9 cozinhas pequenas e fantásticas

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
DUHESME, Géraldine Laferté Géraldine Laferté Cozinhas escandinavas
Loading admin actions …

Espaço, espaço, espaço – tudo numa casa se resume a isto! Bom, talvez tudo seja um exagero, mas boa parte dos nossos problemas e do nosso bem estar vem do tamanho que temos disponível para utilizar. E a cozinha, particularmente, costuma ser uma das maiores dores de cabeça: entre tachos, loiça, outros utensílios, produtos de limpeza e mercearia, são demasiadas coisas que teoricamente devem estar na cozinha, logo precisamos de espaço para as guardar e ainda para circular nesta divisão. Para além disto, temos a questão estética da cozinha: queremos um espaço bonito, agradável e onde nos sintamos bem e em casa. Por vezes, pode parecer missão impossível conseguir a cozinha perfeita com tão poucos metros quadrados, mas verá como não passa de um desafio que no final terá os frutos pretendidos! Fique connosco e conheça a nossa selecção de hoje de cozinhas pequenas mas absolutamente deliciosas e das quais pode tirar algumas ideias para a sua!

Kitchenette

Vamos pôr as ideias no lugar: o que é que torna a nossa cozinha pequena? Se para si as principais culpadas são as paredes, está na nossa linha de raciocínio! As paredes, apesar de poderem ser necessárias e terem as suas utilidades, bloqueiam completamente qualquer espaço – quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista de leitura. Se a sua cozinha pequena tem este problema e é possível acabar com ele, derrube uma ou duas paredes e abra o espaço para a sala ou para outra divisão onde faça sentido encaixá-la! Ao criar a sua kitchenette, conseguirá uma divisão ampla e luminosa, onde poderá cozinhar e conviver ao mesmo tempo. De repente, a sua cozinha aumenta drasticamente e não será tão claustrofóbico realizar as actividades dentro deste espaço.

Balcão externo

No caso de não ser possível derrubar uma grande parede ou de tal não fazer grande sentido, pode pensar nesta obra a uma escala mais pequena, abdicando de um canto da sua cozinha para alargar os seus horizontes. Retirando a porta e esta parte de parede, ficará com um espaço mais aberto e poderá aproveitar a obra para a aplicação de um balcão que servirá de mesa de apoio/refeições e ainda de divisória entre a cozinha e o resto da casa! Desta maneira, já nem precisará de mesa, logo terá mais espaço dentro daquela!

Comprida e estreita

Quem disse que aquele corredor a que tão carinhosamente chama cozinha não pode ser a cozinha dos seus sonhos (ou pelo menos dos sonhos que pode sonhar)? Claro que pode! Basta que para isso tenha alguma visão: em primeiro lugar, opte por retirar a porta, cuja presença quebra o prolongamento do espaço; de seguida, escolha cores claras e bancadas corridas (se possível, de ambos os lados; caso a largura seja pouca, preencha apenas de um dos lados). Como pode observar através desta cozinha, os elementos decorativos são poucos para que o espaço não fique sobrelotado. Tenha isto em consideração no momento de arrumar e de decorar a sua cozinha.

Estilo bar

Não há espaço para a mesa tradicional? Óptimas notícias! Por que não transformar a sua cozinha num pequeno bar privado? Balcão alto, com bancos igualmente altos e terá a pérola da sua casa! Um sítio óptimo para as refeições do dia-a-dia, assim como para os momentos de convívio com os seus amigos. Complemente o espaço com decoração que apele a este espírito, como elementos em vinil ou candeeiros sobre o balcão!

Explosão de cor

Uma cozinha pequena não precisa de ser uma cozinha aborrecida! Mesmo com poucos ornamentos, pode decorar a sua cozinha de forma simples – na verdade, é quase obrigatório ter estes materiais e objectos, por isso por que não aproveitá-los para dar vida ao espaço? Comece por escolher uma parede para ser destacada: pode ter uma cor diferente, azulejos coloridos ou um padrão específico. Se preferir, pode utilizar esta explosão de cor no chão, no tecto ou quem sabe na caixilharia das janelas! Depois, pormenores como tapetes, candeeiros ou a fruteira podem dar o toque final para que tudo seja mais alegre e convidativo.

Armários alternativos

Pense connosco: se a cozinha já é pequena, gavetas e portas abertas roubam ainda mais espaço, certo? É vê-lo a fazer autênticas acrobacias e passos coreografados (ou improvisados) para conseguir atingir o armário dos copos, enquanto o seu marido ou a sua mulher arrumam os talheres nas gavetas. É-lhe familiar este quadro? Pois bem, o seu problema é a tal falta de espaço e apesar de não haver milagres, pode optimizá-lo de forma a conseguir ter uma vida mais simplificada. Sugerimos que utilize panos (em vez de portas) para tapar os armários ou portas de correr, pois assim não terá espaço inutilmente ocupado quando deixar as portas abertas. Já tinha pensado nesta hipótese?

Deixe o moderno e o antigo coexistirem!

Remodelação de cozinha com recuperação de mobiliário existente. homify Cozinhas ecléticas

Se tem uma casa antiga, não comece desde já a pensar para que contentor vai mandar os móveis da sua cozinha. Antes de ponderar desfazer-se deles, considere restaurá-los. No entanto, se gosta de linhas mais modernas, por que não conjugar ambas as vertentes? Sim, é possível e poupa-lhe algum dinheiro no que toca à remodelação da sua cozinha! Pinte os móveis antigos com uma cor mais clara (branco, amarelo claro… ) e alegre e acompanhe o raciocínio com móveis modernos de tons que se ajustem ao primeiro. Pode ainda escolher novos puxadores para as portas e talvez uma bancada e um lava-loiças novos!

Palavra de ordem: luz!

Se tem uma cozinha pequena, não faça com que ela se pareça ainda mais pequena do que realmente é. E como fazer isso? Seguindo dicas normais, como o cuidado com a arrumação e a pouca decoração, mas também (e muito importante!) ter em consideração a iluminação natural e artificial. A luz faz com que os espaços pareçam maiores, por isso não abdique dela: utilize cores claras na sua cozinha, substitua as portas de madeira por portas envidraçadas ou crie janelas (mesmo que sejam para dentro de casa).

Qual a ideia que mais lhe agradou?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista