Soberba Moradia no Restelo em 29 Fotografias

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Eclética e Sofisticada - uma moradia no Restelo, Spacemakers Spacemakers Salas de estar ecléticas
Loading admin actions …

É no Restelo, um dos mais calmos e agradáveis bairros de Lisboa, que se ergue a casa que hoje vamos conhecer. O projecto de interiores é da autoria da Spacemakers, o atelier que soube dar resposta ao desafio de remodelar, ampliar e optimizar esta casa de família, adaptando-a ao modo de vida contemporâneo sem, no entanto, a subtrair de personalidade.

As fotografias mostram-nos espaços fluidos, materiais de qualidade e soluções desenhadas à medida que se consubstanciam em ambientes pejados de detalhes que nos detêm e fazem suspirar — são eles, os detalhes, que dão corpo aos projectos de decoração e que reflectem verdadeiramente a personalidade de quem os habita e a criatividade dos profissionais que os pensam e executam.

Para saber mais sobre a Spacemakers, clique aqui. Mas, primeiro, venha connosco conhecer os cantos à casa.

1 – A Entrada

Começamos pela fachada principal da casa, um invólucro que manteve a sua traça tradicional, mas que esconde um interior sofisticado e original. A entrada é marcada por um grande arco que não só a protege como a torna mais apelativa e funcional.

As plantas emprestam cor, vida e frescura à entrada e harmonizam-se na perfeição com a porta de madeira cor de mel. A entrada é o cartão de visita de uma casa e esta faz-nos querer bater à porta e saber o que nos espera do outro lado.

2 – Hall de Entrada

A entrada permite-nos, de imediato, sentir o pulso à casa. Quando cruzamos a porta, entramos para um espaço amplo com continuidade visual para a sala e o jardim. A luz natural que penetra o ambiente, através da grande janela que rasga a sala, alcança o hall de entrada dando ainda mais destaque às peças que o decoram.

Nela, encontramos uma decoração ecléctica que mistura tons quentes, ricos e saturados com mobiliário de vários estilos. O candeeiro cor de beringela cria um statement neste ambiente e combina com as cores exuberantes das flores. O móvel tem uma estética mid-century – muito tendência – que concorda com as linhas modernas do interior da casa.

A entrada integra, ainda, uma banqueta estofada com um tecido aveludado cujo padrão irreverente percorre tons de dourado e azul. A banqueta assume a transição dos espaços, circunscrevendo, de certa forma, os limites do hall de entrada.

3 – Escadas

A escada metálica combina o calor e o conforto dos degraus em madeira de sucupira com a leveza e a presença límpida da transparência das guardas de vidro que permitem que a luz natural atravesse todo o espaço.

Mais do que um elemento funcional, as escadas também surgem como um elemento decorativo em si mesmas, não só pela combinação exímia de materiais, como também pela geometria dinâmica das suas linhas.

4 – Casa de Banho

Esta é a casa de banho onde todos gostariam de tirar aquela selfie para as redes sociais! Certo? As designers, num rasgo arrojado, aplicaram um papel de parede tropical cujo tom contrasta com a elegância do lavatório em pedra mármore e acessórios metálicos dourados.

Por ser um espaço exíguo, e essencialmente utilizado apenas pelas visitas, a casa de banho social é a divisão certa para se arriscar na decoração, escolhendo cores e padrões que, numa outra zona da casa, podiam acabar por saturar ao longo do tempo. A casa de banho – social ou não – é o espaço ideal para expressar ao máximo a sua criatividade e sair da sua zona de conforto.

Com a porta aberta, o papel de parede chama-nos logo a atenção e vemos como se relaciona com as cores presentes na entrada, especialmente na banqueta. Tudo pensado ao pormenor!

5 – Cozinha

O acesso à cozinha faz-se por via de uma porta de correr branca com um puxador metálico dourado e trabalhado. No interior, destaca-se o revestimento em cerâmica efeito mármore, especialmente com o picotado preto, um pormenor interessante que chama logo a atenção e traz mais uma camada ao design do espaço.

Por seu lado, o acabamento de madeira de nogueira torna a atmosfera mais acolhedora e confortável, uma característica importante, visto que a cozinha, mais do que um espaço de preparação de alimentos, também servirá para se fazerem refeições rápidas como, por exemplo, pequenos-almoços.

A cozinha dispõe de generosas zonas de arrumação, com armários que se prolongam do chão ao tecto. Os armários não são todos da mesma cor, o que torna o espaço mais leve e moderno, afastando-o daquela sensação de cozinha tradicional sobrecarregada com a presença da madeira.

