Gaiola Pombalina: o Detalhe Único das Casas Portuguesas | 13 Fotos como Inspiração

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Apartamento estilo eclético no centro de Lisboa, Lisbon Heritage Lisbon Heritage Salas de jantar ecléticas
Loading admin actions …

Aqui na homify, escrevemos com frequência sobre projectos de remodelação e nunca deixa de ser interessante ver como os arquitectos ou designers de interiores preservam e integram os elementos do passado no conforto contemporâneo dos novos ambientes. Certo é que esses elementos – quando bonitos, bem conservados e/ou com valor histórico – enaltecem sobejamente os espaços e, como é o caso da gaiola pombalina, podem até beneficiá-los do ponto de vista funcional (por exemplo, ajudando a configurá-los).

Hoje, dedicamos o nosso artigo à gaiola pombalina, o famoso sistema de construção anti-sísmico utilizado na Baixa Pombalina de Lisboa depois do grande terramoto de 1755. Trata-se esta estrutura de uma gaiola tridimensional feita em madeira que está incorporada nas paredes de alvenaria das casas e que, quando deixada à vista, é um verdadeiro elixir para os olhos — como estes ambientes provam.

Ora saiba mais.

1 – Gaiola pombalina: como surgiu e em que consiste exactamente?

Apartamento São Caetano, VSS ARQ VSS ARQ Salas de estar minimalistas

Em 1988, ano do incêndio do Chiado, os lisboetas foram surpreendidos pela rápida propagação das chamas. O que explicaria uma propagação tão intensa? O fogo pôs à vista de todos que as paredes de alvenaria desta área de Lisboa escondiam, no seu interior, estruturas de madeira (as gaiolas pombalinas). Quase todos os edifícios construídos naquela zona após o terramoto de 1755, até aos anos 30 do século XX, incorporam esta estrutura.

Isto acontece pelas mãos do Marquês do Pombal que, depois do dito terramoto, reuniu os seus engenheiros militares para que estes criassem um sistema anti-sísmico para os edifícios. A gaiola surgiu como a melhor resposta para este apelo, sendo considerada o sistema de resistência sísmica mais avançado do século XVIII.

No interior das paredes de alvenaria, começaram a ser inseridas estas grades de madeira, com grades dispostas geometricamente e na diagonal, estando elas ligadas por peças metálicas e chumbadas à pedra. A gaiola reforça a estrutura, mas torna-a, concomitantemente, flexível para que possa absorver e dissipar a acção das forças laterais.

T3+1 na baixa, Obrasdecor Obrasdecor Salas de estar rústicas

Esta estrutura, que à primeira vista nos pode parecer tosca, é, na verdade, muito à frente para a época. Não havia, na altura, nenhum sistema anti-sísmico que se comparasse a este. Apesar de haver, noutros países do mundo, alguns estudos e tentativas de implementar semelhante estrutura, só em Lisboa se pode encontrar um sistema tão bem concebido e sofisticado, ao ponto de se ter tornado universal.

O único sistema comparável ao usado em Lisboa é a Casa Baraccata, na Calabria, tendo esta sido desenvolvida no final dos século XVIII após os terramotos.

2 – De que formas é este elemento aproveitado nos ambientes actuais?

A gaiola pombalina pode ser apenas um elemento de decoração no espaço, mas, na maior parte das vezes, cumpre o papel de divisória. Nas imagens acima, por exemplo, é a gaiola pombalina que separa a cozinha da zona da sala. Em alguns projectos, a gaiola é mantida com a sua cor natural. Noutros há, em que aparece pintada, por exemplo em branco, tornando o ambiente mais leve.

A gaiola pombalina combinada com o balcão para as refeições

Neste apartamento, a gaiola pombalina foi pintada de branco e separa a cozinha da sala. Na sua estrutura, inclui um balcão que serve como zona de refeições do apartamento. Os dois candeeiros amarelos vêm rematar o espaço e contrastar, com a sua modernidade, a rusticidade da gaiola pombalina.

A gaiola pombalina a definir a zona de dormir

Nestes projectos, a presença da gaiola pombalina ajudou a definir a zona de dormir, emprestando-lhes mais privacidade e resguardo. No primeiro caso, foi pintada de branco; no segundo, vemo-la em madeira clara a exibir, orgulhosamente, os seus veios e nós, o que torna este espaço ainda mais acolhedor.

A gaiola pombalina combinada com vidro fosco

Na suíte que acima vemos, a gaiola pombalina foi combinada com vidro fosco, e define a zona que corresponde à instalação sanitária.

3 – Iluminação

Apartamento São Caetano, VSS ARQ VSS ARQ Salas de jantar minimalistas

A gaiola pombalina, tanto pelo material de que é feita como pelo seu design intrincado e ar tosco, tem uma presença acolhedora quando deixada à vista. Mas pode enfatizar-lhe essa qualidade, complementando-a com uma iluminação quente e aconchegante.

O candeeiro de sal dos Himalaias é uma boa opção para o efeito, especialmente quando se trata de um quarto ou de uma sala de estar onde se procura sempre criar uma atmosfera serena e repousante. Ao da imagem, pode comprá-lo por apenas 29,99€! Basta clicar, aqui em baixo, em comprar agora.

Recomendado: O apartamento dos seus sonhos no centro de Lisboa

E já que terminámos a falar de decoração, espreite aqui a nossa secção dedicada a projectos de Decoração DIY.

Já conhecia esta estrutura de construção? Gosta de vê-la nestes espaços?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista