Uma moradia que é um espanto!

anadomenti anadomenti
Casa QE148, Cecyn Arquitetura + Design Cecyn Arquitetura + Design Garagens e arrecadações modernas
Loading admin actions …

Com uma mochila às costas por entre o clima tropical do Brasil, a homify 360º de hoje irá apresentar-lhe uma moradia excepcional. Trata-se de um projecto da autoria de Cecyn, um atelier de arquitectura e design localizado em Santa Catarina. Apesar de focados maioritariamente nas imagens do exterior desta moradia, garantimos presenteá-lo com imagens dos espaços interiores e a potencialidade que os mesmos apresentam. Está preparado para mais uma viagem virtual na nossa companhia?

O programa habitacional

Esta moradia unifamiliar localizada em Joinville e cuja obra foi finalizada em 2015 é constituída por dois pisos por entre os quais é distribuído o programa funcional numa área construída de 263,54 m². Tal como seria de esperar, as divisões mais públicas da casa destinadas ao lazer distribuem-se por entre o piso térreo facilitando desta forma o contacto com o jardim e para o jacuzzi localizado no exterior.

Já os espaços mais privados da casa, por entre os quais se destacam dois quartos, uma suite e um home theater localizam-se no segundo piso . Ao estarem localizados no piso superior, para além de poderem desfrutar de uma vista incrível sobre o verde da envolvente, possuem uma maior privacidade.

A fachada da casa

A fachada da casa desta fantástica habitação unifamiliar é extremamente dinâmica. Para além das diferentes formas que aqui se podem encontrar, esta fachada é também muito rica em materiais. Para além de revestida a tinta de um tom terra e branco, o volume que engloba a escada que conecta os dois pisos é revestido em pedra. Para além destes materiais, o vidro também tem grande destaque aparecendo não só nos vão mas também na guarda da varanda. Uma enorme porta em madeira demarca a entrada para esta casa.

Um pequeno jardim

Ainda na fachada virada para a rua, é possível observar o cuidado que se teve para o arranjo do exterior. Em sintonia com a fachada, surge aqui um mini-jardim, que nos encaminha para a porta de entrada através de umas pequenas lajetas em betão. Ao longo do grande envidraçado que dá para o hall de entrada, pequenos arbustos garantem o compasso aqui pretendido. Duas pequenas palmeiras vão ganhando vida por entre o verde deste pequeno jardim encantador e a restante natureza da envolvente.

As boas vindas na casa

Já no interior, observe como a porta de entrada tem um tamanho standart! Aquilo que pelo exterior parecia monumental, torna-se agora numa porta típica de uma habitação unifamiliar. Aqui, para além da porta em madeira ter bastante destaque, o elemento principal é o grande envidraçado já observado nas imagens anteriores que remata um dos cantos desta casa. Para além de assumir esta característica bastante singular, assume uma grande dimensão. Desta forma, a luz natural penetra o interior do edifício a partir deste vão imenso, transformando este hall de entrada com duplo pé-direito num espaço absolutamente incrível. 

Pequenos detalhes

Como não poderia faltar num projecto tão bem feito como este, não poderíamos deixar de mimá-lo com alguns detalhes muito particulares que definem esta casa no interior. No corredor, por entre o branco das paredes e tecto e o laminado em madeira maciça que reveste o chão, um jogo entre volumes é adicionado a parte de uma das paredes. A parecer-se com uma mesa de xadrez onde o branco assenta sobre o branco, esta foi uma solução fácil, barata e eficaz para dar vida a um espaço em troco de utilizar um quadro, um espelho ou outro elemento que poderia caracterizar esta divisão.

A luz natural… e a artificial

Tão importante como os grandes vãos que possibilitam a entrada de luz natural dentro dos compartimentos desta moradia, é importante também a luz artificial. Aqui, em vez de terem sido utilizados os banais candeeiros suspensos, foi utilizado um tecto falso de forma a incorporar a iluminação artificial. 

Gostou deste projecto tanto quanto nós? Deixe-nos aqui a sua opinião!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista