por Studio Farina Zerozero - Foto & Video

10 sofás ideais para momentos em família

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Ter a família reunida é provavelmente uma das coisas que mais prazer dá à maior parte das pessoas. Sendo apenas o núcleo familiar (pais e filhos), um círculo mais alargado (chamar os avós, talvez o seu irmão, a cunhada e os sobrinhos) ou aquela família que se escolhe (mais vulgarmente conhecida por amigos), o sentimento de pertença e de bem-estar aumenta quando estamos com as pessoas que gostam de nós e de quem gostamos. E é bom termos condições para chamar pessoas lá para casa, pois podemos chamar mais gente sem nos sentirmos com aquele peso no coração e se fica toda a gente de pé?. Pois bem, hoje falamos de assentos – mas não de um modo geral! Vamos focar o nosso artigo na exploração de sofás perfeitos para grupos grandes. Modelos, cores e até disposições diferentes que farão com que tudo e todos se encaixem e encontrem o seu lugar na sua sala de estar, para que nenhum momento seja posto em causa por falta de espaço. Acabaram-se as danças da cadeira para ganhar o melhor sítio – porque o melhor mesmo é estarem juntos!

1. Um sofá para a sua sala de estar lá de fora

Na rua também se podem fazer excelentes salas de estar! Aliás, no Verão é a melhor opção, pois a brisa passa e está tudo bem mais fresco. Além disso, no caso de haver crianças, estão mais à vontade para gastarem as energias, tendo sempre os adultos por perto. Convencido? Então, para uma sala destas escolha uma boa estrutura de madeira com assentos e encostos almofadados de um tecido confortável, que seja facilmente lavável e cuja cor não desbote facilmente. Pode colocar à disposição várias almofadas (estas sim estampadas ou de cores fortes) para que o conforto seja maior.

2. Mescla de modelos, cores e materiais

Salas de estar minimalistas por grupoarquitectura

Independentemente de ser uma escolha forçada ou livre, a presença de ecletismo numa sala de estar imprime de imediato alguma informalidade no ambiente. Por muito sério que tudo seja, o facto de termos para a mesma função objectos com formas, cores e materiais distintos faz com que nos sintamos mais relaxados e descontraídos. Em salas que comportem mais do que um sofá, se quiser ter um ambiente com estas características pode optar por escolher dois ou três modelos diferentes ou por combinar o seu sofá com poltronas variadas.

3. Sofás na varanda

Terraços  por Martin Dulanto
Martin Dulanto

Casa Maple

Martin Dulanto

Já que estamos lá fora, falamos-lhe da sua sala de estar na varanda. Das duas uma: ou prolonga a sua sala de estar tradicional para este espaço, ou então cria um espaço totalmente novo numa varanda que não seja contígua à sala de estar inicial. Tal como no exemplo anterior (e apesar de ser uma área fisicamente mais limitada que o terraço ou jardim), terá uma zona aberta, ao ar livre e onde se poderão fazer várias actividades que talvez dentro de casa fossem impossíveis de realizar. O arquitecto Martin Dulanto apresenta-nos no seu projecto Casa Maple este fantástico sofá que poderia perfeitamente fazer as delícias da sua família, não acha?

4. Com chaise longue independente

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

Família família, lugares à parte – revê-se nesta frase? Se sim, se calhar o que precisa é de um lugar na sala que se evidencie e que seja naturalmente diferente. Pode ser uma poltrona, mas… e se se quiser enroscar a ver um filme ou fazer uma soneca? Aí talvez o melhor mesmo seja ter uma chaise longue que lhe permita ter mais conforto. Ao tê-la acoplada ao sofá, pode correr o risco de não ter bem delineada a fronteira, por isso podemos sugerir-lhe a aquisição de uma que seja independente do resto do volume, criando assim uma pequena ilha.

(bem sabemos que com crianças em casa dificilmente conseguirá este feito… mas vale a pena tentar, certo?)

5. Um único volume

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Como nem sempre as nossas salas têm o tamanho que desejamos, podemos ter que reduzir o tamanho ou a quantidade de sofás. Mas não desespere, pois o mercado já nos apresenta várias soluções para este tipo de problema: sofás mais ou menos compridos, com uma almofada a servir de assento comum ou várias a dividir lugares, com ou sem chaise longue, com ou sem encosto para braços, com puffs extra incluídos… O problema será sempre escolher o final!

7. Com almofadas a servir de encosto

CASA EM FORMA DE ABRAÇO : Salas de estar rústicas por pedro quintela studio
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

Se tem uma ou várias bases de cama e colchões, podemos dar-lhe a boa notícia de ter praticamente um sofá montado! Cubra-os com um tecido escolhido por si para o propósito ou com lençóis velhos. Depois, basta adquirir almofadas mais ou menos rígidas, conforme as suas preferências, e dispô-las encostadas à parede, como mostramos nesta imagem!

8. Um modelo diferente e sofisticado

As linhas direitas são sempre as mais usadas, mas por que não inovar? Veja como este fantástico sofá cumpre na perfeição o seu papel, albergando várias pessoas ao mesmo tempo que oferece conforto e um lugar privilegiado em frente à televisão!

9. Almofadões pelo chão

HAPPY HOME 2014: Salas de estar mediterrânicas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Um autêntico sofá mutante é aquele que pode estar em constante mudança e ainda assim servir para acomodar as pessoas. Para criar o seu sofá mutante (e conquistar assim a curiosidade de algumas crianças) compre ou faça almofadões semi-rígidos para servirem de assento; de seguida, se os encostar a uma parede, basta ter almofadas e outros almofadões (mais ou menos macios) que sirvam de encosto. A posição de todos estes elementos pode ser alterada, reconstruindo um novo sofá – ou vário – pela sala, conforme a necessidade!

10. Uma cama extra

Os sofás-cama que nunca desiludem! São normalmente para três pessoas, logo temos o problema de assento para três resolvido. Além disso, podem rapidamente transformar-se numa cama, o que dá imenso jeito para visitas lá em casa!

E por falar em cama…

… que tal este sofá, com uma profundidade imensa? Basta tirar as almofadas que apoiam as costas e terá uma cama ainda mais fácil de montar que a anterior!

Qual é o sofá que se aproxima mais dos seus sonhos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!