24 Imagens de uma Casa de Sonho Moderna

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Casa Marco, Esboçosigma, Lda Esboçosigma, Lda Casas unifamilares
Loading admin actions …

Moderna, maravilhosa, apelativa, luminosa, confortável, luxuosa… Estes são apenas alguns dos adjetivos que a moradia do artigo homify de hoje nos inspira.

Esta impressionante moradia de dois pisos do escritório de arquitetura ESBOÇOSIGMA, LDA, aproveita ao máximo a amplitude espacial e o posicionamento em colina do terreno, estendendo o interior para o exterior ilimitado. Janelas do chão ao teto abrem a planta da casa para a natureza, mas maciças paredes de empena cortam o acesso a olhares curiosos; na fachada principal um terraço coberto faz a transição para uma área de lazer exterior que inclui uma piscina de sonho; a simplicidade geométrica e angulosa das formas… Tudo se conjuga para criar uma casa excepcional, que mostra claramente a capacidade da equipa que a criou!

Mas estamos a adiantar-nos na história mas, mesmo antes de começarmos a partilhar destas sublimes imagens de projecto, podemos dizer uma coisa: – aqui vai encontrar uma casa incrível e corre o risco de ficar apaixonado. Se ainda não tem a certeza de querer avançar já com a construção da sua casa de sonho, depois deste artigo poderá não querer esperar mais e ver-se compelido a começá-la agora. Estude as imagens e comprove!

Uma visão abrangente

Começamos com uma vista abrangente desta casa apetecível. É interessante ver como a construção se afigura baixa e espraiada, apesar de sabermos que se trata de uma casa de dois pisos. A sensação deve-se a extensa área de implantação e ao facto de se tratar na verdade de uma casa grande, de tipolovia T4.

Nós gostámos especialmente da sua aparente simplicidade, que se desdobra em detalhes e características só possíveis na arquitectura contemporânea. Apreciemos então por um momento, antes de ir descobrir mais em pormenor todas as suas facetas.

A fachada principal, os acessos e o carport

Esta é uma área eminentemente funcional, mas que se transforma numa característica impactante de toda a construção: – o parqueamento e os acessos à casa.


O empedrado tradicional dá acesso automóvel a uma área de parqueamento em pala e são as paredes desta estrutura as principais responsáveis pelo seu impacto em todo o conjunto arquitectónico.

O tecto do alpendre de parqueamento, que se projecta da estrutura da casa, assenta em duas paredes de configuração distinta – à direita uma espessa parede em ângulo e à esquerda uma parede revestida  de tijolo que se harmoniza com uma parede muito especial, que veremos mais à frente.


O acesso lateral ao carport

Esta casa foi toda desenhada com o foco na acessibilidade total e na conexão entre espaços. assim, o parqueamento tem um acesso específico, a partir do terraço exclusivo da fachada lateral. Imagine: prepara-se para o trabalho, sai do quarto e tem o carro logo ali, sem ter necessidade de atravessar toda a casa e sem ter de apanhar chuva. Perfeito, não?

Repare no jogo de planos verticais e horizontais que se unem e cruzam: – não fica um edifício incrível?

Um espaço de lazer exclusivo

O acesso ao estacionamento faz-se a partir deste terraço em vão, que se pode apreciar na fachada lateral. Um espaço recatado, isolado visualmente da área de parqueamento pelo recuo do vão e perfeito para relaxar depois de um dia de trabalho exigente.

Com um espaço assim, basta um pouco de criatividade e de decoração DIY para obter o ambiente de exterior perfeito!

A área de lazer

E chegamos à pérola desta casa maravilhosa: – a área de lazer principal, bem na frente da casa!


A área de lazer desenvolve-se em dois planos, cada um com um charme único. Em cima, no terraço encontramos uma sala de estar com vista sobre a piscina e em baixo, encontramos a piscina apetitosa, uma área para banhos de sol e outra sala de estar exterior.

Esta disposição tira partido da inclinação natural do terreno e permite uma utilização perfeitamente compartimentada e muito confortável.

A parede imponente faz a separação entre esta área dedicada ao prazer e ao convívio e o parqueamento, mantendo a piscina recatada, ao mesmo tempo que a protege dos ventos.

Estreitas conexões

Tal como referimos, toda a habitação prima pela estreita conexão interior/exterior, que já presenciámos anteriormente e que aqui se sublima.

O terraço sobranceiro à piscina acede-se directamente a partir da área social da casa que conheceremos adiante. Aliada à grande extensão envidraçada, esta ligação expande a casa, diluindo os seus limites e tornando-a ainda mais aberta e ampla.

Privacidade total

Lembra-se de termos referido uma parede de empena? Ela cá está, a impedir os olhares curiosos de perturbar a privacidade da casa, mas sem se tornar demasiado dominante graças ao revestimento de tijolo muito decorativo e ao jogo de alturas e comprimentos desencontrados.

Isto é arquitectura inteligente, tão simples como astuta!

Vistas aéreas

Antes de passar à descoberta das áreas sociais deixamos-lhe três imagens da vista aérea da casa, para poder apreciar totalmente os seus volumes e a sua estética.

As áreas sociais interiores

Por fim entramos para apreciar um pouco dos planos traçados para os espaços sociais interiores da casa e percebemos de imediato o conceito de abertura total num espaço perfeitamente organizado.



Numa extremidade encontramos a cozinha, moderna e funcional, a abrir directamente para a sala de jantar contígua.

No ambiente abundam os tons neutros para conseguir uma atmosfera suave e relaxante, muito familiar. A cozinha insere-se nesse conceito com a sua madeira clara e a sua pedra natural, destacando-se dos restantes ambientes pelo tecto mais baixo, como se estivesse incrustada num nicho decorativo.

A sala de jantar em branco e bege com apontamentos cromáticos oferece o conforto de uma poltrona a dez convivas em simultâneo!

E por último a sala de estar, um espaço planeado para transmitir requinte e elegância, com reminiscências do estilo Mid Century Modern.

Os necessários contactos

Terminamos com uma imagem que mostra como o open space interior se funde com o verdadeiro espaço aberto do exterior. E aqui aproveitamos para lhe deixar os contactos destes profissionais, porque acreditamos que tenha ficado tão impressionado como nós com esta casa e esteja na espectativa para avançar já para o seu projecto de vida!

Morada: Rua Dr. António Sousa Oliveira, 4425-071 Maia

Telemóvel: 919044074

Site: www.esbocosigma.com

Ficou entusiasmado com a dimensão espectacular deste open space mas o conceito aberto deixa-o indeciso quanto ao seu aproveitamento e decoração? Então leia também o artigo ’Sabe decorar um espaço vazio a partir do zero?



Gostou deste projecto? Seria assim a sua casa de sonho? Deixe-nos a sua opinião!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista