Casas clássicas por YUSO

Uma pitoresca casa de campo na Venezuela

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, vamos ver uma casa extremamente simples, construída com sistemas tradicionais e, por isso, mais ecológicos, desenhada longitudinalmente e caracterizada por áreas diferenciadas. 

Os espaços íntimos localizam-se logo após a entrada da casa, deixando a zona do fundo para as áreas sociais que comunicam com o grande terraço das traseiras, onde uma das premissas era construir uma piscina. 

Vejamos como os arquitectos Toño Salas e Marcela Dulce projectaram esta vivenda, atribuindo a responsabilidade da construção à empresa Yuso Proyectos

Venha conhecer a obra connosco

A entrada

Casas clássicas por YUSO
YUSO

Fachada Principal

YUSO

Aproximamo-nos da casa e percebemos que a entrada é completamente tapada, não deixando perceber o que existe para lá das paredes e protegendo, desta forma, os moradores em relação a olhares indiscretos vindos do exterior. Os materiais são tradicionais: blocos de pedra, telhado em barro cozido e piso de cimento. Repare como o tecto não toca directamente nos blocos, criando uma pequena abertura que permite uma boa circulação do ar.

O desenho da porta principal é simples e puro, em madeira maciça disposta horizontalmente, tendo-se tirado partido das diferentes tonalidades próprias do material.

Galeria até ao jardim

Casas clássicas por YUSO
YUSO

Fachada este – Puertas corredizas abiertas

YUSO

Ao chegar ao jardim lateral, damos conta que a galeria interna da casa comunica constantemente com o espaço exterior através de grandes portas que se abrem para um largo passeio e um jardim. É aqui que está instalada a piscina.

As galerias foram usadas de forma recorrente em casas coloniais e permitem o arrefecimento do ar, criando uma espécie de zona de protecção produzida pela sombra.

Esquema da casa

  por YUSO
YUSO

Isometria – Componentes estructurales

YUSO

Nesta imagem, podemos perceber que a zona de paredes alaranjadas é a área dos quartos que se construíram com blocos de pedra, feitos artesanalmente pelos proprietários e respectivos familiares e amigos, tendo-se assim poupado imenso dinheiro. Desse mesmo lado, temos o acesso principal à moradia que é atravessada pela galeria lateral, expandindo-se no final numa área social que comunica com um pequeno terraço e com o pátio posterior. Uma abóbada de cimento polido cobre todas as áreas, permitindo um isolamento térmico muito maior.

Uma galeria de momentos

Corredores e halls de entrada  por YUSO
YUSO

Corredor – Entrada de sol en la mañana

YUSO

Se pararmos na cozinha e olharmos o corredor da saída, vemos um espaço largo que comunica com o exterior através de grandes janelas. Ao longo do corredor percebemos a existência de uma decoração muito pessoal conseguida com móveis, quadros e outros elementos que tornam o espaço dinâmico e divertido. O tecto em madeira oferece um toque de elegância dentro de um estilo e material artesanal.

Escritório

Salas de estar clássicas por YUSO
YUSO

Vista del estudio y corredor que lleva a las habitaciones

YUSO

Se nos virarmos para a esquerda, começamos a descobrir um espaço que se expande e que comunica constantemente com os diferentes ambientes. Sala, cozinha e escritório encontram-se relacionados por completo. As paredes estendem-se de forma a criar um pequeno nicho de prateleiras e um espaço para trabalho ou estudo. O que mais devemos notar aqui? Pois bem, se anteriormente nos surpreendemos com o tecto, agora olhemos o chão e o seu desenho, feito de forma simples mas engenhosa e criando diferentes padrões de cimento polido, separados por grandes juntas de madeira

Verde à vista

Salas de estar clássicas por YUSO
YUSO

Area social de la casa (sala estar y cocina)

YUSO

Dizemos adeus com esta imagem que mostra uma atmosfera acolhedora e de família, onde o estilo rústico se evidencia no mobiliário e decoração. Quem não se recorda de ver este tipo de cadeira em casa da avó? E a cadeira da parede, em madeira e couro, típica de uma casa de campo? Sentimos toda essa sensação de familiaridade neste espaço complementado por uma grande cozinha que se estende até ao pátio posterior. Uma maravilhosa imagem que nos transporta até ao passado

Achou este projecto interessante? Deixe-nos o seu feedback!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!