Arrendar ou Comprar Casa Mobilada: Prós e Contras

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Decoração Sala de Estar, Aqui Há Peça Aqui Há Peça Salas de estar minimalistas Cerâmica Turquesa
Loading admin actions …

Já alguma vez mudou de casa? Esta será talvez uma pergunta redundante, porque no mundo actual a mudança é quase inevitável, mas é pertinente para o tema deste artigo.

Se sua resposta foi sim, provavelmente já experimentou todo o stress e trabalho intenso que implica mudar todos os móveis e electrodomésticos pesados para uma nova casa, e é por isso que está aqui a ler este artigo homify.

É que a mudança não implica apenas carregar tudo para a nova casa, seja arrendada ou comprada: provavelmente também vai ter de voltar a montá-los e, de certeza, que vai ter de fazer medições para descobrir se eles cabem no seu novo espaço! É no mínimo um trabalho moroso e duro! E é uma das razões que faz muitas pessoas ponderarem a compra ou o arrendamento de casas mobiliadas!

Na verdade, as casas mobiladas estão a começar a tornar- se num instrumento valioso de atração de clientes, por parte de imobiliárias, vendedores e arrendatários.

Mas será que comprar ou, sobretudo, arrendar uma casa já mobilada é a resposta para as suas necessidades? Venha connosco ver as vantagens e as desvantagens desta situação. Se está prestes a mudar de casa pode ser-lhe muito útil reflectir sobre este assunto!

Nota: as imagens usadas neste artigo são meramente inspiracionais e nada têm relacionado ao tema em questão.

Que mobílias podem estar incluídas numa compra ou arrendamento

Na venda de uma casa mobilada qualquer cenário é válido: podem ficar na casa todos os móveis que o cliente vir na visita, ou serem excluídos alguns elementos, a acordar com o vendedor.

Será sempre uma situação de mútuo acordo entre ambas as partes e o valor dos móveis pode estar incluído no valor da compra ou negociado à parte.

No caso dos imóveis para arrendamento, o caso é bastante diferente. Aqui os móveis incluídos serão aqueles que o arrendatário quiser incluir, embora possa haver uma negociação entre ambas as partes para incluir mais móveis, o que pode impactar no valor da renda.

No arrendamento, há vários factores que influenciam os móveis disponibilizados, sendo a gama do imóvel a arrendar o mais preponderante.

Normalmente, os apartamentos mobiliados para arrendar vêm com móveis básicos, como sofá da sala de estar e mesa de centro, mesa e cadeira de jantar, cama e cómoda ou armário, utensílios básicos de cozinha e armários. Alguns também podem incluir também máquina de lavar roupa, máquina de lavar loiça e outros electrodomésticos. Com sorte alguns incluem também equipamento para Internet.

Numa situação mais desfavorável, os móveis incluídos são sobras de anteriores habitações. No entanto, as coisas que estão nas casas mobiliadas para arrendar dependem muito do proprietário, do aluguer e da procura de mercado.

Vantagem de arrendar uma casa mobilada – as estadias curtas

O arrendamento de curta duração está a aumentar cada vez mais, com o aumento de trabalhos de curta duração e com o aparecimento dos chamados nómadas digitais.

Nestes casos, optar por uma casa já mobilada é uma questão de bom senso, pois não vai querer realizar mudanças a cada ano ou mês. Muitos senhorios também preferem esta situação, porque leva a contratos com termo certo, mais seguros.

Vantagem de comprar ou arrendar casas mobiladas – adeus às mudanças pesadelo

Seja porque comprou uma casa nova já recheada de móveis lindos, como esta da imagem acima da RIMA DESIGN, ou porque arrendou uma casa completamente mobilada, a sua mudança será sempre muito mais fácil.

Mudar-se vai resumir-se a relocalizar apenas os seus pertences pessoais e decorações preferidas, dizendo adeus a móveis e eletrodomésticos pesados.

Desvantagem de comprar ou arrendar casas mobiladas – o seu gosto pessoal pode não coincidir com todos os móveis existentes

Esta é uma desvantagem de peso, sobretudo das casas arrendadas, porque nas casas compradas pode sempre comprar apenas aquilo que lhe agradou no lote disponibilizado pelo vendedor.

Nas casas arrendadas, o caso é mais complicado. Com todas as vantagens poderá ter de viver numa casa com um estilo que não lhe agrada. Já para não falar de móveis velhos e feios, mesmo!

O nosso melhor conselho é que faça uma extensa busca, acompanhado por profissionais do ramo imobiliária, para encontrar uma casa que lhe agrade mesmo, sobretudo se vai gastar muito dinheiro com a renda.

Desvantagem de arrendar uma casa mobilada – o preço da renda

Esta desvantagem não tem muito a dizer: obviamente, a renda de uma casa totalmente mobilada será mais elevada.

Desvantagem de arrendar uma casa mobilada – o estado dos equipamentos

No momento em que começa a habitar numa casa arrendada, totalmente mobilada, passará a ser responsável pelo seu estado. Os estragos e o desgaste que não for considerado como normal serão cobrado através da caução, podendo mesmo perdê-la na totalidade.

O nosso conselho é que fotografe todos os pequenos defeitos dos móveis e que peça ao arrendatário para fazer a mesma verificação, assinando mesmo um documento onde se assume o estado das coisas à entrada do inquilino.

No caso do electrodomésticos, a verificação do estado de conservação é ainda mais importante. Verifique tudo desde o estado até às garantias de equipamentos novos. Este pode realmente ser um factor que o pode fazer gastar bastante dinheiro e ter muitos aborrecimentos. E cuidado com as reparações DIY, que podem danificar os equipamentos e, ao invés de lhe pouparem dinheiro ainda vão cancelar a garantia e criar problemas com o senhorio.

Leia também o artigo ’10 Coisas a Saber Sobre Casas Arrendadas’.

Que lhe parece a ideia de arrendar uma casa mobilada?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista