Recuperação e Ampliação de Moradia Campestre – 11 Imagens de um Sonho Tornado Real

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Recuperação e Ampliação de Moradia, darq - arquitectura, design, 3D darq - arquitectura, design, 3D Casas unifamilares
Loading admin actions …

Há tantas casas esquecidas e decrépitas por essas aldeias de Portugal… São casas antigas, por vezes sem grandes condições de habitabilidade, mesmo quando eram novas, mas que viram crescer gerações.

As voltas da vida fizeram com que os seus habitantes as abandonassem. No entanto, o seu potencial continua lá, cheio de promessas de futuro para quem souber visualizá-lo… Seja uma herança de família, ou uma mudança radical de estilo de vida, estas casas são um investimento maravilhoso quando se encontram os profissionais certos para fazer a sua reabilitação!

Nós na homify não sabemos qual foi a história da casa do artigo de hoje, apenas sabemos que a DARQ – ARQUITECTURA, DESIGN, 3D fez magníficos planos para a mesma e está a executá-los com toda a dedicação. Venha conhecer este trabalho (ainda a decorrer) e imagine tudo o que a velha casa na aldeia dos seus avós ainda tem para lhe oferecer!

A casa, a empresa , o projecto

Os planos para esta pequenina casa de campo, com um ar desolado e aparentemente pouco para oferecer, começaram em 2016.

Foi nessa altura que os clientes procuraram os profissionais da DARQ – Arquitectura, Design e 3D em busca de um plano que não só ressuscitasse a casa, trazendo-a para o século XXI, mas que lhe adicionasse também um extra. Ou seja, para que pudesse responder a requisitos de habitação mais exigentes (nomeadamente no que respeita ao número de habitantes).

O desafio foi prontamente aceite por esta empresa de arquitectura, acabada de nascer na mesma altura e ávida por mostrar ao mundo toda a sua capacidade de trabalho e potencial humano.

Sim, porque desde a sua génese pela mão da arquitecta Diana Correia Falcão, a DARQ – Arquitectura, Design e 3D foi munida de uma equipa multidisciplinar, capaz de conduzir o projecto desde a concepção até à concretização em obra, e também de oferecer serviços complementares como modelação tridimensional, design e publicidade e desenvolvimento de mobiliário específico!

Desde a leitura imediata dos requisitos da intervenção o destino desta casa começou a traçar-se e a ajuda não tardou.

Esboçando o futuro

O primeiro passo tratou de esboçar o futuro e, apesar de ainda incipiente, já se vê neste desenho uma união inusitada entre o antigo e o novo que virá a marcar toda a intervenção.

Os planos em 3D

E cá temos o futuro!

Nestes renders já podemos ver que a intervenção passa pela recuperação e reabilitação da estrutura da casa existente, bem como pela adição de uma estrutura totalmente nova, destinada a fazer face às novas necessidades dos seus habitantes.

O objectivo da intervenção não passa por camuflar a modernidade ou por modernizar em absoluto aquilo que era antigo.

Pretende-se uma construção híbrida que celebre a actualidade e reserve o passado, com equilíbrio e harmonia. Não lhe parece que os desígnios foram cumpridos? Quando estiver pronta será uma casa de campo admirável!

Os trabalhos em curso

Esta não é uma obra pequena, mas provavelmente já estará terminada por esta altura. No entanto, embora não possamos admirar o trabalho finalizado, podemos ver aqui um pouco das obras em execução.

Na foto acima podemos ver ainda a casa muito em cru percebendo-se que teria sido nos seus primórdios um lagar.


Aqui já podemos ver o mezanino a nascer e as escadas de madeira que lhe darão acesso. Será uma cozinha rústica que vemos?

Seja como for, é incrível testemunhar a solidez e a beleza das paredes de pedra e a forma como, lentamente, se vão transformando num cenário de sonho, que irá preservar as existências da ocupação original.

Para os interiores da casa antiga os planos guardam um total respeito à estrutura de pedra rústica, adicionando-lhe a madeira que dá calor, tornando-a num incrível open space com um mezanino. Será um espaço de vivência perfeito para a família!

Aqui já vemos as obras no exterior e a construção da estrutura moderna adicional, onde suspeitamos que irão ficar os quartos.

E por último, apreciamos a adição moderna que assenta na construção de dois volumes de linhas simples e implantação assimétrica para preservar a intimidade de cada um dos espaços sem pôr em causa a abertura à paisagem.

Ficou com vontade de ver as fotos finais? Nós também! Mas, tendo em conta os renders e a fidelidade das obras às imagens projectadas, é fácil de imaginar como esta casa estará agora. Linda!

Gostaria de ter também uma reforma assim na sua casa antiga ou prefere uma construção nova de raiz? Seja qual for o seu gosto, a DARQ – Arquitectura, Design e 3D está pronta a satisfazê-lo! Só tem de entrar em contacto com a empresa através dos dados abaixo:

Morada: Rua Amílcar Alves de Carvalho, 35, 2765-614 Estoril

Telemóvel: 933406315

Site: www.darq.com.pt

E para ter ainda mais uma prova da capacidade e versatilidade desta empresa leia também o artigo ’12 Fotos da uma Remodelação de Apartamento Perfeita’.

Comprar e recuperar uma casinha na aldeia era o seu sonho? Vai mesmo realizá-lo?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista