8 Ideias para Deixar a Sua Cozinha Tradicionalmente Portuguesa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
CONVENTO DOS INGLESINHOS, Staging Factory Staging Factory Cozinhas modernas
Loading admin actions …

É óbvio que cada país tem o seu próprio estilo para decorar a cozinha. Um estilo que reflete a mentalidade e cultura particular da região. De qualquer forma, devido à vasta oferta decorativa nos dias de hoje, somos tentados a encontrar ideias e estilos de decoração de outros países, que sejam atrativos e mais charmosos.

Contudo, neste artigo, escolhemos o estilo português. Este estilo é muito bonito, familiar e caloroso. Apresenta detalhes únicos, com história e elegância. A ideia de uma cozinha portuguesa é deixá-la bem acolhedora, mas sem perder a beleza e elegância, que tanto se valoriza nos dias de hoje.

A cozinha portuguesa é das melhores do mundo, muito saborosa e reconfortante, por isso, o próprio espaço deve espelhar estes sentimentos. Neste artigo, a homify partilha mais abaixo alguns projetos de cozinhas portuguesas que podem inspirá-lo e deixá-lo com água na boca. Não perca pitada!

1. Tirar partido de espaços antigos e particulares

S Vicente Guesthouse II (2nd floor), CASCA CASCA Cozinhas pequenas Azulejo tiles cabinet stone curves stucco marble countertop wood

Num projeto de remodelação, a ideia é modernizar e deixar os ambientes mais confortáveis, mas sem perder a essência do passado. Tire partido dos elementos que já existiam, que contam história, como os antigos fornos. Tornam os espaços mais autênticos e cheios de caráter.

Outro exemplo, onde a cozinha foi remodelada, mas não perdeu os marcos do passado, deixando-a com tradição portuguesa.

2. Azulejo português

Se há um revestimento que caracteriza bem o estilo português é o azulejo azul e branco. Por isso, se quiser uma cozinha tradicionalmente portuguesa, não hesite em revesti-la com estes azulejos tão bonitos.

Pode optar por destacar apenas um elemento na cozinha, tal como a ilha de cozinha.

3. Decorar com loiças

A decoração desta cozinha é ousada e de caráter profundo. Existem vários detalhes marcantes, que permitem criar o estilo pretendido, sendo que os pratos azuis e brancos enaltecem toda a beleza da cozinha. Uma relação profunda entre o espaço e as peças escolhidas. Sem dúvida com alma portuguesa!

Há marcas portuguesas que se destacam pela sua essência e qualidade, é o caso da marca Aqui há Peça, onde criam peças feitas à mão e cheias de tradição. Se procura uma cerâmica para embelezar a sua cozinha, não hesite em adquirir este incrível jarro com cabo decorado – aqui.

Se os seus avós ou pais não tiverem estes pratos, pode encontrá-los perfeitamente em lojas de segunda-mão ou em feiras de velharias. De certeza que fará um bom negócio, para dar à sua cozinha um toque português!

4. Reaproveitar e transformar peças antigas

Numa cozinha tradicional portuguesa imaginamos um móvel recuperado, como uma prateleira, estante, vitrine ou outro.

Veja aqui, como pode transformar móveis antigos: DIY: Como restaurar móveis antigos de madeira?

Outro exemplo, de uma peça antiga numa cozinha tradicionalmente portuguesa. Uma mistura incrível do passado e do presente.

5. Decorar com frascos e recipientes

As cozinhas de outrora tinham sempre este tipo de frascos à vista, com a farinha, o acúcar, o sal… Por isso, para reavivar memórias, pode colocar na sua cozinha típica portuguesa, alguns frascos decorativos, numa prateleira, vitrine ou estante.

Pode optar por peças com um design mais atual: aqui.

6. Optar por mesa grande e familiar

Uma cozinha tradicional portuguesa remete-nos para a família e o convívio, por isso, idealizamo-la com uma mesa grande. Se a sua cozinha não for muito grande, pode sempre optar por uma mesa extensível.

7. Plantas aromáticas

A nossa gastronomia é cheia de sabores, que despertam as papilas gustativas. Gostamos de temperar e usar ervas variadas, por isso, na sua cozinha não hesite em ter várias plantas aromáticas à vista, para ter tudo à mão de semear, enquanto confeciona deliciosos pratos portugueses.

8. Revestir com ladrilhos hidráulicos

Os ladrilhos hidráulicos são revestimentos tendência, quer no design de cozinhas, como de casas de banho. O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento produzido, artesanalmente, à base de cimento, existem disponíveis no mercado em diferentes padrões geométricos e de várias cores. Podem ser aplicados no piso e/ou nas paredes, pois tudo depende do resultado que pretender.

Este revestimento é resistente e perfeito para enaltecer o estilo português, numa cozinha.

Gosta de uma cozinha com alma portuguesa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista