardo Moreno Arquitectos
Ricardo Moreno Arquitectos

Casa em S. Pedro do Estoril

Ricardo Moreno Arquitectos

Preservar o antigo para valorizar o presente foi a intenção do arquiteto responsável pelo projeto de remodelação e reconstrução da casa onde esta cozinha se insere. E nós garantimos que conseguiu!

No caso desta cozinha surpreendente a ligação ao exterior é feita através de uma imensa superfície em vidro rodeada por uma moldura de granito, que a faz sobressair e mantém o charme da pedra ancestral. No exterior pouco, mas suficiente, apenas o essencial a uma refeição ao ar livre.

7. A cozinha sem fronteiras

Esta é uma das cozinhas com mais ligação ao exterior que encontramos na homify! E uma relação destas é muito especial, mas requer alguns cuidados sob pena de se perder quando chega o inverno. É preciso respeitar algumas condicionantes para fazer uma cozinha assim, nomeadamente o que respeita às distancias e à exposição ao elementos…  

O que queremos dizer com isto? A planta da casa deve ser muito bem estruturada em relação a ventos dominantes e às agruras do clima. Não queremos ficar sem cozinha no alpendre no primeiro inverno, certo?

Por outro lado as ligações elétricas e o posicionamento dos eletrodomésticos devem ser perfeitamente planeados, por motivos de segurança e poupança. A chuva e a eletricidade não combinam, assim como a exposição solar direta não combina com frigoríficos!

8. Pensada para ampliar a luz

Uma casa mediterrânica por excelência, com uma cozinha a condizer!

A cozinha é, sem dúvida, um espaço fundamental para uma casa de estilo mediterrânico. Neste ambiente que vemos na fotografia, os tons neutros, com um brilho incrível, expandem a luz exterior que penetra a jorros, vinda da área de lazer externa!

O betão polido da ilha de cozinha e a madeira das portas são modernos, elegantes e formam uma simbiose perfeita com os tons do jardim. É bonito o relacionamento deste espaço com o exterior!

9. Permeável à luz de todos os ângulos

É uma cozinha aberta para o exterior? É um alpendre com uma cozinha de apoio? Ou é simplesmente um espaço totalmente dedicado a desfrutar da intensa luminosidade de um verão infinito, que começa na primavera e acaba já o outono entrou há muito? Seja como for é um lugar mágico, planeado para uma vivência intensa do espaço exterior. Aliás, toda a casa está pensada e voltada para o exterior. Basta olhar para o chão de madeira que se perpetua do interior, para a zona da cozinha e do alpendre, exteriores!

10. Aberta aos elementos mas acolhedora

Esta cozinha rústica é um oásis de alegria tropical! Bastante aberta para o
exterior pela cozinha, a casa fecha-se no seu interior através dos imensos painéis de vidro, se for preciso. Mas sem deixar de estar aberta ao olhar!

As corres fortes alegram os estilo rústico da pedra nua e transformam esta cozinha num sítio perfeito para se estar dentro e fora. Porque cozinhar com alegria e bom humor, em contato com a natureza, é muito melhor.

Quer continuar a ver espaços exteriores de sonho para prolongar o verão? Então leia também o artigo ’9 zonas de exterior sensacionais: transforme a sua também!

Em qual destas cozinhas faria a sua "sunset party"?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!