Casa Cedofeita: Jardins modernos por Floret Arquitectura

7 ideias para jardins pequenos para se inspirar a fazer igual

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Se nos acompanha regularmente, de certeza que já viu imensas ideias para dar um ar fantástico ao seu jardim, certo? Desde pavimentos a decoração, passando pelo mobiliário de exterior e pelas plantas certas, já lhe sugerimos várias dicas para repensar o espaço que tem lá fora. Mas nem sempre as consegue encaixar, porque o seu jardim é pequeno… e isso leva-o a sentir-se frustrado, sem saber o que fazer? Não se preocupe, que para tudo (o que toca à casa, pelo menos!) temos uma solução! Hoje vamos falar especificamente de jardins pequenos, que, independentemente das suas dimensões, devem ser aproveitados da melhor forma. Seja para uma sala de estar ao ar livre, um pequeno espaço para os seus filhos brincarem ou uma horta para se entreter e distrair dos problemas do dia-a-dia, há várias soluções e a equipa homify fez uma selecção das 7 ideias mais fantásticas para aquele 2x2 que tem lá fora! Tome nota e mãos à obra!

Tomamos o pequeno-almoço fora?

Vá para fora cá dentro! – o slogan não é nosso, é antigo, mas encaixa na perfeição! Por que não aproveitar o seu logradouro, por muito pequeno que seja, para criar um espaço de refeições ao ar livre? Se quiser uma coisa prática, pavimente o terreno com madeira – que dá sempre aquele toque sofisticado e bonito, além do que não dá problemas de escorregões inconvenientes. Para completar o espaço e dar o ambiente natural certo, crie pequenos nichos onde poderá semear algumas plantas e no final só precisará de uma mesa e de assentos a condizer! Posto isto, consegue adivinhar a nossa próxima sugestão? Sem ir espreitar abaixo, claro!

Espaço de churrascos

E por falar em refeições, por que não apostar numa bela churrasqueira? Ainda que nesta fotografia ela esteja inserida num jardim de grandes dimensões, modelos deste tipo encaixam-se perfeitamente em espaços mais pequenos – a única coisa que precisa é de uma parede e saber fixá-la (no caso de não conseguir, procure a ajuda de um amigo ou de um profissional, que dará o mesmo resultado). Uma churrasqueira é sempre um daqueles artigos que não falha a quem tem um bocadinho de jardim e um amor enorme por actividades ao ar livre – nomeadamente actividades gastronómicas! Por isso mesmo, não hesite em fazer este investimento se o que gosta mesmo é de ter uma casa com amigos e familiares e proporcionar-lhes aqueles churrascos fantásticos dos dias de Verão! Não se esqueça das geladinhas no frigorífico!

Tenha o seu espaço zen

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Bem sabemos como é importante fugir à rotina e encontrar um espaço onde possamos relaxar e descontrair, mesmo que seja apenas por alguns minutos. No exterior, ainda para mais se for um exterior privado, conseguimos atingir este nosso objectivo de forma fácil. Mobile o seu jardim com um sofá, um puff ou uma rede de baloiço e tenha sempre ao lado uma mesinha de apoio, onde possa pousar o seu copo de vinho, o livro que está a ler ou o dispositivo electrónico portátil onde costuma ouvir música. Pode complementar o espaço com almofadas e, para aqueles dias mais frescos, com uma manta pequena para ficar mais aconchegado e confortável.

Convide os seus amigos!

Qualquer desculpa é uma óptima desculpa para se reunir com as pessoas que lhe são mais queridas lá em casa, certo? Mas um cantinho no jardim é das melhores! Este ano, por que não investir um pouco do seu orçamento familiar nuns cadeirões, algum tempo na preparação do espaço exterior e criar assim a melhor sala de visitas que pode ter? Acabam-se os problemas dos fumos dos cigarros dentro de casa e começam as conversas sob o céu estrelado!

Tenha a sua própria horta

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Ou o seu próprio jardim de ervas aromáticas – a escolha é sua! E porquê? Porque, para além de dar ao seu jardim o verde que precisa para utilizar este substantivo à boca cheia, consegue ainda poupar dinheiro nas compras da mercearia ou do mercado. Informe-se sobre quais as plantas que melhor se dão em vasos ou espaços pequenos ou, se quiser jogar pelo seguro, opte por ter um cantinho com as suas aromáticas preferidas: manjericão, alecrim, salsa, coentros… No entanto, se ter um espaço para auto-sustento não é coisa do seu interesse, pode ainda ter canteiros ou vasos com as suas flores preferidas. Em último caso, para quem não tem queda para a jardinagem, mas gosta de poder usufruir das cores que as plantas dão ao ambiente, por que não espalhar pelo seu jardim algumas flores artificiais?

Um pequeno pomar

Mantendo-nos na linha da auto-sustentabilidade, sugerimos-lhe a criação de um pequeno pomar no seu jardim. As árvores de fruto têm várias vantagens que não se prendem só com o facto de produzirem fruta para consumirmos. Para além disto, há árvores (como a nespereira ou a laranjeira) cuja folha persistente oferece sombra todo o ano, outras que primam pela beleza natural das suas flores (quem nunca ouviu falar das excursões para ver as amendoeiras em flor?) e que são óptimos ornamentos para o seu jardim. Se escolher plantas como o maracujeiro, terá um óptimo toldo natural para criar a sua zona de refeições lá fora. Como vê, as vantagens são variadíssimas, só tem que ver quais as espécies que se darão melhor no seu jardim!

O tapete verde que nunca o decepcionará

Outra óptima opção para conseguir o jardim ideal e relvar todo o solo. O gramão também é uma boa escolha, uma vez que é mais resistente – apenas tem que ter a certeza de que quer esse tapete verde, pois o gramão é bem mais difícil de remover do que a relva. Um bom relvado permite-lhe ter sempre disponível uma zona da casa onde está à vontade para fazer festas, actividades ao ar livre ou relaxar sem grandes preocupações. Consegue obter assim um excelente jardim, simples, disponível e minimamente preparado para o que quiser fazer nele. Aproveite o espaço exterior que tem para ser o melhor espaço exterior que sonhou! 

Qual a ideia que mais gostaria de pôr em prática?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!