Cimento: a Nova Tendência Para Casas de Banho em 14 Fotos!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Fugenloses Bad mit Beton Cirè, Penthouse Köln, Einwandfrei - innovative Malerarbeiten oHG Einwandfrei - innovative Malerarbeiten oHG Casas de banho modernas
Loading admin actions …

A casa de banho é um dos espaços mais usados da casa, estando, por isso, sujeita a um grande desgaste, até pela natureza do seu ambiente (húmido e com temperaturas altas). Mas se, antigamente, era planeada tendo-se, sobretudo, em vista a sua função, hoje em dia, é uma das divisões que mais nos surpreende em termos de design. Talvez por ser mais pequena e por não se tratar de um ambiente onde se permanece durante longos períodos, os designers arriscam mais nas escolhas que fazem.

Entre todas as tendências para casas de banho, há uma que se tem vindo a destacar. Referimo-nos ao cimento (ou microcimento) que é deixado a cru, emprestando ao espaço um ar muito minimalista e elegante. Uma das grandes vantagens deste material, como as imagens provam, é a sua versatilidade. Pode ser combinado com muitos outros materiais e peças de decoração, dando-se às casas de banho o estilo que se quiser (mais minimal ou mais acolhedor e rústico).

Venha ver estas 17 imagens e conhecer 7 vantagens do cimento aplicado em casas de banho.

O microcimento é a escolha perfeita para quem procura um material original que dê à casa de banho um ar diferenciado e minimalista. O material pode ser deixado em cinza, mas também pode assumir outras cores, por isso, não está limitado desse ponto de vista.

Além disso, pode combiná-lo com muitos outros materiais como, por exemplo, a madeira (mais quente e aconchegante), o vidro, o mármore, entre outros. Em termos de acessórios, também pode brincar com cores diferentes como o dourado, o acobreado ou o preto (em vez do típico prateado do aço inox).

2 – Pouco dispendioso

O preço é, também ele, uma das vantagens deste material que lhe permite ter uma casa de banho com um acabamento polido sem gastar muito. Por oposição aos tradicionais azulejos, o microcimento é, em regra, mais barato.

Porém, antes de tomar uma decisão, peça mais do que um orçamento e compare o preço com o de outros materiais que também lhe possam interessar.

Como lhe dizíamos na introdução a este texto, a casa de banho é um ambiente que concentra muita humidade, vapor e temperaturas altas. Deve, por isso, ser revestida com materiais resistentes, fáceis de limpar e duráveis. O microcimento é um desses materiais.

Para além de bastante resistente (resiste também aos raios UV e ao fogo), é, também, impermeável e fácil de limpar (até porque não tem juntas).

4 – Fácil de aplicar

O microcimento aplica-se manualmente recorrendo a espátulas, mas cada superfície requer um método de aplicação específico. Por isso, é recomendável entregar a aplicação do material a um profissional que conheça o material e esteja por dentro das especificidades do mesmo.

Ainda assim, trata-se de um processo rápido, limpo e sem ruído que quase não produz dejectos. Para quem quer remodelar a casa de banho sem demoras, barulhos e dores de cabeça, o microcimento é a escolha ideal.

5 – Seguro

Já reparou que o microcimento é um material muito usado em parques de estacionamento, pavilhões, ginásios, piscinas, entre outros? Isso não é por acaso.

Para além das características que, até agora, já lhe identificámos, trata-se, ainda, de um material antiderrapante que previne quedas e acidentes domésticos (isto apesar da sua textura muito macia ao toque).

6 – Limpeza fácil

Se há coisa que uma casa de banho deve ser é fácil de limpar. Com o uso que lhe é dado, não é viável ser revestida com materiais que se sujem facilmente, que sejam demasiado porosos e que, seja por que motivo for, compliquem a limpeza.

Para limpar microcimento, deve-se usar um sabão ou produto de limpeza de pH neutro (evite produtos abrasivos e que contenham lixívia, cloro ou álcool).

7 – Higiénico

O facto de ser fácil de limpar e de repelir a humidade torna o microcimento mais higiénico e não propenso à formação de fungos, algas e bactérias. Opte por um microcimento hidrofugante.

Recomendado para si:

Já conhecia este material? Gosta do efeito minimalista? Deixe-nos a sua opinião nos comentários.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista