Remodelação de uma Pequena Moradia Simples e Aconchegante

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Casa em Melides, CB|arq CB|arq Salas de estar mediterrânicas Pele Cinzento
Loading admin actions …

É para Sul de Portugal, mais precisamente para o Alentejo, numa freguesia de Melides, que pertence ao município de Grândola, que a homify vos leva a descobrir um projeto absolutamente encantador. Vamos descobrir uma incrível moradia que nos transmite leveza e simplicidade, capaz de nos transportar para uma atmosfera de casa de praia e, também, de monte.

A pequena casa relaciona-se, assim, perfeitamente com o lugar onde se encontra, pois o Alentejo tem esta mistura de campo, mas também de praia. Estes dois ambientes remetem-nos para sentimentos agradáveis, transmitindo paz, sossego e bem-estar. Neste sentido, os arquitetos pretenderam que este projeto se harmonizasse com o meio onde se encontra.

Este projeto de remodelação foi da responsabilidade CB Arq, que conta com mais de 30 anos de experiência na área da Arquitetura. O atelier é composto por um corpo técnico polivalente, de forma a responder às mais variadas questões da área, bem como a desempenhar um serviço personalizado e direcionado a todos os seus clientes. Mas por ora, fique com uma ideia de que a CB Arq executa com alma e coração, através desta apaixonante remodelação.

1 – A Casa térrea

A moradia que descobrimos neste projeto apresenta uma arquitetura de estilo Mediterrâneo, com 180 m², é de tipologia habitacional térrea, que possibilita uma interação dos seus moradores com o interior e o exterior do edificado.

O facto da moradia desenvolver-se apenas num só piso permite fazer a transição entre os diferentes ambientes de forma mais suave. Além disso, denota-se uma conexão única com o jardim e respetiva piscina.

2 –

O traçado apresenta-se linear e funcional, pelo que conseguimos perceber que a moradia não perdeu a sua essência, pois a equipa profissional conseguiu adaptar a imagem tradicional e típica, aos dias atuais.

Neste tipo de projeto é importante manter a origem, de modo a prolongar a sua história no tempo.

3- A fachada

A cor branca e e azulada da fachada remete-nos, completamente, para o estilo mediterrâneo. Por outro lado, a cor clara do telhado cria uma leveza incrível a todo o projeto. Uma opção muito singular e que neste projeto resultou tão bem, uma vez que a cor da fachada é mais escura.

4 – O alpendre

O atelier CB Arq desenvolveu um alpendre nesta moradia, de modo a tirar partido do exterior, para criar uma zona lounge e/ou de refeição, com todo o conforto necessário, quer em dias de muito sol, como de chuva.

Quem não amaria desfrutar de um final de dia em pleno Alentejo, neste lindo paraíso, a saborear umas deliciosas iguarias, tendo como pano de fundo a beleza alentejana e como música os sons da natureza?! Nós já nos conseguimos projetar neste belo cenário!

4 – A piscina

5 –

Para proteger o acesso à piscina, nomeadamente de crianças pequenas, a CB Arq projetou em todo o comprimento um guarda-corpos de vidro, de modo a manter leveza e transparência.

À volta da piscina foi colocado deck de madeira, reforçando a ideia natural e leve do projeto. A madeira é um material nobre e de grande resistência, além disso, torna o acesso da piscina mais seguro.

De destacar que a arquitetura mediterrânea funde-se com toda a envolvência cheia de vegetação exuberante e diversificada. Há como um prolongamento de cores e materiais.

6 – Os interiores

A CB Arq deu-nos acesso a algumas fotografias do interior desta bela moradia alentejana e nós não resistimos e temos que as partilhar convosco… Um sonho mesmo!

A paleta cromática escolhida no exterior, prolonga-se no interior: branco (muito), azul e cinza. Uma paleta cromática leve, sóbria e que denota uma grande elegância.

Sem dúvida que a cor branca predomina, deixando os ambientes bem luminosos e acolhedores. Há um grande sentimento de paz e de bem-estar nesta moradia.

7 –

Neste projeto de remodelação, os arquitetos da CB Arq optaram por criar um grande espaço aberto, que inclui cozinha, sala de jantar e sala de estar. Uma opção que deixa os espaços bem luminosos, arejados e convidativos. Afinal, o Alentejo é também sinónimo de família e união.

Não podemos deixar de referir, ainda, a forma como a luz natural penetra dentro desta casa e de ressalvar esta conexão mágica com o exterior. São detalhes que tornam as casas mais harmoniosas e acolhedoras, deixando os seus moradores mais satisfeitos.

8 –

As peças de mobiliário e decorativas denotam um design moderno e contemporâneo, com linhas simples e depuradas. A transparência e o branco comunicam de forma clara, ao mesmo tempo que sobressaem de elementos originais, como é o caso do papel de parede listrado de cor cinza.

9 –

Por fim, demos uma vista de olhos à casa de banho que foi, também, remodelada, tendo em conta o estilo definido para esta casa. Um espaço modernizado, clean e bem aproveitado, com um duche ao nível do chão.

Independentemente da zona do país onde se encontra, pode solicitar os serviços profissionais da e CB Arq, pois como constatou a arquitetura de cada região e os desejos de cada cliente são respeitados ao máximo. Anote os contactos:

  • +351 213 879 962
  • www.cbarq.pt
  • Rua Bento Jesus Caraça, 17, Piso 6, Sala 10, 1495-686 – Cruz Quebrada-Dafundo, Portugal

Não perca este projeto: Soberbo Projeto do Dream Guincho Hotel.

Gostava de viver numa casa assim, no Alentejo? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista