O Espectacular Design de Interiores de um Estúdio T0 com Apenas 36m²

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Studio 36 m², Mariana Lourenço Interiores Mariana Lourenço Interiores Casas de banho modernas
Loading admin actions …

Não são raros os casais que, em início de vida conjunta, optam por arrendar ou comprar um estúdio. Esta tipologia tem várias vantagens: preço, aconchego, menos despesa a mobilar e a decorar, e mais rápido de limpar. Por outro lado, é desafiante organizar o espaço de forma a nele incorporar as diferentes áreas de uma casa: a de estar, a de dormir e a de cozinhar (a instalação sanitária é a única que tem o seu próprio espaço).

Quando assim é, nada melhor do que entregar o projecto a quem sabe. E foi o que fez o casal a quem pertence o estúdio que hoje lhe vamos apresentar. À designer, Mariana Lourenço, os clientes explicaram que queriam um espaço bem preparado para receber amigos e um ambiente sofisticado onde o quarto não estivesse totalmente fechado.

Para o efeito, o atelier desenvolveu uma marcenaria sob medida – para a separação de quarto e sala – porém, de forma a que televisão (num painel giratório) servisse os dois ambientes. Os projectos da cozinha e da casa de banho também foram desenhados pelo gabinete, de modo a que houvesse um melhor aproveitamento do espaço e também não prejudicasse as áreas para circulação.

Para optimizar o espaço e a percepção que dele se tem, foram, ainda, demolidas paredes existentes. Esta foi uma excelente solução para se obter mais luz natural e, ao mesmo tempo, dar leveza e fluidez aos ambientes.

Este projecto prova que, mesmo com orçamentos e espaços limitados, é possível criar atmosferas inteligentes e elegantes.

Curioso para ver o resultado?

Comecemos pela zona nuclear do estúdio: a sala de estar. A estante, que dispõe de vários nichos, foi construída à medida, prolongando-se até ao tecto. Para além de extremamente útil para arrumação e decoração, funciona, ainda, como volume para sectorizar o apartamento, visto que separa a zona de estar da de dormir.

Para a televisão, encontrou-se uma solução muito prática: como o aparelho está colocado num painel giratório, pode ser também virado para o lado do quarto (que fica por detrás da estante). Ainda que imponente no seu tamanho, a madeira clara e os nichos do móvel proporcionam-lhe leveza e permitem que os dois espaços se relacionem visualmente e que a luz natural atravesse facilmente o apartamento.

O estúdio foi decorado com móveis e peças modernas, seguindo um esquema cromático que privilegia tons claros. O sofá de canto rosa claro empresta um certo romantismo ao espaço e surge complementado por um fino candeeiro de pé dourado.

Ao fundo, a parede em pedra – ou com papel de parede a imitar pedra – traz uma nota de textura e rusticidade à decoração que se torna mais dinâmica e acolhedora. O tapete de fibras naturais fecha o conjunto e liga os grupos de móveis. A sala é iluminada por uma calha de tecto com projectores que tornam mais fácil direccionar a luz.

2 – Cozinha e zona de refeições

Os espaços pequenos tendem a beneficiar de paletas cromáticas mais claras, o que não significa que não incluam rasgos de cor mais arrojados. Na cozinha do apartamento, encontramos armários azul petróleo, uma cor que fica especialmente bem com o rosa claro do sofá e o dourado do candeeiro. É uma cor forte e vibrante que condiz com a personalidade e o estilo de vida de um casal jovem.

Para não sobrecarregar o ambiente, escolheram-se armários superiores transparentes, que quase passam despercebidos. Os acabamentos e os electrodomésticos são em prateado. A cozinha separa-se do resto do espaço por via de uma península que funciona como bancada para a preparação de alimentos e como espaço de arrumação extra.

A calha que pende sobre a península pode, também ela, ser usada para arrumação. As ervas aromáticas, na parede, e as plantas, rematam com frescura o conjunto.

Para a zona de jantar, optou-se por uma mesa redonda – que interrompe as linhas geométricas mais rígidas do design do espaço – acompanhada por cadeiras de madeira com encosto em palhinha. A madeira, especialmente neste tom quente, oferece ainda mais aconchego ao espaço. Sobre a mesa, pende um elegante candeeiro de tecto que, com a sua luz âmbar, torna o ambiente mais intimista e confortável.

Nota, ainda, para o espelho que reveste a parede da zona de jantar, melhorando a sensação de amplitude do espaço.

3 – Casa de banho

A casa de banho do estúdio foi desenhada com um duche italiano (com paredes revestidas a cerâmica e um nicho para se colocarem os produtos de higiene) e um móvel em madeira clara sobre o qual pousa um lavatório pequeno de linhas delicadas. Os acessórios são em cobre, uma cor quente e menos usual.

Em baixo, deixamos-lhe todos os contactos do atelier:

Recomendado: O Aconchego e a Doçura de um Quarto Montessoriano | Projecto em 3 Imagens

O que achou deste projecto? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista