Este ano o friozinho não se fez esperar! É certo que ainda é Outono, mas as temperaturas andam mais baixas do que nos temos acostumado nos últimos anos, deixando antever um Inverno particularmente frio (embora estas fossem as temperaturas espectáveis para o nosso país há algum tempo atrás). E é por isso, que nesta altura todos começamos a pensar em instalar aquecimento extra ou a remodelar o sistema de aquecimento.
As lareiras continuam a ser as queridas do aquecimento extra, porque o seu efeito calorífico vai muito além da temperatura ambiente: uma lareira contribui tanto para a aumentar a temperatura dos espaços como para criar um ambiente caloroso, tendo um efeito duplo, muito mais eficaz do que o ar condicionado ou um radiador!
Sabendo disso, hoje a homify fala-lhe de lareiras, dos vários tipos que pode instalar na sua casa e qual a vantagem de cada uma. Sente-se e escolha a sua lareira ideal, porque não há nada que aqueça mais o coração do que as chamas a dançar na lareira enquanto o vento corta lá fora!
Nota: As imagens apresentadas são ilustrativas e podem não corresponder integralmente ao descrito.
As lareiras tradicionais a lenha abertas são uma opção sempre válida, em especial para ambientes rústicos e campestres. Mas, convenhamos, actualmente existem soluções igualmente eficazes a nível estético mais muito, muito mais eficazes a nível de eficiência energética!
Estas lareiras produzem calor, obviamente, mas muito do calor produzido é perdido por não haver uma barreira
que o retenha e controle, na parte frontal e na chaminé. Aliás estima-se que cerca de 90% do calor gerado pela combustão da madeira nas lareiras tradicionais é perdido por estas vias de abertura. Numa altura em que os preços batem recordes, esta não parece ser uma opção muito viável, certo?
Além disso, é preciso fazer notar que a abertura deixa sair fumo, o que pode prejudicar seriamente a saúde, além de poder deixar também sair tições a arder, o que aumenta o risco de incêndios.
Assim, se está a penar em instalar uma lareira em sua casa antes do Inverno, esqueça a lareira aberta, por muito que goste do seu efeito visual.
Instalar uma lareira com recuperador de calor é uma solução muito mais eficaz que lhe permitirá ver as chamas a dançar e aproveitar muito melhor o calor gerado, com muito mais eficiência.
Os recuperadores são basicamente fogões ou salamandras, que muitas vezes podem ser instalados dentro de uma estrutura de lareira tradicional, como aconteceu neste trabalho do ATELIER JOANA SENA.
Os recuperadores de calor podem queimar vários tipos de combustível de madeira, entre eles a lenha tradicional, as briquetes, ou as mais especializadas, produzidas para a queima de pellets.
Além disso, também aparecem em vários formatos, dos mais tradicionais aos mais vanguardistas, com duas ou três faces em vidro. Antes de escolher o seu recomendamos que procure um especialista da área, que lhe forneça todas as informações acerca de consumos e eficiência.
As lareiras eléctricas são, basicamente, radiadores elétricos com uma interface visual que nos remete para as lareiras com recuperador de calor tradicionais.
Estas lareiras são uma opção muito interessante para quem quer ter o efeito visual da madeira e o calor de um radiador num só equipamento, e aparece no mercado com muitas formas e funcionalidades.
As lareiras eléctricas produzem normalmente imagens e sons realistas de lenha a arder, dando efectivamente a sensação de estarmos perante uma lareira com lenha, mas sem a emissão de fumos, eventualmente tóxicos. Pode colocá-las no quarto de dormir ou na sala de estar e até há modelos com resistência à humidade, para casas de banho!
Há uma imensa variedade de lareiras elétricas no mercado, mas nós aconselhamos que compre uma que permita uma boa variedade de opções de funcionamento, para poder adaptá-lo ao consumo da sua casa.
Uma lareira como esta, que pode apreciar na imagem acima e na imagem anterior, é uma escolha perfeita.
É fácil de instalar, tem várias opções de intensidade de chama, duas opções de calor, um temporizador programável à semana e muito mais. E o melhor é pode comprá-la aqui por apenas 125,95€ + IVA!
As lareiras a álcool, tal como o nome indica, queimam álcool como combustível. Esta queima é bastante limpa, o que ajuda a manter o ar interior mais saudável sem ser necessário adicionar exaustão ao equipamento.
Isto abre uma grande leque de possibilidades estéticas e de utilização: há imensos designs no mercado, dos mais clássicos aos mais futuristas, e pode colocá-los em qualquer local da casa sem ter de fazer obras. Adicionalmente este combustível é limpo e bastante ecológico, uma característica importante nos nossos dias.
Esta é uma boa opção para quem pretende aliar o efeito visual das chamas reais a algum poder calorífico, pois não produzem tanto calor como as outras opções.
As lareiras a gás são na sua essência fogões a gás com elementos visuais que simulam a queima de lenha. São alternativas baratas e eficientes em termos energéticos às lareiras a lenha. Tal como elas, o sistema usa uma fornalha e uma chaminé para queimar e ventilar o gás natural.
Não apresentam tantos riscos para os ambientais interiores quanto as lareiras a lenha e podem aquecer uma casa com mais eficiência, proporcionando o efeito visual de uma chama real.
No entanto, a sua instalação precisa de uma linha de gás, o que implica obras.
Terminamos com uma sugestão para quem quer muito uma lareira, mas não tem orçamento para a sua compra e instalação neste momento: – uma lareira decorativa.
Está provado que o efeito psicológico da presença de uma lareira vai muito além das chamas, sendo responsável por tornar o espaço mais acolhedor, mesmo que não dê calor. E com algum jeito para o artesanato até pode fazer a sua própria lareira decorativa DIY.
Aqui tem outro artigo que também pode interessar-lhe: As melhores lareiras para si!