Pedras perfeitas para jardins de encantar

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

As pedras para jardim são um mundo imenso, sem fim, sendo que que estas podem ser aplicadas com mais ou menos estudo ou até de forma mais ou menos aleatória, sendo que o resultado traz sensações positivas e ajuda a calibrar os momentos da vida.

Os jardins são revitalizantes, são cheios de vida, proporcionam sempre momentos bons e tranquilos, e por vezes dão a surpresa de uma nova flor ou um novos habitantes dependendo da altura do ano.

As pedras, dependendo do seu tipo e forma, trazem sensações diferentes mas sempre com uma mais-valia transversal a todas: o facto de ajudarem a descarregar energias. Quem nunca ouviu um concelho da mãe, avó ou amigo, para quando o carro provoca aquela má disposição nas curvas, a dizer para colocar ambas as mãos numa pedra que se fica logo bem-disposto? A verdade é que este facto se deve à carga energética de cada pedra. O campo magnético da terra atua permanentemente durante a formação de todas as rochas e por isso são todas diferentes.

Além das pedras naturais para jardim, outra opção também muito utilizada são as pedras artificiais. Além de pouparem a natureza do desgaste da exploração em demasia, as pedras artificiais podem ainda ter outras vantagens. Além de economicamente serem mais interessantes, ainda existem nas mais variadas formas, cores e texturas, podem levar qualquer tipo de tratamento impermeável ou apenas são mais fáceis de encontrar.

As pedras para jardim, além de serem todas diferentes, podem ainda ser aplicadas de diversas formas, consoante o objetivo final.

Ficam 10 exemplos de como as pedras para jardim podem criar ambientes diferentes!

Mármore para o revestimento em jardins

Os jardins são muitas vezes utilizados para uso de lazer, quer seja com a criação de áreas de refeições ou estar, ou mesmo com a implementação de piscinas ou outras infraestruturas. As pedras para jardim ajudam no revestimento destas áreas e na concretização da área envolvente.

No caso desta imagem, o mármore é aplicado como pedra para revestimento da piscina no jardim, para a criação de uma zona com espreguiçadeiras para aproveitar o sol e outros bancos para a apreciação da área exterior.

Jardins sustentados por paredes de pedra

Parede e piso  por homify

Uma aplicação diferente das pedras em jardins é nas paredes de sustentação do jardim em si. Na criação de uma piscina, poderá ser do interesse do proprietário criar barreiras visuais para os mais curiosos, sem com isso chocar o ambiente que rodeia a mesma.

Assim sendo, revestir as paredes feitas para a colocação elevada de planta com pedra é uma solução inteligente e ideal para que não hajam contrastes desagradáveis de decoração.

Ambientes de relaxe com pedra no jardim

Colecção Equador 2015, marca "barbara osorio fabrics": Casa  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Colecção Equador 2015, marca barbara osorio fabrics

Pedroso&Osório

Criar ambientes é saboroso e ajuda a separar sensações dentro de uma casa ou jardim. Assim sendo, a aplicação de pedras de jardim na criação destes ambientes, com a ajuda de algumas almofadas ou têxteis é perfeito para conseguir obter-se diversas zonas dentro do mesmo local.

Pedras de jardim pequenas no chão, almofadas, um livro e uma chávena de chá poderão ajudar largamente na sensação de pertença a uma qualquer exuberante selva amazónica.

Pedras pequenas e pretas para a cobertura do chão

Jardim  por Gärten für Auge und Seele
Gärten für Auge und Seele

Mit Natursteinblöcken abgefangene Böschung

Gärten für Auge und Seele

As pedras calibradas para um certo tamanho e de apenas uma cor, escura, são extremamente uteis para a sua aplicação em zonas de um jardim onde se queira apenas ver as plantas escolhidas. A colocação de pedras de jardim de forma a cobrirem zonas completas de terra permite atrasar o crescimento de ervas indesejáveis. Veja-se o exemplo nesta fotografia das pedras pretas colocadas de forma a cobrir todo o terreno.

Fazer a conjugação destas pedras de jardim com outras maiores colocadas em patamares para uma ajuda na sustentação do terreno poderá ajudar bastante à criação da forma do canto plantado como ainda criar um ambiente bonito e cuidado.

Pedrinhas pequenas e brancas para os vasos da casa

As pedras para jardim podem também ser aplicadas nos vasos de casa. É possível obter-se pedras roladas e branquinhas de vários tamanhos, provenientes de leitos dos rios para que no jardim possam contar a sua história.

Cada pedra, dependendo da sua forma, passou por mais ou menos peripécias ao longo do tempo, e muitas vezes o resultado de deformações intensas ao longo do tempo provoca formas curiosas e belas para a decoração de um jardim.

Caminhos de pedra

Turismo Rural em Paredes de Coura : Jardins modernos por Escritorio de arquitetos
Escritorio de arquitetos

Turismo Rural em Paredes de Coura

Escritorio de arquitetos

As pedras de jardim podem ainda ter outra aplicação: a da constituição de caminhos de entrada para casas rústicas, como é o caso da imagem. Estes caminhos feitos em pedra no jardim podem fazer também apenas a ligação entre casas ou anexos do mesmo empreendimento, sendo que desta forma se cria um aspeto mais rústico na construção.

Esta é uma solução ideal para casas de serra, de campo ou mesmo na praia, onde a descontração chega à parte de fora da casa.

Bancos de jardim de pedra

Jardins modernos por Axios Arquitectos
Axios Arquitectos

Jardín, casa Kompa-Enríquez

Axios Arquitectos

Nesta imagem tem-se a aplicação de uma pedra artificial, perfeitamente cortada e polida, de forma a constituir bancos de pedra para este jardim. Desta forma o ambiente torna-se também informal mas já com um toque de moderno nesta zona de convívio que permite a formação de um espaço onde todas as pessoas se sentirão bem uma vez que todos os elementos fazem parte de uma linha só: o natural.

Fontes de pedra

Outra aplicação da pedra em jardins, muito utilizada anteriormente tanto nos jardins públicos como nos jardins privados das grandes casas são as fontes de pedra. As fontes de pedra são sempre sinónimo de elite e riqueza, mas são também criadoras de vida uma vez que juntam a água a um jardim.

A pedra aplicada em fontes assenta divinalmente já que uma vez mais conjuga perfeitamente vários elementos naturais: pedra, terra, plantas, animais. Tudo é vivo, e com água tudo floresce.

Os formatos e tamanhos das fontes de pedra num jardim são imensos e facilmente se obtém o modelo ideal para cada local.

Riachos de pedra no jardim

A pedra de jardim permite ainda a criação de riachos de aspeto natural que são agradáveis além de bonitos. A criação de um riacho poderá ser feita de forma a aproveitar uma linha de água pequena que passe no jardim de uma propriedade, desta forma promovendo a continuação saudável do decurso da fauna e flora locais, e ainda permitirá ter mais algumas espécies verdes do que seria possível sem a água corrente.

Troncos de pedra a nascer no jardim

Jardim  por homify

Um jardim com poucas plantas é consequentemente mais fácil de cuidar. Com a colocação de pedras de jardim para abrir caminhos de trajeto fácil ocupa-se espaço e ainda se abre uma porta para a aplicação da mesma pedra nos vasos utilizados para a colocação de algumas plantas decorativas.

As pedras de jardim permitem a formação de qualquer tipo de ambiente, sempre com uma beleza crua e limpa associada.

Relaxe e deixe aqui o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!