7 Aplicações de Vidro Fosco em Sua Casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Loft on Grand Street, NY, Labo Design Studio Labo Design Studio Casas
Loading admin actions …

O vidro é um material essencial na construção de uma casa, especialmente na arquitectura moderna que faz dele uso expressivo, tanto em contexto de interior como de exterior. A presença límpida e algo etérea deste material é transversal a todos os estilos.

No nosso artigo de hoje, focar-nos-emos nos vidros foscos: os vidros que parecem embaciados e sem brilho e que, apesar de deixarem passar a luz, impedem que vejamos com nitidez as silhuetas que estão para lá deles. São, por isso, uma óptima solução para ambientes onde se queira preservar a luminosidade, mas sem se sacrificar a privacidade.

Venha ver que diferentes aplicações pode ter o vidro fosco.

1 – Vidro fosco na casa de banho

Comecemos pelas casas de banho, uma das divisões da casa onde o vidro fosco é mais utilizado. Nem sempre as casas de banho têm janelas e, quando têm, estas não podem – ou não devem – ser totalmente transparentes. Ora, uma boa opção para contornar o problema é a instalação de vidros foscos, tanto nas portas como nas janelas. Para além de bonitos e modernos, os vidros foscos asseguram a privacidade necessária sem impedir a passagem da luz. Além disso, e por não serem opacos, têm a mais-valia de alterar a percepção espacial que se tem dos espaços. Contrariamente às portas normais opacas, estes vidros são leves e não sobrecarregam os ambientes. Para um efeito mais marcante, pode optar por caixilharia preta a criar um contraste (tem sido tendência e, como mostram as imagens, funciona muito bem).

2 – Vidro fosco às tiras

A imagem acima mostra-nos outra forma de aplicar vidro fosco na casa de banho, desta vez no vidro que protege o duche. Aqui, o vidro tem umas tiras foscas que proporcionam uma certa privacidade, mas não total. É um bom meio-termo para quem procura portas de duche que resguardem o interior, mas que, em simultâneo, permitam que os revestimentos das paredes e chão se vejam (o que faz todo o sentido quando se trata de materiais caros que acrescentam à estética da casa de banho).

3 – Adesivos para tornar os vidros foscos

Uma opção bastante prática e pouco dispendiosa passa por tornar os vidros foscos com a colocação de adesivos. Estes adesivos podem ser cortados e aplicados nos tamanhos que quiser. Como se percebe pelas fotografias acima, os adesivos podem cobrir por completo as superfícies ou ser usados estrategicamente em apenas algumas partes. Estes adesivos estão disponíveis na Amazon, em vários tamanhos, e colocam-se nos vidros com água. Assim, pode tirá-los facilmente sem que deixem marcas. Note-se que o produto é amigo do ambiente. Clique em comprar agora para ler mais detalhes sobre ele.

4 – Para proteger uma zona de dormir

Nos estúdios, a zona de dormir partilha o espaço com a zona de estar e com a cozinha/kitchenette. Pequenos e acolhedores, os apartamentos com esta tipologia têm muitas vantagens e são muito procurados por pessoas que vivem sozinhas ou por casais jovens. No entanto, é oportuno a zona de dormir ser resguardada. Na imagem, vemos uma excelente solução para este espaço: uma cama toda rodeada por portas de correr de vidro fosco: ninguém vê para o interior, mas este também não se torna claustrofóbico porque a luz continua a passar!

5 – Janelas no tecto

Frosted glass skylight Ion Glass Pavimentos Vidro glass floor

As janelas no tecto são, do ponto de vista arquitectónico, muito interessantes. Afinal de contas, toda a gente prefere espaços onde a luz natural entre em abundância. Contudo, pode ser desconfortável ter vidros totalmente transparentes sobre as nossas cabeças. Apesar de ser pouco provável isso retirar-nos privacidade, a sensação de que através daqueles vidros se pode ver totalmente para o interior da casa não será, certamente, a melhor. Também aqui se pode optar por vidros foscos para fintar o problema.

6 – Vidro fosco no roupeiro

Uma das grandes vantagens do vidro é fazer com que os ambientes respirem e pareçam maiores. Superfícies opacas e materiais pesados fazem, não raras vezes, com que os espaços pareçam mais pequenos. Num quarto pequeno, pode ser uma boa opção instalar um roupeiro com portas de vidro. Porém, será preferível o roupeiro ter vidro fosco para que não tenha que estar constantemente preocupado com a organização no seu interior.

7 – Vidro fosco na cozinha

Hoje em dia, muitas cozinhas estão integradas em open spaces, ou seja, partilham o mesmo espaço da sala de estar e da sala de jantar. É um tipo de distribuição que faz muito sentido. Quem está na cozinha pode estar a conversar com quem está na sala e vice-versa. A dinâmica familiar transforma-se por completo com esta configuração. Ao mesmo tempo, nem sempre quereremos que a desarrumação da cozinha fique à vista. Para evitar que isso aconteça, poderá ser oportuna a instalação de portas de vidro fosco que escondam essa desordem ou qualquer outra coisa mais inestética.

  • Estas são apenas algumas das aplicações deste tipo de vidro. Veja outros exemplos e leia mais sobre ele aqui
  • Já conhece a nossa secção de DIYs? Não? Então, pode, por exemplo, começar por espreitar os nossos tutoriais dedicados a carpintaria.
Como vê, é um tipo de vidro bastante versátil e há até soluções pouco dispendiosas para tornar os seus vidros foscos! De que proposta mais gostou?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista