Moradia Sintra: Casas de banho modernas por MRS - Interior Design

7 ideias para organizar a casa de banho

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Organizar uma casa de banho pode não ser tarefa fácil, principalmente para as pessoas que têm uma tendência natural para a desarrumação e o caos. Roupa espalhada, produtos de higiene sem sítio certo, conjuntos de toalhas de reserva atiradas à toa para dentro de um armário… isto para não falar do pânico que se pode instalar no lavatório, quando se misturam desmaquilhantes com escovas de dentes e produtos para o cabelo! Como sabemos, é muito fácil termos a casa de banho completamente de pernas para o ar e é por isso mesmo que hoje trazemos até si 7 ideias que o vão ajudar a organizar a sua casa de banho e a mantê-la assim. Claro que não há milagres e este é um processo que vai exigir um pouco de auto-disciplina da sua parte, mas estamos confiantes de que vão obter bons resultados! Para isso, tome nota das nossas dicas e… mãos à obra!

Aproveite ao máximo o espaço!

Casas de banho modernas por Patience Designs
Patience Designs

St John's Wood

Patience Designs

Se a palavra de ordem é organização, tem que começar com uma visão ampla da questão e ver todos os bocadinhos que pode aproveitar para conseguir atingir os seus objectivos. Debaixo do lavatório? No espelho? Um armário estreito e alto ao canto? A escolha é sua. Mas o importante mesmo é ver o que pode ser aproveitado para arrumação e como pode ser feito esse aproveitamento. Há as soluções mais óbvias e tradicionais, mas que não têm menos valor – pelo contrário: se são tão utilizadas, é porque realmente fazem sentido e cumprem na perfeição o seu papel. Estamos a falar de prateleiras por cima do lavatório, espelhos que abrem e se tornam pequenos armários, gavetas ou portas debaixo do lavatório. Este é o tipo de arrumação organizada que não retira espaço à casa de banho, pois aproveita zonas mortas para serem optimizadas. Ainda assim, há outros sítios que talvez não sejam tão intuitivos, mas que o ajudarão a ter uma casa de banho com ausência de caos e sempre preparada para receber as suas visitas!

Tabuleiro para a banheira

Se na sua casa de banho existe uma banheira, temos duas soluções para a manter organizada: a primeira, mais utilizada, são aqueles pequenos armários ou compostos de prateleiras que se aplicam na parede (normalmente a do fundo) ou num canto  e onde podemos guardar os champôs, condicionadores, gel de banho e todos os outros produtos necessários para os nossos duches. São super práticos e mantêm a banheira desocupada, facilitando a sua vida no momento das limpezas. Outra opção que tem são os tabuleiros que se fixam na própria banheira e que podem deslizar nela, conforme a necessidade. Dão um ar mais sofisticado à casa de banho e pode encontrá-los no mercado em diversos materiais! Sugerimos que opte por suportes em grade, para que a água que fica nas embalagens possa escorrer livremente sem se acumular nas prateleiras, evitando que tenha que as lavar de forma mais regular.

Aproveitamento dos nichos nas paredes

Casa em S. Pedro do Estoril: Casas de banho modernas por Ricardo Moreno Arquitectos
Ricardo Moreno Arquitectos

Casa em S. Pedro do Estoril

Ricardo Moreno Arquitectos

E por nichos podemos entender parapeitos de janelas ou reentrâncias que por vezes os construtores deixam propositadamente nas paredes. Se pensarmos bem, faz sentido aproveitar as paredes desta forma, uma vez que o espaço aéreo fica livre, dando a sensação de que a casa de banho aparenta ser maior do que realmente é. Independentemente da zona onde se encontram estes nichos, são óptimos para serem aproveitados para colocar produtos de higiene, escovas, toalhas limpas ou artigos decorativos (como plantas, que se encaixam bem em janelas para poderem apanhar sol).

Utilize caixas ou cestos de arrumação

Apartamento V.N. de Gaia: Casas de banho modernas por Kohde
Kohde

Apartamento V.N. de Gaia

Kohde

Sabe os mil e um pentes da máquina de barbear ou de cortar cabelo, todos os produtos de maquilhagem ou ainda o sem fim de artigos de manicure, já para não falar dos dois pensos rápidos que sobraram da última caixa e das embalagens meio vazias que sobraram do último champô e condicionador que não conseguiu gastar com a pressa de utilizar os novos? Pois bem: o andar à deriva disto tudo tem os seus dias contados! Adquira caixas (de cartão, de plástico ou de outro material qualquer à sua escolha) ou cestos para organizar todos estes artigos. Se tiverem tampa, ainda melhor, pois assim esconde a confusão que para lá vai e pode ainda empilhá-los sem prejuízo. Se sentir necessidade, pode etiquetar as embalagens para saber mais facilmente o que cada uma contém.

Arrumação debaixo do lavatório

Quinta de Cravel | 2008: Casas de banho modernas por Susana Camelo
Susana Camelo

Quinta de Cravel | 2008

Susana Camelo

A arrumação debaixo do lavatório é imperativa, principalmente em casas de banho pequenas. E o porquê é simples de explicar: se o lavatório já ali está a bloquear uma parte da divisão, por que não aproveitar a deixa para não perder ainda mais espaço? E pode fazê-lo de variadas maneiras: com um armário e portas até ao chão ou a deixar sobrar um espaço (para colocar a balança, por exemplo), gavetas ou gavetões (óptimos para ter toalhas ou pequenas caixas com produtos e artigos pequenos e que se perdem facilmente), o cesto da roupa suja ou ainda um assento que sirva de prateleira, ao mesmo tempo que está disponível para o seu real propósito.

Cada macaco com o seu galho!

Ou melhor, cada pessoa com o seu cabide – para não ferirmos susceptibilidades. Manter um espaço organizado passa não só por cada coisa ter o seu sítio certo, como também cada pessoa ter o seu sítio certo para colocar as suas próprias coisas. Isto facilita na hora da arrumação (se for uma família onde cada um tem as suas tarefas) e na hora da utilização dos objectos (uma vez que se a minha toalha é a da direita, nunca vou confundir e utilizar a da esquerda ou outra qualquer). Além disso, é uma óptima estratégia para que toalhas ou escovas dos dentes não se percam. O importante mesmo é incutir esta responsabilidade em toda a gente para que o sistema funcione a sério e não deixe ninguém ficar mal!

Considera que as nossas dicas o ajudariam a ter a casa de banho mais e melhor organizada?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!