Casa Argoncilhe: um Projecto de Sonho em 12 Imagens

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa Argoncilhe, Esboçosigma, Lda Esboçosigma, Lda Casas unifamilares
Loading admin actions …

Sabemos que um gabinete de arquitectura é bem-sucedido quando olhamos para um projecto e conseguimos identificar de imediato quem o fez. É o que acontece quando vemos as moradias desenhadas pela EsboçoSigma. Isto não significa, porém, que todas as casas por este atelier projectadas sejam iguais, mas sim que têm um estilo que se distingue e que facilmente se identifica. São moradias de estilo moderno com linhas e formas depuradas, uma harmoniosa combinação de materiais e uma nota de luxo que as enaltece e separa de outras do mesmo estilo.

A EsboçoSigma tem sede na Maia e é uma empresa jovem que conta com a colaboração de um grupo diversificado de profissionais qualificados. A empresa actua nas áreas do ordenamento do território e urbanismo, arquitectura, engenharia e fiscalização.

Hoje, apresentamos-lhe o projecto da Casa Argoncilhe.

1 – Uma moradia moderna em forma de U

A Casa de Argoncilhe desenha-se em U numa composição em três volumes com o primeiro destinado à garagem, o segundo (do meio) ao núcleo social e o terceiro, mais privado, aos quartos que gozam de maior resguardo. Trata-se de uma casa de tipologia T3 constituída por um piso acima da cota soleira. No espaço vazio deste U situa-se a zona de lazer e recreação com piscina, deck de apoio à mesma e jardim. O núcleo social da casa abre-se generosamente para esta área através da membrana de vidro que a rasga em todo o comprimento, permitindo que a luz natural o invada generosamente. Uma das características mais distintivas da moradia é a sua horizontalidade e formas longas que lhe emprestam uma certa leveza, para além de funcionarem bem do ponto de vista paisagístico.

2 – Projecto paisagístico

O projecto paisagístico foi pensado em pormenor. A casa é emoldurada por agradáveis zonas verdes e delimitada por um muro que funciona também como canteiro, naquela que é uma solução bastante prática e engenhosa. Repare que as linhas que desenham a casa são levemente curvadas, o que subtrai rigidez ao conjunto que fica, assim, mais gracioso e elegante.

3 – Zona da piscina

Nas imagens, vemos de forma mais aproximada a zona correspondente à piscina sem bordas – uma opção comum em projectos minimalistas – com o deck a apoiá-la. O betão aparente tem uso expressivo nesta casa. Ainda que tendamos a pensá-lo com material para a construção de pilares, vigas ou lajes, há cada vez mais objectos arquitectónicos desenvolvidos inteiramente – ou quase – em betão. O material oferece um ar imponente e robusto às casas que, tal como aqui acontece, é frequentemente mitigado pela presença de materiais mais quentes como a madeira. O vidro e a própria natureza também atenuam o brutalismo do betão. Esta é a tal harmonia na combinação de materiais de que na introdução lhe falámos.

4 – Volume da garagem

O volume que corresponde à garagem é bastante espaçoso e totalmente revestido em madeira, um material que, como já vimos, complementa na perfeição os demais. As garagens são, frequentemente, os patinhos feios dos projectos, mas não é o caso desta que se integra facilmente no conjunto.

5 – Uma casa angulosa

Ângulos inesperados e reentrâncias dinamizam o projecto e originam na casa espaços com diferentes níveis de privacidade. Os futuros moradores podem facilmente tirar partido destas reentrâncias para criar pequenos pátios, menos expostos, com uma cadeira de exterior confortável e umas plantas. Os envidraçados são uma constante em toda a casa, deixando que a luz natural entre para os ambientes interiores que, desta forma, também se relacionam em pleno com o entorno.

6 – Fachada mais resguardada

A esta fachada da casa, encontramo-la mais escura e fechada. Estamos em crer que corresponderá a zonas que carecem desse resguardo e privacidade. As cores mais escuros reforçam-lhe a sofisticação e o arrojo.

7 – Vista panorâmica e contactos do atelier

E assim terminamos a nossa visita guiada virtual à Casa Argoncilhe. Se quiser ver mais imagens deste projecto, basta clicar aqui. Em baixo, deixamos-lhe todos os contactos da EsboçoSigma que pode ser o atelier que procura para concretizar o seu projecto de sonho:

  • Morada: Rua Dr. António Sousa Oliveira, 4425 – 071 Maia, Portugal
  • Telemóvel: +351 91 904 407 4
  • Site: www.esbocosigma.com

Recomendado: Esboçosigma – Arquitectura Inovadora e Sustentável de Alta Qualidade em 11 Projectos

O que achou deste projecto? Identifica-se com o estilo moderno da casa? Deixe o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista