Casas coloniais por Esquiliano Arqs

Antes e depois – uma transformação incrível!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

O tempo não pára e com ele ficam as marcas. Nas pessoas as rugas, nos edifícios fissuras. A área da reabilitação arquitectónica permite devolver nova vida a edificações cujas marcas se tornam evidentes com a passagem do tempo. Daí a sua importância não só para a preservação histórica mas também para a qualidade de vida do ser-humano. 

O projecto que hoje lhe vamos mostrar é uma restauração fabulosa de uma edificação muito especial. Da autoria do profissional Edgardo Esquiliano Arquitectura, a casa 505 é um exemplo maravilhoso de como é possível devolver juventude a edificações abaladas pela extensão temporal.

Não vai acreditar quando vir o antes e depois deste edifício tão único e especial. O que antes era uma ruína converteu-se num verdadeiro luxo de habitação. Verifique!

Fachada viva

A fachada é um dos elementos mais especiais e que mais caracteriza este edifício. A sua cor vibrante devolve à edificação toda a sua jovialidade e carisma. O cor-de-rosa significa ternura e está culturalmente associado ao universo feminino.

A fachada possui um desenho tradicional mexicano e a cor torna-a num elemento arquitectónico único! A pintura branca demarca os vãos e o contacto da fachada com todas as suas extremidades acentuando e delimitando assim o desenho da mesma.

O antes e depois

  por Esquiliano Arqs
Esquiliano Arqs

Fachada Principal

Esquiliano Arqs

A arquitectura possui a capacidade de transformar não só o espaço que esta abrange directamente, mas também o espaço público, o espaço que é, por excelência, de todos. Aí reside a sua função de carácter social que não beneficia apenas o utente da mesma, mas sim todos os cidadãos.

Esta imagem é realmente impressionante! Em baixo vemos o estado da fachada deste edifício antes da intervenção. O que antes era um espaço triste e abandonado é agora um local cheio de vida e cor que ilumina o espaço público.

Transformação incrível

Saltamos agora para a fachada posterior a qual se orienta para o jardim que também foi alvo de uma remodelação incrível. Uma vez mais, a perspectiva inferior mostra-nos uma época passada na qual o edifício se encontrava completamente degradado. 

Depois da intervenção o espaço ficou verdadeiramente irreconhecível! Ao invés de um jardim abandonado agora existe um grande e amplo espaço exterior com uma magnífica piscina e um relvado de meter inveja!

Interiores contemporâneos

No interior o ambiente transforma-se dando origem a um espaço sofisticado e contemporâneo. O mobiliário possui um design especial e gostaríamos aqui de destacar as modernas cadeiras cujo design é do conceituado arquitecto Mies Van Der Rohe.

Apesar de recatado, a grande perspectiva espacial termina no jardim com a vegetação como plano de fundo.

Um jardim perfeito e moderno

Terminamos este artigo num dos locais mais impressionantes desta habitação, o jardim. O seu desenho puro e geométrico demonstra uma atitude arquitectonicamente distinta que se prende com práticas contemporâneas da disciplina. 

A iluminação interior caracteriza também a fachada exterior ao deixar passar a luz artificial e quente por entre os grandes vãos. 

Não temos dúvidas de como esta é uma habitação perfeita que reúne todas as condições de habitabilidade necessárias. Esse é sem dúvida o maior poder da reabilitação arquitectónica.

O que achou desta reabilitação incrível?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!