Decoradores de interiores portugueses: MUDA Home Design

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Apartamento AS - Sintra, MUDA Home Design MUDA Home Design Salas de estar modernas
Loading admin actions …

MUDA Home Design é um dos gabinetes queridos aqui da homify. Por ser português, pelo bom gosto exímio que se denota em cada um dos projectos, pela atenção ao detalhe, por cada espaço ser um espaço e ter uma personalidade distinta. Certo é que a MUDA não nos deixa de surpreender e não é por acaso que as imagens que nos vão chegando são usadas uma vez e outra e outra nos nossos artigos. Afinal de contas, todas elas são bons exemplos de como a MUDAnça faz bem a um espaço e, claro está, à mente. 

A direcção criativa da marca é feita pelas mãos da Vera Pontes que vive em Sintra. Oh Sintra… que melhor local para a constante busca de inspiração que não esta bela vila guardada pelo imponente Palácio da Pena? A Vera licenciou-se em Design de Interiores na ESAD – Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e veio, mais tarde, a debruçar-se sobre outras áreas que complementam os seus estudos como é o caso do Feng Shui e do Lighting Design (Projectos de Iluminação). Conta-nos, no seu site, que a parte mais prazerosa do ofício é testemunhar a felicidade de quem vai habitar o espaço onde a MUDAnça aconteceu. 

Mas, melhor que as nossas palavras falam as dez imagens de projectos da MUDA que lhe deixamos no artigo de hoje. 

Tropicalidade

A doce Madalena queria um quarto novo. É adolescente e já não se identificava com o espaço onde dormia, ainda infantil, com muitos bonecos e uma paleta cromática sem fio condutor específico. No entanto, a “MUDA aconteceu-lhe” e este espaço, muito pouco personalizado, transformou-se. A Madalena tem, agora, um quarto de menina crescida, com uma decoração de excelência e uma atmosfera serena e aconchegante inspirada na tropicalidade. A parede pinta-se num suave tom salmão e a cabeceira de cama sobressai pela composição inusitada com que os quadros foram pendurados. Na cama, uma almofada com um flamingo de óculos-de-sol empresta ao quarto o descomprometimento e diversão que devem caracterizar uma decoração pensada para um jovem. A ladear a cama, uma mesa de cabeceira redonda e rústica que contrasta com a mesa alta e suspensa que, do outro lado, compõe um “recanto de vaidades” perfeito. Repare no banco que foi escolhido para o conjunto com um estofo forrado a verde água, um detalhe fresco que surge enquanto apontamento de cor que se harmoniza com as almofadas que decoram a cama. E como num quarto tropical não podia faltar o sol, chamamos, ainda, a sua atenção para o espelho emoldurado a dourado. Quão bonito é este quarto? Que Madalena cheia de sorte!

O escritório para a mãe e para o filho

A definição de “família” na parede lança o mote para este escritório, idealizado para ser partilhado entre mãe e filho. A secretária divide-se por uma fileira de gavetas e as cadeiras, uma preta e outra branca, ainda que do mesmo estilo, marcam zonas de trabalho distintas. Esta sala de trabalho sobressai pela organização exímia, um aspecto importante no que toca a criar uma atmosfera propícia a uma boa produtividade. Um escritório simples, agradável que nos deixa mais uma prova de que “menos é mais”.

Ao ar livre

Este espaço exterior é o epítome da perfeição paisagista. Senão vejamos: a iluminação aparece eximiamente colocada aos pés do canavial criando um jogo de luz, sombras e formas que não só enriquece o espaço, como o torna acolhedor; o mobiliário é leve, fresco e confortável, ideal para “outdoors”; o puff aparece com uma mesa de apoio mais baixa, em verga, e a cadeira branca, de linhas modernas, beneficia da colocação de uma mesa mais alta; o pavimento em deck é sempre uma boa escolha para exteriores; não falta, ainda, uma manta para que se possa usufruir do jardim, mesmo nos dias menos quentes. Convencidos? Nós estamos. De salientar a escolha do bambu enquanto vegetação, uma planta forte e de fácil manutenção que fica igualmente bem no interior de uma casa.

Uma sala romântica

Vamos, agora, até à sala de estar deste apartamento em Sintra. O sofá dispõe de uma chaise-longue o que o torna ainda mais confortável. Enquanto mesa de centro, vemos uma otomana. Uma solução original para cumprir este propósito que traz elegância pelo facto de ser em tecido. Pode, naturalmente, servir também como repousa pés. O azul celeste prevalece neste espaço, mas é intervalado por apontamentos em coral. Juntos, emprestam a esta sala suavidade e romantismo. E por falar em romantismo, tome nota das banquetas em madeira trabalhada que, lado-a-lado, formam um cenário perfeito para namorar – ou tão-somente relaxar – com uma chávena de chocolate quente a balançar entre as mãos junto à lareira. Já estamos embriagados pelo Outono, não já?