Os detalhes dourados na iluminação decorativa enriquecem o espaço.

6 – Sala de Estar

Chegamos, enfim, ao núcleo social da casa onde a zona de estar e de jantar se encontram. Também aqui, o ambiente é ecléctico, acolhedor e rico em tons, padrões e texturas de inspiração tropical.

Note, porém, que estas cores e padrões funcionam, porque integram um ambiente com uma base neutra que se presta a ser trabalhado com atrevimento. O próprio sofá, de linhas simples e estofos neutros, é o epítome de equilíbrio, elegância e versatilidade.

O espaço é excelente para reunir a família e receber visitas, não só pelo conforto que proporciona como pela amplitude, luminosidade e abertura para o exterior.

7 – Sala de Jantar

Para a sala de jantar, a proposta do atelier foi utilizar uma mesa redonda extensível como compromisso de conforto para o espaço. Os formatos redondo e oval são uma boa opção para quebrar formas geométricas rígidas e tornar a decoração mais dinâmica.

A mesa não ocupa muito espaço e, pelo seu formato, promove a conversa durante as refeições. É uma peça sofisticada, com tampo em madeira maciça e pé metálico dourado.

O aparador alto, também em madeira trabalhada e com tampo em pedra, complementa e apoia a mesa. O candeeiro suspenso sobre a mesa fecha o conjunto.

8 – Piscina

A piscina e todos os arranjos exteriores, em virtude dos grandes vãos envidraçados, têm impacto no equilíbrio estético e sensorial das zonas interiores de estar e de jantar.

O espaço de recreação da casa surge como pano de fundo para a zona social e foi cuidado e decorado com simplicidade e minúcia.

9 – Quarto de Adolescente

Prosseguimos para a zona mais privada da casa e começamos pelo quarto do adolescente, um espaço que reflecte a transição entre a infância e a idade adulta, onde se salienta o uso de tons neutros e de mobiliário com linhas minimalistas e leves.

Escolher a cor ideal para um quarto de adolescente pode ser desafiante porque, nesta faixa etária, os gostos mudam rapidamente. O ideal é optar por uma base neutra que possa ser valorizada por apontamentos, mais ou menos coloridos, e adaptada à medida que o utilizador do quarto amadurece.

10 – Casa de Banho

Completamente revestida a cerâmica de tons claros e com acessórios pretos, esta casa de banho prima pela elegância e funcionalidade.

11 – Quarto

O quarto principal da casa tem um ambiente sereno e repousante que resulta da conjugação de vários tons neutros.

Entramos no quarto pelo closet que se desenvolve integrado num grande corredor. As portas brancas ganham expressão com os puxadores dourados. A luz natural entra profusamente nesta área, o que a torna ainda mais bonita. Porém, o cortinado voile assegura a privacidade e filtra a intensidade da luz.

A peça de excepção é uma banqueta de família, de estilo clássico, que o atelier recuperou, com acabamentos contemporâneos, ligando-a à nova decoração.

Ao fundo, a zona de descanso. As paredes são revestidas a papel de parede de tecido e enriquecidas com peças de arte contemporâneas.

12 – Casa de Banho da Suíte

A casa de banho da suíte transpira charme e leveza visual, sendo o uso da cor explorado no revestimento das paredes do duche. Os detalhes pretos contrastam com as cores claras e garantem a personalidade e a intemporalidade do espaço.

13 – Sótão

Terminamos no sótão, uma das nossas zonas preferidas da casa. O sótão – não raras vezes descurado – foi aproveitado como refúgio de leitura, trabalho e contemplação, tendo sido decorado com peças de arte e objectos que estimulam a criatividade.

É muito fácil imaginarmo-nos enroscados, neste confortável cadeirão, com um livro numa mão e uma bebida quente na outra, enquanto a chuva nos faz companhia lá fora.

Terminamos, deixando-lhe todos os contactos úteis da Spacemakers, a empresa que pode ajudá-lo a executar o seu projecto de sonho:

  • Morada: Rua Gonçalves Zarco, 19C L3, 1400-033 Lisboa, Portugal
  • Telemóvel: +351 21 415 102 1
  • Site: www.spacemakers.pt

Recomendado: Remodelação e Personalização Total num Apartamento Cheio de História – 25 Fotos Sublimes

Não se esqueça de deixar o seu feedback sobre mais um fantástico projecto da Spacemakers.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista