10 Melhores Candeeiros Para Poupar Energia em Casa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Acorn Branco, Light & Store Light & Store Salas de estar escandinavas
Loading admin actions …

Escolher a lâmpada ideal é uma das formas mais conhecidas de poupança – o LED é a tecnologia do momento e toda a gente está a proceder à mudança das formas mais tradicionais de lâmpadas, como as lâmpadas incandescentes ou as lâmpadas de halogénio para lâmpadas energeticamente mais eficientes como as lâmpadas de LED.

Mas há outros aspectos desse eficiência desejada que não são tão imediatos. Falamos mais concretamente da escolha a potência de iluminação em função do tipo de actividade que a lâmpada deve iluminar e da escolha dos candeeiros para optimizar a sua performance.

E é sobre isso que falamos no artigo homify de hoje. Venha connosco descobrir modelos de candeeiros ideais para vários espaços de sua casa que vão realmente potenciar o aproveitamento de toda a intensidade luminosa das lâmpadas que lhes são colocadas. Vamos poupar ainda mais energia em casa?

1 – O plafond certo


Muitas vezes o aro decorativo ou estrutural do plafond, que segura o abajur, faz com que a luz seja mais concentrada para baixo, havendo pouca dispersão para o ambiente. Mas não no candeeiro com que começamos este artigo!

Neste plafon com LEDs já incluídos a cúpula de vidro permite o espalhamento do fluxo luminoso o seu melhor aproveitamento , evitando mesmo a presença de outros candeeiros adicionais. A sua construção robusta permite que possa ser usado em qualquer espaço, na cozinha, na casa de banho, no quarto… E o melhor é que pode comprá-lo agora aqui, por apenas 19,99€. Não é perfeito?

2 – Abajures totalmente transparentes

A segunda proposta é um abajur que na verdade é um cluster de abajures unidos a partir de um cabo comum. Mas, além do seu visual inusitado de irreverente, este candeeiro tem uma particularidade que permite uma melhor utiliação da luz emitida – o facto de os abajures serem perfeitamente transparentes.

Um abajur é um equipamento também chamado de quebra luz, usado para diminuir a intensidade luminosa, que acabou por ganhar um cunho decorativo. Mas numa época em possuímos meios mais eficazes para controlar a intensidade luminosa, como os dimmers, optar por um abajur transparente é um incentivo à eficiência luminosa.

3 – Iluminação localizada sem barreiras

Este esguio candeeiro da INTENSE MOBILIÁRIO E INTERIORES é uma verdadeira peça de arte da iluminação de interior. O seu design permite que a iluminação focada, tão importante numa iluminação eficiente, aproveite toda a luz forte emitida pela fita de LEDS embutida na estrutura.



4 – Adeus abajur, olá mais luz

Ti(a)mo die Tischlampe, Beton Cube Beton Cube Escritórios industriais iluminação

E se a ideia é aproveitar ao máximo a luz emitida pela lâmpada para quê colocar um abajur e roubar-lhe potência. Para quem gosta pode optar por um candeeiro como o da imagem acima onde os designers de iluminação prescindiram do abajur e criaram uma engraçada forma de fogueira de campismo original e muito eficaz. Actualmente existem imensas lâmpadas cuja beleza e interesse visual superam qualquer abajur!

5 – A importância da luz localizada

Outra maneira muito importante para tornar o seu consumo de energia com a iluminação mais eficaz é usando a iluminação localizada, como já referimos anteriormente. Com esta estratégia pode condensar o foco luminoso onde ele faz realmente falta no momento, ao invés de correr a acender todas as luzes da sala apenas para preparar uma bebida, por exemplo.

Pode ligar a luz localizada no local onde pretende trabalhar e deixar o restante espaço em iluminação ambiente, suave e fraca.

6 – Focando ainda mais a luz

Se pretende um direccionamento mais preciso do foco individual, pode optar por um abajur aberto, com as laterais revestidas de um material reflector que vai aumentar a potência luminosa da fonte e conduzi-las até à área onde pretende que ela incida, como por exemplo uma área de leitura ou de crochê.

7 – Fitas de luz

A iluminação embutida é uma solução popular e moderna para ter um espaço luminoso bem aproveitado. Esta iluminação é muito usada em cozinhas, banheiros e corredores porque pode ser configurada para permitir uma iluminação forte e economizar o espaço que as lâmpadas ou outros acessórios usariam.

E usando uma fita de LEDs e algum jeito para o trabalho DIY pode iluminar recantos que nunca pensaria poderem ser iluminados sem gastar muito dinheiro, graças à flexibilidade destas fitas.


8 – Os focos podem ser inestimáveis

E para terminar, os focos de LED! Os focos podem ser a resposta para ter certa sempre iluminação bem distribuída num espaço que muda com frequência, pois a direcção dos focos pode ser alterada em função das suas necessidades. Imagine que, por algum motivo precisa de mais luz na área da confecção dos alimentos: Só tem subir a um pequeno escadote e virar todos os focos para essa área. Quando não precisar deste esquema é igualmente simples de mudar.

Precisa de dicas para poupar a electricidade em casa nesta altura delicada dos preços ? Então não perca também o artigo ’Truques de mestre para poupar na conta da luz’.


Como são os abajures em sua casa? Cortam mesmo um pouco de luz ou já se rendeu à transparência (ou quem sabe à sua ausência)?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista