11 Ideias Baratas para Renovar a Casa de Banho

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apartamento c/ 2 quartos - Laranjeiras, Lisboa, Traço Magenta - Design de Interiores Traço Magenta - Design de Interiores Casas de banho modernas
Loading admin actions …

Em Portugal estamos habituados a viver com pouco, a apertar o cinto, a pagar impostos e taxas para tudo, a crises umas a seguir às outras… Mas provavelmente todos estamos de acordo em que esta crise bateu forte – muito, muito forte! Será talvez a situação mais crítica que vivemos nas últimas décadas e o cinto já não tem mais buracos para apertar.

Assim, o mais provável é que, tal como nós aqui na homify, também o leitor esteja à procura de alternativas para continuar a ter uma qualidade de vida decente com meios cada vez mais escassos.

Sendo a casa de banho um espaço de utilização intensa em qualquer casa, é natural que a qualquer momento venha a precisar de uma melhoria, e é do conhecimento de todos como estas remodelações podem ser caras. Mas, enquanto os recursos para essa remodelação total e profunda não chegam, há que ir tomando medidas para renovar a casa de banho por pouco dinheiro – e é para isso que cá estamos.

Venha conhecer estas dicas e prepare-se para ir melhorando a sua casa de banho sem arruinar (ainda mais) o seu orçamento familiar!

1 – Percorra os fornecedores em busca de pechinchas

Pode não haver dinheiro para equipamentos topo de gama, mas isso não significa que não se consiga fazer um pequeno esforço por um preço mais baixo e mesmo assim conseguir um resultado muito interessante.

Assim, o nosso primeiro conselho é que esqueça o comodismo, se afaste do sonho inalcançável, e percorra as lojas de materiais de construção e outras lojas que vendem produtos para a casa de banho em busca de pechinchas. Vale tudo, desde promoções até fins de colecção, passando por peças com pequenos defeitos. O importante é que funcionem bem e tenham uma estética que lhe agrade.

2 – Um pavimento DIY

São as tijoleiras partidas e desgastadas a causa maior da necessidade de renovação? Então opte por colocar um pavimento simples e barato, que não precise de obras de instalação e que, com um pouco de jeito pode instalar você mesmo.

Mas isso existe? – estará o leitor a pensar. Sim, existe! Um pavimento flutuante vinílico laminado com resistência para casa de banho custa cerca de 13 €/m² na sua versão mais barata, o que numa pequena casa de banho pode significar cerca de 80

Outra opção passa por pavimento vinílico autocolante, que também encontra a preços bastante baixos.

Nestes pavimentos de baixo custo, além do valor do próprio material, a chave da poupança passa sobretudo pelo trabalho de instalação DIY, sem custos, mas que pode precisar de alguns equipamentos simples.


3 – Azulejos autocolantes

Azulejos em Vinil, TheBolt TheBolt Casas ​azulejos,vinil,Acessórios e Decoração

Esta é uma sugestão extremamente simples e de baixo custo, que pode usar tanto para renovar o estilo, como para esconder danos nos azulejos da sua casa de banho. Funciona melhor sobre azulejos neutros, em branco ou cinzento, mas com a cor certa pode usá-los para modernizar radicalmente todo o aspecto do espaço.

4 – Painéis decorativos em resina ou vinil

Os painéis decorativos são fáceis de instalar e estão acessíveis em qualquer loja de produtos de bricolage. Há uma enorme variedade que pode escolher, com muitos acabamentos e cores. A nossa dica é que procure também online por negócios mais baratos e ao seu gosto.

5 – Quadros na casa de banho

Pensamos sempre em decorar a sala com quadros e decorações de parede, mas a casa de banho neste campo é bastante esquecida. No entanto, as molduras são excelentes para criar um ambiente diferente na casa de banho e para esconder eventuais falhas nos azulejos!

6 – Invista um pouco mais em remodelações parciais

Provavelmente o seu sonho passa por fazer uma remodelação completa da casa de banho, mas esse sonho nesta altura está bastante comprometido porque exige uma soma considerável de dinheiro. Por isso o nosso conselho é que opte por remodelações cirúrgicas, directamente nos elementos que são mais problemáticos.

Por exemplo, se o seu móvel de lavatório está em más condições, mas os restantes elementos estão apresentáveis, prossiga apenas na sua substituição, podendo mesmo investir um pouco mais num móvel feito à medida, como neste trabalho da HOME 'N JOY REMODELAÇÕES.



7 – Jarras e plantas verdes

Uma jarra com um simples arranjo de flores ou uns vasos com plantas são elementos decorativos imprescindíveis. Elas não vão operar milagres de renovação, mas vão tornar o espaço mais agradável e contemporâneo, além de prestarem um contributo inestimável para disfarçar defeitos do espaço, como um espelho oxidado ou lascado.

8 – Um candeeiro moderno

A iluminação é fundamental numa casa de banho – as actividades de higiene ali desempenhadas assim o exigem e não podemos esquecer que muitas casas de banho são interiores e não têm luz natural. Uns candeeiros novos, mais modernos e eficientes, que permitam a redução do consumo de energia, é uma escolha sensata, tanto ao nível estético como ao nível económico!

9 – Pinte!

Sim, esta não é a dica mais inspirada de sempre, mas em tempos de crise, continua a funcionar às mil maravilhas. Para uma renovação mais eficaz, pode mesmo pintar os azulejos! Só precisa de inspiração e algum tempo para dedicar ao projecto, que pode ser mesmo feito por si.

10 – Um espelho novo

Os espelhos de casa de banho são um dos elos mais fracos deste ambiente exigente: – é muito comum que acabem com indícios claros de oxidação ao fim de pouco tempo, dando um tom desleixado e deprimente ao ambiente.

Trocar o espelho antigo e danificado da sua casa de banho por um espelho como o da imagem acima, que permite a mudança do tom da iluminação em três tons diferentes, é uma escolha de renovação extremamente eficaz. E pode comprá-lo agora por pouco mais de 200€!


11 – O velho e bom papel de parede (agora na casa de banho)

Bathroom homify Casas de banho modernas

Com uma pesquisa simples online vai encontrar dezenas de papéis de parede com características adequadas à utilização no ambiente de casa de banho a preços bastante acessíveis. Portanto, também o papel de parede pode ser um aliado precioso na sua remodelação de casa de banho low cost.

Torne a sua casa de banho pequena ainda mais prática com os conselhos do artigo ’Todos os truques para optimizar casas de banho pequenas!

Qual destas opções será a melhor para a sua casa de banho a precisar de melhoria?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista