por Studio di Architettura Manuela Zecca

Férias? Este é o refúgio ideal!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Agora que se aproxima a época do ano em que vai ter oportunidade de tirar alguns dias de descanso, é hora de procurar um local onde se possa refugiar e passar bons momentos. A casa que hoje mostramos é uma boa opção, localizada em Stromboli, uma pequena ilha da Sicília. Plena de encanto e de magia, vamos conhecer esta casa junto ao mar que nos convida a despender agradáveis momentos de repouso e de descanso depois de longas tertúlias entre amigos, banhos de mar antes do jantar à luz das velas e finais de tarde magníficos que nos apaixonam diariamente.

casa foi projectada pelo estúdio Manuela Zecca e é composta por dois edifícios brancos que guardam em si a essência das antigas edificações mediterrânicas, com buganvílias e espaços verdes interrompidos por maravilhosos terraços com vista para o mar. 

Venha descobrir esta paradisíaca moradia italiana.

Paredes caiadas

Esta é uma das zonas mais bonitas e adoradas da casa: o terraço que rodeia de forma sinuosa ambos os edifícios e contém zonas de colorida e exuberante vegetação. Os materiais usados são locais e seguem a tradição arquitectónica da zona que se baseia na construção em blocos de pedra vulcânica com acabamentos em cal branca – paredes caiadas – e sem utilização de cimento. O toque de cor é oferecido pelas buganvílias que sobe pelas colunas até se apropriar de toda a cobertura do terraço, criando espaços extraordinários.

Uma vista maravilhosa e um terraço para desfrutar com a família

Permanecemos no terraço e vamos conhecer a zona de refeições ao ar livre, a partir da qual se pode tirar partido das maravilhosas vistas sobre o mar. Desta forma, o terraço foi concebido como um espaço para desfrutar intensamente, um cantinho perfeito para se rodear de familiares e amigos. Os materiais do tecto – madeira e bambu – relacionam-se com o mobiliário utilizado onde as almofadas na cadeiras procuram dar ainda mais conforto a cada refeição.

Uma cozinha simples mas encantadora

A cozinha é ampla e luminosa, guardando em si a essência arquitectónica do lugar, com um desenho rústico mas ao mesmo tempo contemporâneo, combinando cores típicas da zona a partir dos azulejos que revestem todo o espaço, desde o piso, às paredes e aos balcões. Os detalhes de madeira contribuem para reforçar as características rústicas do ambiente.

Uma sala pequena mas acolhedora

As divisões da casa estão protegidas do intenso calor através de paredes grossas e utilização de uma ventilação cruzada conseguida graças a uma grande porta que comunica com o terraço e uma pequena janela que se encontra no topo da parede. De igual forma, no inverno, o calor do espaço faz-se sentir com uma lareira que permite aquecer o ambiente. A paleta de cores que podemos apreciar neste espaço centra-se no estilo rústico, mediterrânico e um tanto ou quanto marítimo.

Pequenas camas para quando chegam os filhos e os netos

Observando bem o espaço, conseguimos ver ao fundo duas pequenas camas que permitem ter uma zona de relaxamento para desfrutar de um serão com amigos e familiares ou, quando cai a noite, duas camas para uma boa noite de descanso. 

Este é um espaço encantado e valorizado pelos detalhes: o grande candeeiro de papel que é protagonista do ambiente e, ao fundo, um maravilhoso painel de azulejos que oferece á parede uma bela composição de cores.

Um quarto adorável para descansar

O quarto e a casa de banho encontram-se no espaço mais pequeno, branco e, sem dúvida,  reflexo das formas tradicionais desta zona rural. Este espaço é um lugar perfeito para descansar. Tudo aqui é um sonho.

Uma casa de banho pequena e muito bonita

Chega a hora de nos despedirmos com esta simpática casa de banho que se relaciona perfeitamente com o resto da casa. Um espaço revestido a azulejos simples e rústicos, onde o único móvel é uma prateleira de madeira que funciona como espaço de arrumação. 

Sem dúvida que aquilo que mais nos chama à atenção, é o espelho original em forma de cacto. A casa é simples e a acolhedora graças aos seus delicados objectos decorativos e pequenos detalhes e, por isso mesmo, neste caso, o espelho parece um pouco agressivo tendo em conta o estilo da decoração em geral. Um espelho com uma moldura em madeira seria uma opção mais interessante para esta agradável casa de banho mediterrânica.

O que achou deste projecto? Ia fazer já as malas? Deixe-nos o seu feedback!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!