Atelier Z: Escritórios  por paulosantacruz.arquitetos

Espaço considerado uma pérola do minimalismo

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Hoje vamos até ao Porto, a segunda maior cidade do país. Uma cidade antiga cada vez mais vibrante e moderna. Queremos mostrar-lhe uma recuperação fantástica, bem no centro da cidade, entre fachadas muito características. E desta vez o espaço, neste caso num edifício histórico, não foi transformado numa casa moderna mas sim num escritório único. Em que o espaço pertencerá ao próprio autor PAULOSANTACRUZ.ARQUITETOS, um gabinete com sede no Porto com projectos modernos muito interessantes.

Apesar de ter apenas 55m2 o espaço é fantástico no que toca à exposição solar e a relação com a envolvente, sendo capaz de integrar todas as necessidades de um atelier contemporâneo. Um projecto diferente, curioso?! Vamos espreitar…

Fachada

É num edifício antigo no centro do Porto, numa fachada típica de casas estreitas com três janelas por andar por habitação que surge este novo espaço de trabalho. O contexto urbano é aqui bastante interessante e permite ao atelier fazer parte da vida da cidade, uma relação bastante prática.

Espaço de trabalho

Neste escritório domina o branco e linhas puras, rectas, bastante simples. É um escritório minimalista muito agradável e certamente muito bom para trabalhar. A proposta procurou criar um espaço que apesar de se encontrar num local histórico responde às necessidades de modernidade de um atelier, promovendo um diálogo com o pré-existente. 

Organização espacial

O atelier desenvolve-se em 6 áreas distintas, entre trabalho e serviços: um espaço de trabalho, zona de impressões, sala de reuniões, arrumos, uma cozinha e uma casa de banho. Através de um corredor os usuários podem aceder aos diferentes espaços que estão distribuídos de acordo com a funcionalidade sendo que por exemplo as principais áreas de trabalho requerem maior luz e privacidade.

Espaço de reuniões

Este parece ser o espaço de reuniões, com uma simples mesa branca ao centro, um candeeiro preto ao fundo muito elegante e delicado. Na parede vemos uma magnífica estante, um espaço especial para os livros que traz cor e inspiração ao dia a dia deste espaço. É fã de espaços de bibliotecas ou queria apenas ideias?! Veja aqui estes exemplos.

Escritório

O espaço de trabalho funciona como um open space onde aparecem depois volumes que encerram os restantes espaços. Uma estante ocupa toda a parede ao comprido o que cria uma ideia de continuidade e perspectivas interessantes para as quais também contribuí a lâmpada comprida. Deste modo o espaço é bastante fluído. Conheça outros espaços de trabalho bem diferentes aqui.

Casa de banho clean

A casa de banho tem o mesmo estilo que o restante espaço, simples, funcional, bonita. As paredes de uma só cor têm um certo brilho e o lavatório é muito moderno. Veja aqui algumas dicas para decorar a sua casa de banho.

Cozinha

Um escritório precisa também de uma área de cozinha. Esta é muito simples, alguns armários brancos com gavetas e prateleiras e uma bancada que inclui um lavatório. Perfeito para o dia a dia destes arquitectos, não acha?! 

Open space

Repare como a estante ocupa todo o comprimento e vários espaços são criados pela combinação de mobiliário secretária e armário. As cadeiras, pretas são bastante confortáveis o que é fundamental para quem passa horas neste espaço e nestas cadeiras a trabalhar. O candeeiro sobre a secretária é também leve e elegante.

3 janelas

Se já anoiteceu e vai continuar a trabalhar nada melhor do que ter uma vista para a cidade, para os seus ritmos. Este atelier tem, como se verifica também nos prédios adjacentes três janelas, fazendo com que quase uma parede por completo comunique com o exterior e permita uma boa entrada de luz.

Gostou?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!