5 Coisas que Precisa de Saber Sobre Upcycling

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apartamento Estrela - projecto de interiores, Cabanana atelier Cabanana atelier Salas de jantar ecléticas
Loading admin actions …

Não há volta a dar nem há maneira de dar marcha atrás: – o planeta precisa de uma mudança geral de paradigma de consumo urgente para que se consiga equilibrar e manter a sustentabilidade da existência humana, e isto tem obrigatoriamente de passar pela correcta informação dos consumidores!

Atualmente, todas as escolas têm programas educacionais voltados para a preservação do ambiente, que incluem o ensino dos 4 R da sustentabilidade: – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reparar. As crianças são ensinadas desde pequenas a introduzir estes conceitos em todos os aspectos da sua vida, mas os adultos ainda têm um esforço a fazer.

No que respeita à decoração e ao mobiliário, a grande tendência em reutilizar e reciclar passa pelo conceito Upcycling. E neste campo a homify tem os melhores profissionais. Por isso, hoje decidimos dar o nosso contributo para a sustentabilidade explicando o que é o Upcycling!

Para o fazer usámos belas imagens de alguns trabalhos da CABANANA ATELIER, uma empresa de Lisboa que é especializada neste tipo de trabalhos. Se quer saber mais sobre como preservar o ambiente com muito estilo não pode perder!

1 – O que é o upcycling

O conceito de Upcycling é muito simples: trata-se simplesmente de parar de jogar tudo fora e reutilizar produtos que podem ser reutilizados. Mas cuidado, upcycling e reciclagem não são exatamente a mesma coisa. Ao serem reciclados, os objetos são processados ​​para extrair a matéria-prima para reutilização. No upcycling, os materiais ou produtos que não têm mais utilização na sua forma original são recuperados na sua totalidade, para lhes dar mais valor. Isto pode envolver a sua reparação, a sua reabilitação ou a sua transformação em outros objectos, que inclusivamente podem ter uma utilização completamente diferente. Chama-se a esta actividade economia circular e funciona em qualquer área, incluindo a moda e os objetos decorativos.


 





Este magnífico móvel do Cabanana atelier é um perfeito exemplo de upcycling. Tratava-se de um bom móvel de madeira natural, antigo e precioso, mas a sua estética era demasiado antiquada e pesada, correndo o risco de acabar no lixo. Nas mãos destes artesãos de excelência conheceu um trabalho de recuperação e valorização meticuloso, que incluiu pintura, reparação, revestimento e substituição de ferragens, transformando-se numa peça super trendy, com a capacidade de se tornar o ponto focal de qualquer sala de estar!

2 – As bases do ucycling

A actividade de upcycling está em perfeita consonância com o objectivo desperdício zero da gestão da sustentabilidade ambiental que determina que o melhor resíduo é aquele que não é gerado. Em última análise, o objetivo do upcycling é acima de tudo consumir de forma mais responsável.

Nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, o upcycling é uma necessidade real para o ambiente, que ajuda a moderar o consumo e a reduzir os resíduos, mas nos países subdesenvolvidos esta actividade é uma verdadeira necessidade de vida, sendo muitas vezes a única forma de terem as coisas de que precisam.

Esta tendência surgiu de uma simples constatação: vivemos numa sociedade de consumo excessivo. Deitamos fora produtos em relativo bom estado, que poderiam perfeitamente ser reaproveitados, e seguimos em frente para a compra de mais coisas sem pensar no impacto que isso tem em termos de consumo de recursos do planeta, e isso tem de mudar! Um dos passos para a mudança é o upcycling!

Onde iriam parar os pratos usados e antigos desta composição decorativa de parede sem o trabalho de reutilização do Cabanana Atelier? Ao lixo com certeza! E passar-se-ia à compra de uma decoração nova, aumentando o aterro sanitário, gastando minerais e combustíveis na sua confecção e distribuição, e perdendo-se uma linda oportunidade decorativa.


2 – O apelo das peças upcycled

O upcycling tem duas vantagens imediatas que o tornam muito apelativo.

O primeiro ponto positivo é, sem dúvida, os benefícios que ela representa para o meio ambiente, que já temos vindo a descrever.

O segundo é que os produtos de upcycling permitem manter e revitalizar a memória dos próprios produtos, permitindo reutilizar autênticas relíquias de família ou históricas que já não encontram lugar no mundo moderno com a sua forma original!

3 – O upcycling está acessível a todos

Há ainda outras vantagens do upcycling que importa explorar – a possibilidade de poupança. Além de as peças upcycled poderem ser mais baratas (o preço destas peças em revenda varia com o tipo de trabalho executado nelas pelos profissionais), há trabalhos simples de upcycling que pode fazer você mesmo diminuindo ainda mais o preço.


 Além disso, o upcycling pode ser feito em praticamente todos os objetos existentes, sendo por isso acessível a todos, a qualquer momento.

Mas, claro, tornar-se um mestre do upcycling exige muita imaginação e criatividade, além de algum jeito para os trabalhos manuais, e isso pode não ser acessível para todos. Entre fazer um  trabalho amador que pode arruinar uma peça e pedir a colaboração de artesãos especializados a escolha é óbvia! No fim tudo se resume escolher um projeto de upcycling cujo nível de dificuldade seja adaptado às suas habilidades para começar.

4 – Personalização total

Com o upcycling ainda tem o bónus de ficar com peças únicas, que não verá em nenhum outro lugar! Seja da sua autoria ou usando o trabalho de artesãos de qualidade, como os da Cabanana Atelier, uma peça upcycling terá sempre o acabamento e a forma certa para si, o que se pode revelar fundamental para decorações totalmente personalizadas.

5 – Onde obter a ajuda especializada de que precisa para o exito

Se a actividade de upcycling o seduziu, mas não consegue imaginar-se a ser bem sucedido num projecto tão detalhado como os que temos visto nestas imagens, então o passo mais lógico é procurar profissionais que possam ajudá-lo ou apresentar-lhe as peças de upcycling mais perfeitas. Assim aqui ficam os contactos da Cabanana atelier:

Morada: Rua de Pedrouços n27 atelier 10, 1400-279 Lisboa

Telemóvel: 916411167

Site: www.cabanana.pt

Descubra também um projecto completo de decoração e design de interiores deste atelier versátil no artigo ’Projecto de Interiores de Moradia no Restelo | 4 Fotografias’.

Já conhecia esta tendência de mobiliário e decoração amigos do ambiente?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista