Uma casa única e encantadora!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Parece que encantadora, e sim, é. Mas também é muito especial. É uma vivenda localizada na província francesa que foi desenhada seguindo a disciplina asiática do Feng Shui, que significa vento e água. Esta disciplina também denominada por filosofia da arte, diz-nos como distribuir o mobiliário e objectos no lar, de maneira a que a energia flua de maneira harmoniosa e nos faça sentir bem.

Também nos aconselha e diz que elementos incluir e que cores preferir de forma a que os seus habitantes se sintam em plenitude nos interiores de sua casa. O projecto da casa de hoje foi feito pelos arquitectos franceses Taoin e mostram-nos como a arte do Feng Shui se adapta a qualquer estilo de casa e em qualquer lugar. Tome nota e inspire-se!

Um exterior discreto

Esta casa encontra-se rodeada de casas similares, sem dúvida, esta é a única e especial, a seleccionada para criar um interior cheio de harmonia. A fachada na cor branca contrasta com o laranja do telhado e as suas janelas pequenas coma quantidade de vasos e flores.

O jardim verde que a rodeia, assim como o pequeno e acolhedor terraço, convidam a entrar. O terraço está orientado a oeste a fim de poder desfrutar ao máximo o pôr do sol. Se observar com detalhe, poderá perceber como a entrada principal se abre totalmente para o jardim e para a rua. Vamos vê mais de perto…

Uma entrada convidativa

Aproximamos-nos da entrada principal para apreciar um recanto de cor forte, algo entre o laranja e o castanho, que contrasta com o resto da fachada que é branca, tal como portas e caixilhos de janelas.

Uma entrada quente e simples, composta com o necessário para receber dia a dia os proprietários e convidados. Através do exterior ficamos com uma ideia de como serão os interiores..mas será que essa ideia está correcta? Venha daí…

Cheia de curvas

Agora sim, estamos nos interiores. A sala surpreende-nos com formas curvas e cores quentes. Uma parede curva à entrada dá uma aparência suave e harmoniosa. Uma casa com interiores quase sem ângulos rectos e esquinas – quase toda arrendondada e circular. O tecto de cor branca, permite que a luz natural proveniente das janelas reflicta e ilumine os interiores. As cores amarelo, vermelho e laranja, são tonalidades quentes que criam um ambiente acolhedor. O mobiliário e a decoração são as suficientes neste espaço. Esta habitação em curvas é acentuada com o desenho e forma do pavimento, promovendo que a energia flua sem obstáculos. Recordemos que este aspecto seja o mais importante para o tema do Feng Shui – que tudo flua e siga um caminho natural…

Uma lareira ao centro – elemento chave de feng shui

Agora mostramos-lhe a entrada da casa de outra perspectiva. Aqui, nesta fotografia vê-se a lareira ao centro representando o elemento chave do Feng Shui, como se do centro do universo do universo se tratasse, mas aqui como centro da sala, da casa, conseguindo uma base de equilibro. Uma lareira é sempre um elemento que não deve faltar em nenhuma casa decorada com base nesta filosofia.

nesta casa, a lareira encontra-se localizada num canto circular marcada por paredes vermelhas, simulando o coração da casa. O piso em pedra natural foi feito em detalhe. O contacto com a natureza é importante para a disciplina Feng Shui por isso é importante agregar elementos e materiais naturais, como pedra, madeira, terra e metal.

Distribuição simples, harmoniosa e com significado

Na imagem do plano da casa vemos em detalhe como toda a distribuição foi feita. Observamos ao centro a lareira e o piso de pedra, daí tem-se acesso ás diferentes divisões que na sua maioria são amplas e abertas. A tradição do Feng Shui também tem em conta a direcção de forças invisíveis, como por exemplo, o vento aqui entra por sudeste. As únicas divisões fechadas com paredes são os quartos. A cozinha, o sala de jantar, a sala de estar são ambiente integrados e partilhados.

Neste plano vemos claramente o que a filosofia do Feng Shui ensina: um espaço dividido em 9 quadrados, o chamado quadrado mágico, ao centro a praça que corresponde ao coração de onde sai o fogo e de ontem vem a luz. O quadrado 1, a norte, é a água e corresponde à casa de banho. À esquerda, a sul, corresponde o metal, que é onde está a cozinha. 

Se gostou deste projecto e se gostaria de saber mais sobre decoração seguindo esta disciplina asiática, recomendamos: O poder do Feng Shui nas salas de estar!

Sabia da existência desta filosofia?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!