Uma Sala, Quatro Áreas: Decoração Moderna, Elegante e Funcional | 8 Fotografias

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Apartamento NOIR (Design de Interiores), NURE Interiores NURE Interiores Salas de estar modernas
Loading admin actions …

A tecnologia, a nova forma como encaramos o trabalho e, por vezes, as circunstâncias – como foi o caso da pandemia – vieram tornar impreterível, para muitas famílias, a necessidade de ter uma zona de trabalho em casa.

Porém, nem sempre as casas dispõem de uma divisão para o efeito, o que significa que o espaço de trabalho surge, frequentemente, integrado na zona de estar ou no quarto.

Neste projecto, da autoria da NURE Interiores, o objectivo foi criar quatro zonas num só espaço: sala de estar, de jantar, escritório e hall de entrada. Os clientes eram um casal jovem, em que um dos membros trabalha muito a partir de casa, preferindo usar a sala como escritório do que ter um espaço à parte só para ele.

Em termos de estilo, foi pedida uma abordagem moderna com alguns toques vintage e tons neutros com alguns apontamentos de preto a criar um contraste. A madeira de nogueira está, também, expressivamente presente neste projecto.

O apartamento, com um ambiente e design acolhedor e exclusivo, situa-se no centro de Lisboa.

Vamos conhecer este espaço em detalhe.

1 – Sala de estar

A sala do apartamento dispõe de uma área assaz generosa que foi trabalhada com mestria e astúcia pela NURE Interiores.

As quatro áreas organizam-se com clareza dentro do espaço, sem que a funcionalidade comprometa a estética. O esquema cromático neutro empresta luminosidade e serenidade ao ambiente, sendo apenas interrompido pela sofisticação do preto e pelo calor trazido pela madeira da sala de jantar e do móvel de TV.

A sala de estar acomoda um sofá branco de linhas depuradas e com um encosto alto. Ao lado, surge uma mesa de apoio, tipo tamborete, complementada por um candeeiro de pé, também ele em preto. Em vez do típico candeeiro de mesa, as designers optaram por combinar a mesa com este candeeiro de chão, o que torna a composição mais original e distinta.

Em frente ao sofá, vemos uma mesa de centro, em vidro, cuja estrutura metálica reflecte a cor das estantes.

O tapete fecha o conjunto, circunscreve o espaço e reforça, claro está, o conforto do ambiente.

2 – Escritório

Mas como incluir uma zona de trabalho na sala? Com grande criatividade, as designers aproveitaram, para o efeito, o espaço disponível na retaguarda da zona de estar. Repare que o tampo da secretária fica perfeitamente alinhado, em altura, com as costas do sofá — um aspecto importante, visto que, se as proporções não funcionassem, perder-se-ia a harmonia do conjunto.

Destaque, ainda, para o design da secretária. O tampo em madeira, mais robusto e com um quê rústico, assenta sobre uma base de vidro moderna. O vidro, pela sua transparência, é um material que beneficia espaços onde se concentram muitas funções.

As duas estantes pretas vêm dar resposta a um dos pedidos dos clientes – o preto como apontamento contrastante – e trazem uma expressão forte à decoração.

3 – Sala de jantar

Os tons e os materiais vão-se ligando uns aos outros, o que se traduz numa decoração bastante coesa. Na zona de jantar, prepondera a madeira de nogueira presente na mesa e nas cadeiras que a rodeiam. O material é quente e aconchegante e o formato redondo da mesa contrasta com as linhas mais rígidas que encontramos do outro lado da sala. Além disso, é um formato que promove a conversa e a partilha.

Sobre a mesa, desemboca um candeeiro de tecto feito em palhinha de vime, um material que traz um pouco da natureza para o interior e transmite uma sensação de calma e aconchego.

4 – Hall de entrada

Terminamos no hall de entrada. Sabemos que o hall de entrada é o cartão de visita de uma casa e que deve, por isso, ser decorado com cuidado e praticidade.

Para o hall deste bonito apartamento, a NURE escolheu uma consola em acrílico com um design minimalista e elegante. Sob ela, encontramos duas banquetas que não só compõem o conjunto como são úteis para que os moradores se possam, por exemplo, sentar a calçar, a descalçar ou enquanto esperam por alguém. A decorá-la, está um conjunto de vasos e de espelhos redondos que se distribuem assimetricamente na parede.

A entrada dispõe, ainda, de uma sapateira que ajuda a manter o calçado – e o espaço – organizado.

Despedimo-nos, assim, deste projecto. Mas os nossos leitores não têm que se despedir já da NURE Interiores. Em baixo, deixamos-lhe os contactos do atelier:

  • Telemóvel: +351 924 290 435
  • Email: geral@nureinteriores.pt
  • Site: www.nureinteriores.pt (através do site, pode pedir o seu orçamento).

Recomendado: Projecto de Interiores Moderno, Leve e Requintado | 8 Imagens

O que achou deste projecto? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista