Jardins de inverno ideais para espaços de sonho

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

A nossa sobrevivência depende inteiramente no verde no nosso planeta. Os jardins de inverno na sala são os mais prazenteiros de desfrutar, uma vez que ajudam a relaxar todos os dias. Por isso é sempre importante ter plantas em cada divisão, e as salas não são excepção.

São as plantas que nos dão, além do oxigénio, a tranquilidade e a paz num meio citadino, frutos para comer, tubérculos para acompanhar, e ainda os aromas que tão bem sabem num prato feito com amor no final do dia.

Pensando de fora para dentro da caixa, aproveitar umas férias para viajar e ficar a conhecer uma selva do mundo é fantástico, tem-se conhecimento das várias espécies não só de plantas mas também de animais. Passear no parque da cidade e ver todas as semanas o crescer de mais um raminho é tranquilizador, e ajuda a apaziguar o ritmo frenético com que a semana passa. Em casa, ter um jardim de inverno na sala permite descontrair ao cuidar das plantas, escolher várias espécies de plantas para o compor, e ainda ver como crescem de dia para dia.

Escolher as espécies de plantas a aplicar no jardim de inverno na sala implica ter conhecimento da temperatura média a que estará a casa na maioria dos dias, cuidado constante de rega e limpeza, e por fim sempre muito amor. Em compensação, as flores poderão ser as mais fantásticas, e a selva acaba por crescer até à sala, criando sensações de bem-estar diárias.

A criação de um jardim de inverno na sala pode ser feita de variadas maneiras, com diferentes aplicações de certos materiais ou mesmo apenas com a plantação de plantas delicadas em vasos para interior.

Deixamos alguns exemplos do que um jardim de inverno de sala poderá ser.

Estufas de sala

Jardim  por Tabary Le Lay
Tabary Le Lay

l’invisible petite serre de Nantes

Tabary Le Lay

Nesta imagem apresentamos uma estufa, que pela sua construção e materiais é muito atraente como peça de mobiliário interior para a constituição de um jardim de inverno na sala.

Com uma estufa na sala existirá sempre um elemento decorativo fora do comum, é possível controlar temperatura e humidade por isso qualquer espécie plantada poderá tornar-se viável, e ainda se podem ter controladas todas as questões de sujidades.

Imaginar estar sentado no sofá, e ser apenas necessário levantar e dar uns passos para apreciar e cuidar do jardim de inverno é fantástico!

Salas com o jardim de inverno por cima

Nesta imagem, ainda que o jardim de inverno presente na sala seja quase impercetível, tem-se um resultado final diferente e maravilhoso. Com um jardim lá no fundo, digno de apreciações demoradas e pensativas durante os dias mais tranquilos seria impossível não querer a vegetação mais perto.

Sem ocupar qualquer espaço, o jardim de inverno nesta sala encontra-se no teto da mesma, sendo passível de ser visto pela aplicação de vidros e vigas metálicas no teto, onde a transparência do mesmo permite a visualização não só das estrelas, mas do jardim de inverno.

Jardim de inverno de fruto

Villa in Quinta da Marinha, Cascais: Jardins de Inverno clássicos por shfa
shfa

Villa in Quinta da Marinha, Cascais

shfa

Outra versão de jardim de inverno na sala que pode ser aplicada é o de fruto. Além de poder estar na sala com ligação à cozinha e sempre com um apontamento de verde presente, ainda haverá mais cor, da fruta que as árvores poderão dar.

Neste caso não existe preocupação com a temperatura do interior da casa, apenas com a exposição solar do local escolhido para a implementação da árvore de fruto escolhida.

Quer seja ela uma laranjeira para o pudim, limoeiro para o gin, ou pereira para o crumble, qualquer árvore trás vida à casa, e ainda contribui com o seu fruto para as refeições.

A cadeira dentro do jardim de inverno

Uma possibilidade de aproveitar um jardim de inverno na sala, como complemento do dia, é colocar uma cadeira de uso diário no próprio jardim. Desta forma o conforto está sempre presente!

Não esquecer que a cadeira deverá ser constituída de material adequado a estar exposto ás intempéries, ou que o jardim de inverno deverá estar totalmente abrigado de qualquer agente do tempo.

Um jardim de inverno exótico!

Esta imagem ilustra na perfeição o conceito de exotismo dentro da sala. Este jardim de inverno na sala foi constituído em vasos grandes para um bom espaço de crescimento das raízes das plantas escolhidas, e pela escolha e o crescimento das mesmas, poderá depreender-se que o objetivo era trazer a selva amazónica até esta sala.

Este jardim de inverno cria ainda uma barreira entre duas zonas distintas da sala: sala de estar e de jantar. Uma boa ideia de substituição para paredes!

Inverno vertical na sala

Os jardins de inverno podem ser feitos verticalmente na sala. Um jardim vertical é sempre diferente, ajuda sempre a complementar espaços que precisem de apontamentos verdes, e ainda permitem poupar espaço. Esta sala, com uma pequena zona exterior, acaba certamente por beneficiar de todas estas vantagens do jardim de inverno que está aqui aplicado.

Certamente a escolha de plantas deverá ser feita tendo em conta a disponibilidade de água no local mas escolhendo das plantas adequadas, este jardim irá estar sempre verde e bonito, florescendo sempre sem ocupar espaço ou ser necessário muito controlo de crescimento.

Salas relvadas

Esta opção presente na imagem de jardim de inverno na sala, é talvez a mais simples e a mais adequada a salas modernas ou minimalistas.

Esta é ainda uma excelente alternativa para quem tem ou está a pensar ter crianças em casa. Um pequeno espaço relvado, sem grandes pormenores decorativos por perto é o ideal para um pequeno jogo de futebol a 2, só por brincadeira.

Jardins de vaso

Nesta imagem, temos expressa com grande requinte a opção de jardim de inverno na sala mais aplicada em casas: o jardim de inverno em vasos. Desta forma consegue ter-se uma limpeza superior no espaço, consegue controlar-se melhor o espaço disponível para as raízes crescerem e por isso as plantinhas nunca danificarão o chão de casa, e a rega é ainda mais fácil.

Salas de trabalho no jardim

Jardim  por Tabary Le Lay
Tabary Le Lay

Un CUBE dans mon jardin

Tabary Le Lay

Montar uma sala de trabalho no exterior ou criar um jardim de inverno na sala de trabalho é o ideal se se procura tranquilidade para trabalhar, rodeado de natureza. O conforto de sentir o peso da natureza a desenvolver-se pacificamente com o tempo é ideal para trabalhar. Desta forma tudo fia em perspetiva, e as soluções aparecem.

Para aproveitar o sol de inverno

Para aproveitar o sol de inverno, nada melhor que um cantinho com um apontamento de jardim de inverno numa sala improvisada, temporal, e confortável para passar as tardes descontraídas de inverno.

Deixe uma pegada verde aqui!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!