Quadrante, Engenharia e Consultoria

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

A Quadrante, Engenharia e Consultoria S.A., é o resultado de uma parceria entre os sócios João Silveira Costa, Nuno Pais Costa e Nuno Batista Marques, que se conheceram durante os tempos universitários no Instituto Superior Técnico. Depois de terem adquirido alguma experiência profissional relevante, findos os cursos, decidiram criar a sua própria empresa em 1998, tendo como base desde o início e até aos dias de hoje, os projectos de estruturas. Sendo considerada uma referência no seu sector a nível nacional, a empresa tem crescido e expandido para outros mercados  além-fronteiras como o brasileiro, o chinês, o norte-americano, o italiano, o romeno, o angola, moçambicano, cabo-verdiano e espanhol. Neste momento a Quadrante tem escritórios em Lisboa, São Paulo, Madrid, Argel e Maputo. Em todos eles trabalham diariamente equipas de profissionais multidisciplinares, que  procuram constantemente oferecer o melhor e mais tecnológico serviço aos seus clientes. 

A Quadrante destaca-se concretamente na entrega de serviços ligados à gestão de projectos, estruturas, sustentabilidade, hidráulica, vias e estradas, ambiente, Arquitectura, e ainda IMS (Infrastructure Management System). Os seus projectos incluem superfícies comerciais, escritórios, hospitais, habitações, hoteis e resorts, concessões de estradas e auto-estradas, instalações de produção e transformação de energia e, coordenação de parcerias público-privadas, abraçando e acreditando em todos eles como grandes desafios.

Neste artigo dar-lhe-mos a conhecer um dos seus projectos de Arquitectura: uma moradia unifamiliar num monte alentejano!…

O monte alentejano

Moradia Unifamiliar Alentejo: Casas minimalistas por QUADRANTE Arquitectura
QUADRANTE Arquitectura

Moradia Unifamiliar Alentejo

QUADRANTE Arquitectura

Uma casinha num monte alentejano faz parte do idílico de muitos de nós, apesar de ser um projecto concretizável apenas para alguns de nós. O projecto que se segue nas imagens anexas refere-se a uma encomenda privada para a implantação de uma moradia unifamiliar ao largo de Grândola. Concebida pelo arquitecto João Rainha Castro, o projecto data de 2005 tendo sido o ano da sua construção em 2008. Trata-se de uma moradia atípca na paisagem alentejana, sendo ao contrário da maioria, um volume de formas contemporâneas. Não obstante o conceito do projecto respeitou de certo modo, as tradicionais casinhas alentejanas, de paredes caiadas, telhados de duas águas, alçados simples e dimensões reduzidas. 

As vistas sobre a planície

Moradia Unifamiliar Alentejo: Casas minimalistas por QUADRANTE Arquitectura
QUADRANTE Arquitectura

Moradia Unifamiliar Alentejo

QUADRANTE Arquitectura

A nivelação da casa sobre o terreno, foi feita a partir de uma espécie de plinto longitudinal de xisto, permitindo assim uma circulação homogénea em todo o perímetro da casa. O desenho do projecto é muito simples e básico no seu conteúdo, permitindo uma leitura visual e usabilidade também elas simples e eficazes, características próprias de uma casa de férias no Alentejo.

A sala é um grande open space que ocupa metade da área total da casa, e o espaço que sobra alberga dois quartos, casas de banho, e cozinha. As paredes aqui são reduzidas ao essencial para a sustentabilidade da casa, dando aso a um grande número de paredes-janelas que projectam os momentos da casa no exterior. 

Espaço interior

Moradia Unifamiliar Alentejo: Casas minimalistas por QUADRANTE Arquitectura
QUADRANTE Arquitectura

Moradia Unifamiliar Alentejo

QUADRANTE Arquitectura

Na imagem vemos a grande sala de estar que aglutina vários momentos e espaços, como o da sala de jantar e ainda, um pequeno pátio interior com umas singelas escadas que conduzem ao acesso ao telhado, e o convidam a usar.

Os materiais construtivos e a decoração modernos e simples, articulam uma vez mais o conceito que esteve na génese de todo este projecto arquitectónico. 

Moradia Unifamiliar Alentejo: Casas minimalistas por QUADRANTE Arquitectura
QUADRANTE Arquitectura

Moradia Unifamiliar Alentejo

QUADRANTE Arquitectura

A chaminé é um elemento de ruptura em todo o volume da casa funcionando como lareira ao mesmo tempo que entrada de luz zenital na sala de estar, transformando-a num espaço de conforto e cumplicidade.

As formas arquitectónicas são notáveis na verdade, uma vez que são capazes de relacionar elementos simples de uma forma a tornar este um projecto bonito e elegante, e paralelamente contemporâneo sem se rebelar demasiado com o vernacular da região. 

Gostou deste nosso artigo? Esperemos que sim..Faça-nos chegar a sua opinião. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!