9 Dicas Para Proteger a Sua Casa de Chuvas Fortes

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Moradia Mendes, CS Coelho da Silva SA CS Coelho da Silva SA Casas modernas
Loading admin actions …

Quando é dado um alerta de mau tempo, a população deve ter em atenção os avisos das autoridades. Por norma, a primeira coisa a ser pedida é que as pessoas fiquem em casa. A circulação, especialmente em zonas ribeirinhas, em localizações historicamente mais vulneráveis e em zonas inundadas, é, obviamente, proibida e/ou desaconselhada.

Mas prepararmos as nossas casas para as chuvas fortes – que têm fustigado Portugal nos últimos meses – é, também, essencial para preservar a integridade das mesmas e a segurança de quem as habita e para evitar custos inesperados em reparações futuras. 

Hoje, deixamos-lhe 9 dicas úteis para preparar a sua casa para períodos de chuva forte. Tome nota.

1 – Limpe os sistemas de escoamento

Casa Ruby BMI GROUP Telhados de quatro águas

A primeira coisa a fazer é desobstruir os sistemas de escoamento das águas da chuva e fazer uma limpeza às caleiras, algerozes e bueiros. Quando estes sistemas são bem mantidos, as paredes, os tectos, as portas e as janelas ficam salvaguardados, visto que as águas pluviais são direccionadas para os ralos.

Ao longo das estações mais frias, verifique, com regularidade, a limpeza das calhas que, frequentemente, ficam bloqueadas com as folhas e detritos trazidos pelo vento. Certifique-se, porém, de que o faz em segurança e com o equipamento necessário. Se não se sentir à vontade, pode chamar um profissional para o efeito.

2 – Faça regulares manutenções do telhado

O telhado protege toda a casa, pelo que deve ser inspeccionado e mantido com regularidade. As telhas devem estar em bom estado e bem encaixadas umas nas outras e todas as fissuras ou rachaduras devem ser reparadas.

Mais uma vez, e por uma questão de segurança, recomendamos que contrate um profissional para fazer a inspecção do seu telhado antes de começar o Outono.

3 – Retire e arrume objectos que possam ser arrastados

Retire dos espaços exteriores todos os objectos que possam ser arrastados pelas chuvas (móveis de exterior, churrasqueiras, guarda-sóis, vasos, etc.). Arrume estes objectos num local seguro.

Caso não tenha essa possibilidade, tente perceber se há uma forma de os prender com segurança e firmeza a alguma superfície para que não cedam ao caudal provocado pelas precipitações fortes.

4 – Assegure a fixação de estruturas soltas

Da mesma forma, deve assegurar a adequada fixação de qualquer estrutura solta, designadamente andaimes, placards ou estruturas suspensas. Os ventos e chuvas fortes arrancam facilmente estruturas metálicas, chapas, revestimentos, e não só.

5 – Feche todas as janelas e retire vasos dos parapeitos

Todas as janelas e portas devem permanecer fechadas e ser retirados quaisquer canteiros e vasos que estejam nos parapeitos, para que não caiam.

6 – Resguarde os animais

Interior Dog Beds, Cloud 7 Finest Interiors for Dogs & Dog Lovers Cloud 7 Finest Interiors for Dogs & Dog Lovers Salas de estar modernas Acessórios e Decoração

Os animais de estimação devem ser mantidos no interior na casa ou noutro local seguro. Lembramos que ter um cão acorrentado em permanência viola a lei portuguesa em vigor sobre o acondicionamento de animais (Decreto-Lei n.º276/2001 e Decreto-Lei n.º315/2003).

Nas recentes cheias em Lisboa, muitos animais acorrentados morreram afogados e outros tiveram que ser salvos por equipas de resgate animal, bombeiros e protecção civil.

7 – Não se esqueça do exterior

Faça a poda das árvores para evitar danos maiores em dias de chuva e vento forte. Mantenha o jardim ou quintal limpos para evitar que pequenas folhas, ramos ou outros detritos impeçam o correcto escoamento da água.

Se mora numa zona mais afectada por cheias, pondere colocar uma protecção de madeira ou de metal à entrada da casa, cave ou rés-do-chão para travar a entrada de água. 

8 – Proteja as superfícies com um produto impermeabilizante

Use um produto para impermeabilizar materiais porosos como o tijolo, a pedra natural, a pedra artificial, argamassas de betão, entre outros. Este impermeabilizante mantém o aspecto natural dos materiais, permitindo a sua respiração e reduzindo a absorção de sujidade.

O produto evita, ainda, o aparecimento de mofo e algas. Aplique-o sobre superfícies limpas, secas, sem infiltrações, livres de pó, gordura, salitre e outras substâncias soltas. Pode comprá-lo directamente na Amazon clicando aqui em baixo em Comprar Agora.

9 – Desligue os aparelhos das tomadas

Durante as chuvas fortes, sugerimos que retire todos os aparelhos das tomadas até que a intensidade diminua. É frequentemente haver descargas, durante as intempéries, que podem provocar a interrupção do fornecimento de energia e danificar os seus electrodomésticos e aparelhos eléctricos.

Ponha em prática as nossas sugestões e proteja-se das chuvas fortes!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista