Pré-fabricado ou Modular: Qual a Melhor Opção?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
A BLOC Casas Modulares FAZ, BLOC - Casas Modulares BLOC - Casas Modulares Espaços comerciais
Loading admin actions …

Já ouviu falar em casas modulares e pré-fabricadas? É um tipo de construção por módulos que merece ser conhecido.

De facto as casas modulares e pré-fabricadas são uma alternativa à alvenaria tradicional, com tempo de construção significativamente reduzido e custo total geralmente menor. Nalguns casos, podem revelar-se uma opção mais sustentável e amiga do ambiente.

Existem modelos com diferentes formatos e estilos disponíveis, pode optar por construções mais rústicas e convencionais, bem como por outras mais modernas e minimalistas. Existem, ainda, modelos apenas de um andar ou mais. Há, de facto, para todos os gostos!

Neste artigo, venha compreender as principais diferenças entre casas modulares e pré-fabricadas, bem como as suas vantagens e desvantagens.

1. Como são construídas as casas modulares e pré-fabricadas?

As casas pré-fabricadas ou modulares são construções que se baseiam, como o próprio nome sugere, em módulo. São previamente construídos na fábrica, depois transportados para o terreno onde serão montados e acabados.

Essa é uma das principais diferenças entre construir uma casa modular e construir uma casa tradicional. A construção de uma casa tradicional é feita de raiz no terreno a ser ocupado.

2. Qual é o melhor: uma casa modular ou pré-fabricada?

As casas modulares são, geralmente, consideradas mais robustas e seguem as tendências do mercado, já que são mais semelhantes ao que é visto nas casas tradicionais em betão.

No entanto, podem ser tão caras quanto as outras casas e devem atender às regras de construção locais. As casas pré-fabricadas, por outro lado, podem ser muito mais baratas do que outros tipos de casas.

Atenção: As empresas das casas pré-fabricadas ou modulares não se responsabilizam pela preparação do terreno para colocar e montar os módulos, pois esta questão é responsabilidade do proprietário. Informe-se muito bem junto da empresa que contratar.

3. Uma casa modular é o mesmo do que uma casa pré-fabricada?

Apesar de serem construídas de acordo com as regras locais e regionais, as casas modulares são tecnicamente “fabricadas” em fábrica. Depois são transportadas em módulos e transportadas, para serem montadas como um puzzle

Por isso, há quem diga que uma casa modular e uma casa pré-fabricada são basicamente a mesma coisa.

4. Quais são as diferenças entre casas modulares e pré-fabricadas?

As principais diferenças entre as casas modulares e pré-fabricadas baseiam-se nos códigos de construção que regem a construção, como também os tipos de materiais usados e, por fim, como são avaliadas pelos bancos para conceder empréstimos.

As regras que definem a construção de casas modulares são exatamente as mesmas códigos que definem a construção de casas construídas de forma tradicional. No entanto, as casas pré-fabricadas são geralmente consideradas de menor qualidade. A construção de casas modulares incluem os mesmos materiais do que as casas de construção tradicional. Os módulos podem ser revestidos em madeira, cimento ou painéis isoladores de diferentes materiais. São, à partida, mais leves, mas a sua qualidade, sustentabilidade, eficiência, segurança, resistência e durabilidade não são afetadas. De referir, que estas casas têm um muito bom isolamento térmico e acústico.

5. Vantagens das casas modulares e pré-fabricadas

Basicamente, as vantagens são as mesmas para as casas modulares e pré-fabricadas.

  • Maior qualidade e um cronograma de projeto mais preciso ao integrar métodos pré-projetados ou modulares em comparação com a construção tradicional.
  • Maior previsibilidade de custos, redução do desperdício de construção e aumento da satisfação do cliente.
  • Planeamento do projeto aprimorado, custos de construção mais baixos e edifícios de maior qualidade também são fatores centrais que contribuem para o aumento do uso de pré-fabricação e construção modular
  • a poupança de mão de obra e a eficiência da produção de casas diretamente em fábrica permitem que o setor reduza os custos de produção em aproximadamente 18%.
  • Também não há milagres, operar uma fábrica e transportar painéis ou módulos completos são duas etapas que levam a maiores custos de capital e custos fixos.
  • Em termos de sustentabilidade, os pré-fabricados têm grandes vantagens para alimentar a economia circular.

Exemplo de um casa pré-fabricada , estrutura em madeira e revestida a capoto, em França, realizado por uma empresa portuguesa .

Gostava de ter uma casa modular, pré-fabricada ou tradicional? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista