6 Sistemas de Aquecimento do Futuro

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
CASA JL, HUGO MONTE | ARQUITECTO HUGO MONTE | ARQUITECTO Moradias Betão Branco
Loading admin actions …

É durante uma reforma ou construção que é mais provável procurar informações sobre sistemas de aquecimento, de modo a poder encontrar a melhor alternativa. Com a crescente consciência ecológica, há cada vez mais pessoas que se questionam obre os métodos de aquecimento do futuro.

Então, por que não apostar desde já nas energias limpas para cuidar melhor do nosso Planeta e aquecer melhor?

Nos próximos anos, devemos ver um crescimento de aquecimento a lenha, aquecimento a partir da energia solar, ou mesmo a gás. No futuro, as energias para o aquecimento deverão ser, cada vez mais, limpas, com o aumento do biogás e da energia solar, mas também através de novos processos.

Vamos falar mais sobre este assunto neste artigo, não perca!

1. Aquecimento a pellets

O aquecimento a pellets é um dos sistemas de aquecimento de biomassa. A primeira vantagem deste método é ser uma energia totalmente renovável, visto que o calor vem a partir da queima de combutível de pellets, feito por serragem da madeira.

Esta é uma solução que produz calor constante e atende aos requisitos de desempenho energético e ambiental.

O aquecimento a pellets funciona bem, durante todo o ano. Hoje, os pellets são mais baratos que os combustíveis fósseis, embora o seu preço tenha estado a aumentar, por causa da inflação atual.

2. Aquecimento doméstico por Wi-Fi

Gerir o aquecimento via WiFi é mesmo o futuro!

Uma das principais vantagens do aquecimento por Wi-Fi é a simplicidade de gerir o seu funcionamento. Através de uma app móvel, pode ligar o aquecimento à distância, onde pode também ativar o modo de férias ou ainda acompanhar a evolução do seu consumo ao longo de um determinado período.

A temperatura da divisão é constantemente medida e registada.

Nota: existem também aquecimentos inteligentes equipados com detetor de presença. Esses dispositivos reduzem, automaticamente, a temperatura do espaço em caso de ausência.

Pode adquirir um aquecimento inteligente que se liga ao seu smartphone por menos de 130€! Compre-o diretamente: aqui.

3. Energia solar

Aquecer de forma diferente, graças à energia eólica ou solar, é atualmente uma realidade.

Entre as energias limpas, a energia solar parece estar a atrair cada vez mais pessoas. É perfeitamente possível instalar painéis solares no telhado de casa ou no jardim, de modo a responder às suas necessidades diárias no lar. Existem ainda caldeiras solares, que permitem abastecer a casa com água quente e aquecimento central.

Graças a estes dispositivos, é possível cobrir até 60% das necessidades de água quente e aquecimento ao longo do ano.

Não há dúvidas de que este tipo de instalação poderá, no futuro, ser generalizado nas regiões mais relevantes.

4. Energia aerotérmica e geotérmica

Heat pump + solar Dynamic444 Casas de banho modernas Branco,Luz,produtos,Luminária,vermelho,Gás,Máquina,Cabo,Adaptador,Retângulo

O método aerotérmico e geotérmico extrai a energia calorífica proveninente da Terra, a pelo menos 60 quilómetros da superfície.

É um método de aquecimento ecológico e sustentável, com uma necessidade de energia elétrica quatro a cinco vezes menor, do que uma instalação baseada em aquecimento elétrico convencional.

Nota: A caloria é uma unidade de medida de energia, cujo símbolo mais comum é cal.

O ponto forte destas soluções é a sua excelente eficiência, nomeadamente no que diz respeito à energia geotérmica. Esta aproveita as calorias presentes no solo e, por isso, não depende de variações climáticas externas (como a energia solar ou eólica).

5. Biogás

Instalação de Bomba de Calor de Aquecimento Central - DAIKIN Klclima Garagens e arrecadações clássicas Aquecimento, Climatização, Bomba de Calor, Daikin

O gás, atualmente usado em caldeiras, é um combustível fóssil. Por isso, este método de aquecimento tenderá a desaparecer no futuro, a favor de energias mais limpas.

A matéria orgânica pode ser, efetivamente, metanizada e transformada em biogás (mistura de metano entre 55 e 70% e dióxido de carbono), seguindo um processo relativamente natural de fermentação anaeróbica. A recuperação de energia, a partir de resíduos, é um assunto incrível e que é alvo de muitas pesquisas.

Esta solução já existe e estamos a ver uma multiplicação de unidades de biogás. Não é um método de aquecimento alternativo, mas uma forma diferente de produzir energia na fonte.

Instalação Caldeira a Pellets CANTINA COMPACT e Bomba de Calor para AQS - WERTEC Klclima Corredores, halls e escadas clássicos Aquecimento, Caldeira, Pellets, Radiadores, Climatização, AQS, Bomba de Calor, Aquecimento de Águas

++ Descubra uma empresa especializada em sistemas de aquecimento: aqui.

6. Piso Radiante

O piso radiante elétrico é constituído por um cabo de aquecimento colocado no interior de uma betonilha flutuante. Não está diretamente na estrutura, mas sobre um isolante térmico, por isso, aquece de forma muito rápida.

Este tipo de aquecimento é ecológico e económico. Pode estar ligado a um sistema de caldeira, a lenha ou bomba de calor. Noutros casos, pode estar ligado a painéis fotovoltaicos, que captam o calor do sol para o transformar em energia, e fornecem 50 a 60% das necessidades de aquecimento.

Que tipo de aquecimento tem ou pensa ter no futuro? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista