Os 4 Melhores Tipos de Tinta para Interiores com Humidade

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Primários, argatintas® argatintas® Paredes e pisos
Loading admin actions …

A sua casa é húmida e tem problemas de condensação? Saiba que existe uma solução eficaz, que evita que qualquer depósito de bolor, fungo ou salitre penetra nas paredes da sua casa: uma boa tinta anti-humidade. De facto, uma tinta resistente à humidade pode ser uma solução fácil para resolver os problemas de parede com bolor.

Mas em que consiste essa tinta tão específica? Como usá-la e mantê-la? Quais são as vantagens e desvantagens ? Quanto custa a tinta anti-humidade? Para saber tudo sobre o assunto, este artigo ajudá-lo-á a fazer as escolhas certas para preservar o ar saudável na sua casa.

Acompanhe-nos!

Dica extra: revista a sua parede com papel de parede, tal como vemos na imagem acima: aqui.

O que é tinta anti-humidade?

Como o próprio nome sugere, a tinta anti-humidade é aplicada em zonas húmidas de uma casa para evitar a formação de mofo, fungo ou salitre. A resina acrílica que contém ajuda a proteger a casa dos ataques da humidade, como a condensação e o vapor de água.

Nota importante: problemas de humidade mais intensos, como as infiltrações ou fugas, não podem ser tratados por esse tipo de tinta, pois essa humidade mais profunda exige um tratamento adaptado a cada caso. A tinta de controle de humidade só é eficaz para problemas de humidade menores ou superficiais.

Por que escolher uma tinta especial para divisões húmidas?

As tintas de cozinha e casa de banho devem ser permeáveis ​​e laváveis, para impedir a infiltração de água, para reduzirem as fissuras e resistirem à acumulação de vapor.

As paredes ficarão assim mais fáceis de manter e a cor ficará igual por muito mais tempo, pois estas tintas contêm fungicidas, que evitam a formação de manchas, bem como uma película protetora anti-gordura ou anti-mofo.

TINTA 1 – Tinta glicerol – a mais resistente

A tinta glicerol tem uma fixação muito boa e parece ser a mais adequada para a casa de banho ou cozinha. Esta tinta é muito mais resistente à água do que as outras tintas, além disso, é particularmente envolvente e dá uma aparência suave à parede.

É de fácil manutenção, porque é uma tinta lavável e prática em caso de respingos ou sujidade.

TINTA 2 – Tinta acrílica – a mais ecológica

Pintura, PinturaPt PinturaPt Quartos modernos

A tinta acrílica é uma tinta à base de água. É preferível à tinta glicerina, porque praticamente não tem odor e seca rapidamente. Além disso é mais ecológica e tem boa permeabilidade ao vapor de água e são facilmente laváveis. Para um bom resultado, prefira uma tinta acrílica de boa qualidade. Muitas vezes, exigirá apenas uma camada e manter-se-á bonita ao longo do tempo.

Uma tinta acrílica de qualidade, custa em média 21€ por 10 m².

TINTA 3 – Tinta de cal

A tinta de cal pode cobrir facilmente as várias manchas nas áreas a serem pintadas. É uma tinta sem tensão, que não racha, é eficaz num teto húmido (por exemplo), especialmente se estiver sujo ou manchado.

Conselho: quando terminar de aplicar a camada de base, espere cerca de 48 horas antes de aplicar a camada final.

TINTA 4 – Tinta mate, acetinada ou brilhante?

  • A tinta brilhante é uma escolha muito boa. De fato, reflete a luz, é mais resistente à lavagem e à condensação. Por outro lado, o suporte deve ser perfeito, pois o efeito brilhante realça os pequenos defeitos. É preferível para pintar madeira ou móveis de casas de banho, por exemplo.
  •  A tinta acetinada é a ideal, pois tem na composição uma película que resiste ao calor e à condensação.
  •  A tinta com acabamento mate deve ser evitado, pois se limpar a parede, cria um brilho devido à condensação. No entanto, alguns arquitetos recomendam uma tinta com acabamento fosco para o teto, caso haja pequenos defeitos.

Precisa de um pintor profissional? Encontre-o aqui!

Dicas para aplicar tinta anti-humidade

Pintura e reparação de parede, Nurdav,lda Nurdav,lda Moradias

A tinta anti-humidade é aplicada como uma tinta clássica. Geralmente requer apenas uma demão. A aplicação é fácil e fluída. Não há nenhuma técnica específica para esta tinta.

Por fim, saiba que pode usar essa tinta como primer ou como acabamento.

Mais info para acabar com o bolor!

El antes y después de una vivienda en Sevilla, Dogares Dogares

Não perca ainda estes artigos da nossa revista para acabar de vez com o bolor:

++ 5 formas de se ver livre de bolor em sua casa

++ Bolor em casa: como se forma e como o eliminar para sempre

As suas paredes sofrem com a humidade?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista