Jardins modernos por CP Paisagismo

12 ideias para o jardim da sua casa

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

A sua casa pode ter imensas qualidades e pormenores de sonho, mas nunca nenhum recanto vai ter mais encanto que um jardim bem tratado e cuidado! É nele que receberá as visitas quando as condições meteorológicas assim o permitirem, é ele que servirá de cenário para fotografias, é ele que lhe trará momentos de fuga ao mundo lá fora, é ele lhe dará a sensação de renovação a cada Primavera que chegar. Além disso, envolve a sua casa numa beleza natural que complementará tudo o resto. Mas nem sempre é fácil fazer e manter um jardim assim bonito e saudável, podendo até surgir alturas em que o queremos mudar radicalmente.

No artigo de hoje, trazemos-lhe 12 diferentes ideias (mas todas elas fantásticas!) para o jardim lá de casa, que pode e deve adaptar à sua maneira de ser e ao seu bom gosto. Comece já a tirar notas e deixe-se surpreender!

Com pedras soltas

Jardins modernos por Terra
Terra

Jardin Principal

Terra

No caso de ter gostado da ideia das pedras, mas não o ter satisfeito a 100%, que tal este jardim? Verde de pouca manutenção, caminhos delineados, decoração e um pavimento poroso que evita a acumulação de água!

Alpendre confortável

O ser humano é, por natureza, um animal que aprecia o sentimento de liberdade, daí sentirmo-nos tão bem fora de quatro paredes – seja num jardim, na praia ou na rua de uma cidade qualquer. É bom deambular por aí ou relaxar um pouco numa cadeira bem instalada. Conjugando todos estes pontos, sugerimos a criação de um alpendre com mobiliário de jardim adequado a momentos de relaxamento e tranquilidade: poltronas, sofás ou espreguiçadeiras, mesas de apoio e iluminação artificial são indispensáveis para criar o seu canto zen dentro do seu jardim!

Duas zonas distintas

Refeições e lazer, juntam-se num só espaço! Esse tal alpendre pode ser a sua nova sala de jantar para os dias e noites quentes de Verão! Só não se esqueça de colocar um guarda-sol ou um toldo para proteger toda a gente dos raios solares directos nas horas de maior calor, caso não haja uma cobertura prévia!

Chão empedrado

Bem sabemos que a presença de crianças e de animais pode deitar por terra todas as nossas esperanças em ter um jardim bonito e agradável. Plantas arrancadas, buracos por todo o lado… Mas a impossibilidade da concretização deste sonho também passa pela nossa falta de jeito, paciência ou orçamento financeiro para cuidar decentemente de um jardim. Mas não se preocupe, também temos uma solução para si: ao empedrar o chão do seu jardim, fará com que ele não só fique com um aspecto mais limpo, como ainda lhe facilitará a tarefa da limpeza do mesmo. Pode manter uma árvore e algumas outras plantas em canteiros e fica com um espaço exterior igualmente bonito!

E por que não um canal?

Terraços  por grupoarquitectura

É do senso comum que uma piscina faz as delícias dos miúdos e (por muito que custe admitir) dos graúdos. Vá-se lá saber porque é que uma porção de água parada tem este efeito no ser humano, mas a verdade é que na presença de uma piscina é impossível não haver diversão! Mas aqui falamos de uma piscina especial: à primeira vista, temos uma boa esplanada, um tapete verde muito agradável… e, sim, ali entre os dois algo que se assemelha a um pequeno canal. Mas será só um canal? É ver para crer e rapidamente nos apercebemos de uma fantástica piscina bastante diferente daquelas a que estamos acostumados, mas que cumprirá na mesma o seu papel!

Em busca da piscina perdida!

Se gostou da nossa sugestão anterior, seguimos com mais uma – e ainda mais espectacular! Se uma piscina é uma boa aquisição… já pensou em duas? Claro que soa um pouco a exagero, mas e se lhe dissermos que a segunda é aérea, sendo completamente transparente na base e ficando assim com uma vista incrível? Para os amantes de água, esta piscina dá toda a sensação de estarmos permanentemente dentro dela, além do que refresca imenso o espaço de refeições e de relaxamento!

Cama faz-de-conta

E por falar em relaxamento… haverá coisa melhor do que aproveitar um bocadinho de uma manhã ou tarde de verão para fazer uma pequena sesta ao ar livre? Mais: se tem filhos pequenos, eles vão adorar a ideia de não terem que sair do espaço da brincadeira para descansar um pouco. Basta para isto organizar o seu jardim como este projecto do gabinete de arquitectura Arqama, Arquitectura e Design Lda, com relvado, sofá largo e baixo e um guarda-sol. Um máximo, não acha?

Recupere móveis para o jardim

Jardim piso terreo - Prédio Rústico em Carcavelos - Lisboa: Jardins minimalistas por adoroaminhacasa
adoroaminhacasa

Jardim piso terreo – Prédio Rústico em Carcavelos – Lisboa

adoroaminhacasa

Quando falamos em mobiliário de jardim, é inevitável pensarmos em grandes superfícies cheias de promoções de Verão para equiparmos os nossos espaços exteriores. Puffs, sofás, mesas, guarda-sóis… bem, um sem fim de artigos pelos quais iremos com certeza morrer de amores! Mas, calma. Por que não dar uma nova vida outras peças? Sairá mais barato, quase de certeza, além do que terá um jardim bem mais personalizado!

Misture materiais

Casa Cedofeita: Jardins modernos por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura

Madeira e pedra e ganha um espaço que respira natureza! Claramente que se quer um ambiente bem natural, é necessário algum verde, mas em caso de impossibilidade utilize materiais naturais, que dêem ao seu jardim um aspecto confortável e acolhedor. Pode sempre jogar com plantas em vasos ou em canteiros estrategicamente dispostos pela zona.

Canteiros por todo o lado!

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

E por falar em canteiros, sugerimos que os utilize e muito, principalmente em jardins onde não é possível ter grandes relvados ou onde não quer ter trabalho com a sua manutenção. Os canteiros ou vasos funcionam muito bem, uma vez que simulam terrenos agrícolas e onde pode cultivar pequenas hortas, por exemplo. No entanto, os vasos têm a grande vantagens de serem móveis. Uma escolha que cabe a si, mas com a certeza de que brilhará qualquer que seja a sua decisão!

Quando menos é mais

Um jardim bonito não tem que ser um jardim cheio. Na verdade, para muita gente, menos é realmente mais. Se gosta de espaços mais simples, por que não optar por um relvado bonito, apenas interrompido por uma árvore, um arbusto ou um vaso com flores solitário? Pode ainda ter alguma decoração nos muros, mas coisa pouca. Ou, quem sabe, apenas os brinquedos do seu cão!

E no caso de não haver mesmo espaço exterior…

Apartamento Privado (Duplex) Zona do Lumiar/Lisboa - Portugal: Jardins modernos por LC Vertical Gardens
LC Vertical Gardens

Apartamento Privado (Duplex) Zona do Lumiar/Lisboa – Portugal

LC Vertical Gardens

… faça um jardim vertical dentro de casa ou na varanda!

De todas as sugestões, qual a que mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!