Terraços  por FANSTUDIO__Architecture & Design

5 excelentes ideias para aproveitar a varanda

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As grandes casas, na sua maioria, estão rodeadas por pátios, jardins ou terraços. Pelo contrário, os apartamentos contam apenas com a existência de varandas. Se é dono de um apartamento com varanda, então está na hora de saber como pode tirar melhor proveito dela. A varanda pode levá-lo a pôr à prova a sua criatividade e engenho em termos de aproveitamento de espaço. Pode nela colocar plantas, uma churrasqueira, móveis para repousar ou até uma cama de rede. Tudo depende das suas necessidades, espaço e orçamento. Veja as cinco sugestões que lhe deixamos.

​Há sempre espaço para uma pequena churrasqueira

Se sempre pensou que viver num apartamento o impediria de ter uma churrasqueira, deixamos-lhe aqui a sugestão perfeita. Não tem que ter pátio ou jardim. Quando planear a sua varanda, assegure-se de que a construção tem um pequeno espaço onde colocar a área de churrasco que deve incluir um exaustor para que o fumo não se disperse para os andares adjacentes ao seu. Recomendamo-lo, igualmente, a informar-se sobre as normas do prédio onde vive no que a isto diz respeito.

​Na sua imaginação está o limite

A varanda do seu apartamento pode ter tão bonita quanto quiser. Tudo dependerá da sua imaginação e criatividade. Como vemos na fotografia, não se trata de uma varanda enorme. Tem, simplesmente, uma boa distribuição, um bom uso do espaço e fez-se a escolha correcta no que diz respeito aos móveis. A decoração é sofisticada e elegante. Os bancos e o piso são do mesmo material – a madeira – e as plantas complementam o conjunto.

​E que tal uma cama de rede?

Terraços  por Stúdio Márcio Verza
Stúdio Márcio Verza

Terraço | Varanda

Stúdio Márcio Verza

Num clima ameno como o de Portugal, não raros são os dias em que quererá tirar partido do sol. E que melhor do que uma cama de rede no exterior para repousar, ler um livro ou ouvir música? Arranje um bom suporte para a sustentar e escolha uma cama de rede com um bom tecido em termos de qualidade e estética. A melhor parte é que ela não precisa de estar lá sempre. Se precisar de mais espaço na varanda, pode removê-la e voltar a colocá-la mais tarde. Assegure-se de que ela não interfere com a distribuição dos móveis e que combina com o resto da decoração. Se gosta da ideia, visite o perfil do estúdio Márcio Verza.

​A varanda como parte do interior

Outra boa ideia para tirar partido da varanda é uni-la com a sala. Não tem que a fechar ou separar, pode tratá-la de forma a funcionar como extensão da sala de estar. Antes de mais, a abertura entre ambos os espaços deve ser generosa, em vidro e, de preferência, com portas de correr. Os móveis e a decoração devem manter a mesma linha e paleta cromática para oferecer esta sensação de homogeneidade.

​Um pequeno jardim

Para os amantes das plantas, nada como aproveitar a varanda para a criação de um jardim, mesmo que pequeno. Leve verde, cor e naturalidade para a sua varanda. Use diferentes vasos para colocar as suas plantas preferidas. Também pode colocar um móvel, plataforma ou escada e, em cada degrau, colocar um grupo de plantas. Pode, ainda, incluir relva artificial para obter um toque orgânico na sua varanda.

O que achou das nossas sugestões? Vai pôr alguma delas em prática?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!