E no último andar, há isto:

Há muito que os sótãos deixaram de ser, apenas, os “guardadores” de memórias. Pelo contrário. É cada vez mais frequente vermos sótãos transformados em lofts, espaços de trabalho ou zonas de lazer como quartos ou salas multimédia.

Na imagem, um loft em Sintra. A cama aparece estrategicamente posicionada na zona onde o tecto é mais inclinado o que nos dá, por isso, uma sensação de maior privacidade e conforto. A cabeceira da cama serve como “parede” a uma cómoda que constitui uma zona de arrumação que importa e vem sempre a calhar quando o espaço é escasso. Ao lado da cama, há uma zona de estar que é bastante perceptível, mesmo sem a existência de paredes a apartá-la da zona de dormir. Os tapetes e a decoração em tudo contribuem para essa percepção de espaços diferentes. A paleta cromática é neutra pontuada alguns elementos de cor em tons de azul petróleo e coral. Ainda que não se veja nesta imagem, há ainda uma zona de trabalho atrás da sala de estar. Um espaço multifuncional que resulta pelo bom gosto, “sensibilidade e bom senso” depositados na decoração. Ainda acha que o seu sótão não serve para nada?

Inspiração marítima

Desta vez, mostramos-lhe a decoração de um quarto do NiceWay Cascais Beach Hostel e não de uma casa particular. O tema que serviu como inspiração é evidente: a praia! Há vários elementos que o confirmam. A almofada onde lemos “beach”, o pequeno quadro com uns muito sugestivos “salty kisses”, a cabeceira da cama que nos lembra uma esteira e as mesinhas de cabeceira que mais não são do que suportes de cordas marítimas tingidos a azul. Fresco, divertido e leve, é o tipo de quarto onde nenhum de nós se importaria de ficar acomodado durante as férias de Verão e que nos relembra a excelência do turismo em Portugal.

Serenidade

As cores que escolhemos para o nosso quarto têm mais influência na qualidade do nosso descanso do que possamos imaginar. Os tons demasiado vibrantes, por exemplo, e salvo excepções, devem ser deixados para outras zonas da casa. O “Quarto Atmosfera”, decorado com um estilo ecléctico, convida a uma boa noite de sono. As almofadas de vários tamanhos, os têxteis escolhidos e a mantinha aos pés tornam a cama muito confortável. Os candeeiros com pé em cerâmica verde água e abajures coloridos e texturados surgem enquanto nota de cor nesta divisão que se evidencia pela sobriedade dos neutros.

Uma volta ao mundo

Eis uma decoração moderna e sóbria para um quarto de homem. Os quadros na parede dão-nos conta de uma pessoa que gosta de viajar e conhecer novas culturas pelo que o tema que serviu de inspiração para decorar este espaço não podia vir mais a propósito: terra colonial. Vemo-lo não só pela paleta cromática em tons terra, como também por via dos objectos decorativos no aparador como o globo, a jarra de laivos étnicos ou o banco em madeira. O moderno candeeiro de pé contrasta com estes elementos plenos de rusticidade e traz ao quarto sofisticação.

A tradicionalidade reinterpretada

Nesta sala de jantar, a tradicionalidade foi reinterpretada e trazida até uma estética mais contemporânea através do jogo de cores entre o louceiro, a mesa e a cadeira. Tivessem estes móveis sido deixados em castanho e o conjunto agradável que agora vemos, seria escuro, pesado e sem graça. Assim, sugerimos-lhe que pense duas vezes antes de deitar fora os seus móveis antigos. Pintá-los de outra cor ou, no caso das cadeiras, estofá-las com um novo tecido, pode ser suficiente para lhes dar uma nova vida! Já agora, tenha em conta a paleta cromática escolhida para revestir esta divisão. O azul, o dourado e o coral é uma combinação de que, possivelmente, não nos lembraríamos à partida mas que funciona requintadamente.

Personalizar a cabeceira da cama

homify Quartos modernos Camas e cabeceiras

Uma cama grande e um quarto pequeno não são indissociáveis. Veja-se este exemplo em que a cabeceira de cama se prolonga em toda a largura deste quarto e inclui mesas de cabeceira que, por serem suspensas na própria estrutura da cama, não ocupam qualquer espaço. Cumprem, ainda assim, o seu propósito para suporte de livros ou outros objectos pessoais que não dispense ter junto a si.

De qual dos projectos da MUDA Home Design gostou mais? Que parte de sua casa gostaria de ver transformada por este atelier?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista